Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de março de 2013

Top 10 Cinema: Cenas de Luta

Me acordei macho, hoje. Tão macho que resolvi celebrar a macheza como macho de verdade celebra tudo:
Com porrada.
Com isso em mente, tomou forma mais um infame top 10 Casa do Capita, este, dedicado à razão de ser de brucutus e machões mundo afora, a troca franca de sopapos, bordoadas e bofetões. Ligue Eye of The Tiger a todo o volume, assista aos filmes, ou ao menos às cenas de porradaria, e aproveite:


10 - Os Vingadores x Chitauri (Os Vingadores, 2012)
Talvez seja deslumbramento de fanboy, mas não poderia deixar essa pancadaria de fora. A luta generalizada dos heróis mais poderosos da Terra contra a armada alienígena de Loki não tinha como estar fora da lista. As frentes múltiplas encabeçadas por Capitão-América (Chris Evans) e Viúva Negra (Scarlett Johanson) no solo, Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) no ponto de observação, Thor (Chris Hemsworth) no céu, Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) mantendo o perímetro, e Hulk (Mark Ruffalo) esmagando geral enche os olhos, derruba queixos e aviva aquela criança interior.


9 - Policial Rama x Bandidagem no quarto andar (Operação Invasão, 2011)
O festival de socos, tiros, pontapés e joelhaços de The Raid Redemption está mal começando quando o policial Rama (Iko Uwais) esconde um colega ferido em uma alcova de um apartamento e sai sozinho pelos corredores do prédio comandado pelo crime organizado de Jacarta para enfrentar a vagabundagem local de peito aberto e botas com pontas de aço. Muay Thai pra tudo quanto é lado, cutelos voando, e meliantes sendo chutados e degolados em portas arrombadas. Clássico.


8 - Rocky Balboa x Apollo Creed (Rocky - Um Lutador, 1976)
O azarão Rocky Balboa (Sylvester Stallone) tem a chance de sua vida ao subir no ringue com o campeão mundial dos pesados Apollo Creed (Carl Weathers) no dia da independência. Enquanto Creed se farta em dinheiro, fama e auto-promoção, Rocky treina como um desgraçado, corre até vomitar, come gemas de ovos cruas no café da manhã e espanca vacas mortas até quebrar-lhes as costelas. O resultado é visto no ringue. Balboa, com seu queixo de aço e mão de bigorna, vai até o último assalto contra Creed, ambos os lutadores com as caras transformadas em hambúrgueres após doze assaltos de castigo no tradicional estilo de boxe sem guarda consagrado pela série.


7 - Frank Castle x O Russo (O Justiceiro, 2004)
Frank Castle (Thomas Jane) está enchendo a cara de uísque depois de jantar com uma vizinha gostosa (Rebecca Romjin)e dois vizinhos imbecis (Ben Foster e John Pinette)quando é surpreendido pela inesperada visita do Russo (Kevin Nash). O gigantesco assassino contratado de Howard Saint (John Travolta) limpa o chão com a cara do Justiceiro demolindo as paredes do apartamento usando a carcaça do adversário como aríete. Socos, estrangulamentos, facadas, arremessos através de portas e paredes e até banho de sopa quente estão no indigesto menu da briga mais violenta dos filmes baseados em quadrinhos.


6 - Jason Bourne x Castel (A Identidade Bourne, 2002)
Jason Bourne (Matt Damon), o espião amnésico que deu sorte não apenas de ser resgatado, mas de ser resgatado pelo único pesqueiro capitaneado por um homem com mãos firmes o suficiente pra extrair balas de ferimentos durante uma tempestade em alto mar, descobre que vive em Paris e pega uma carona com Marie (Franka Potente) até sua casa. Lá, enquanto procura por pistas de quem é e do que faz da vida, recebe a visita de Castel (Nicky Naudé), outro operativo do Programa Treadstone. Não é uma visita social. Castel e Bourne caem na porrada, até o assassino perceber que está em desvantagem e puxar uma adaga de luta pra equilibrar as coisas. Ele não contava, porém, com a caneta Bic de Bourne sobre a escrivaninha.


5 - Neo x agente Smith (Matrix, 1999)
Neo (Keanu Reeves) está sem telefone após a bala disparada pelo incansável agente Smith (Hugo Weaving) destruir o orelhão que era sua passagem de volta pro mundo real. Contrariando todos os avisos que recebeu de jamais enfrentar um agente, Neo resolve permanecer no velho metrô, e encarar o inimigo.
A gloriosa coreografia de luta idealizada por Yuen Woo Ping usando o fino do wire work e o bullet time dos Wachowski transformam a luta de kung-fu dos lutadores em um balé brutal e definidor, que elenca Smith e Neo como a nêmese final um do outro, e encerra o primeiro round de um combate que ainda teria a ótima Super Brawl de cem Smiths contra um Neo em Matrix Reloaded, e a Mega Brawl de Matrix Revolutions, outros dois tremendos festivais de pancadaria, mas sem a crueza franca desse primeiro embate.


4 - O Narrador x Angel Face (Clube da Luta, 1999)
O Narrador sem nome de Edward Norton vê do outro lado do porão sombrio onde finalmente se sente vivo, o rosto perfeito de seu loiríssimo colega de clube(Jared Leto).
Tomado por uma fúria vil, o Narrador surra brutalmente Angel Face, esmigalhando-lhe os dentes e desfigurando-o por completo. Ao fim da contenda sangrenta, embalada pela cacofonia de socos duros, Tyler Durden (Brad Pitt) pergunta "Qual é o lance, garoto psicótico?". A honesta resposta:
"Eu fiquei com vontade de destruir alguma coisa bonita."


3 - Martin Riggs e Roger Murtaugh x Wah Sing Ku (Máquina Mortífera 4, 1998)
Riggs e Murtaugh (Mel Gibson e Danny Glover)estão velhos demais pra isso. Além do mais, Ku (Jet Li), um dos cabeças da tríade chinesa, é mestre de kung-fu, falhou em sua missão de resgatar o patriarca de seu grupo, e teve o irmão morto. Não é um bom momento para enfrentá-lo.
Mas o gângster chinês desmontou a arma de Riggs com uma mão só. E Riggs e Murtaugh precisam descobrir como...
É catártico o confronto do metódico, veloz, mortal e preciso Ku contra o raivoso Riggs e o desajeitadão Murtaugh. Os dois coroas esmurram, agarram, chacoalham e cabeceiam o adversário para tentar equilibrar seus chutes, socos e estrangulamentos rápidos como raios. O resultado é uma pancadaria franca, entre três estilos completamente diferentes que deixa a gente na ponta da cadeira, fazendo caretas de dor, e até soltando eventuais gargalhadas.


2 - Wong Fei-Hung x John e Ho Sung (O Mestre Invencível 2, 1994)
Wong Fei (Jackie Chan) havia desistido de lutar a pedido de seu pai, um pacifista convicto. Entretanto, quando criminosos passam a desrespeitar o povo local roubando valiosos artefatos, Wong pode não ter alternativa, exceto cair na porrada.
A luta final do filme, entre Chan e os vilões Ken Lo e Kar Lok Chin é brutal. Em desvantagem numérica Wong é brutalmente surrado pelos dois bandidos até encher a cara de gasolina industrial e turbinar o seu drunken box. Depois de limpar o chão com Ho Sung, Wong volta-se para John e seu pé nervoso que chuta feito um helicóptero, e vai à forra com juros, correção e a mistura de artes marciais e comédia que consagrou Jackie Chan.


1 - Tang Lung x Colt (O Vôo do Dragão, 1972)
Tang Lung (Bruce Lee), viajou à Itália para visitar seus parentes que têm um restaurante na Cidade Eterna. Ao chegar lá, porém, descobre que sua família está sendo ameaçada por um grupo de mafiosos. Na tradição dos filmes de artes marciais após algumas lutas há um confronto definitivo.
Este é tão definitivo que toma lugar no Coliseu Romano, onde Tang Lung, o Dragão, enfrenta Colt (Chuck Norris).
Isso mesmo. Bruce Lee x Chuck Norris, no Coliseu Romano, duelando ao entardecer. São miados estridentes, roundhouse kicks e cabelos ruivos pra ninguém botar defeito numa emblemática cena de luta.
Quem vence?
No filme Bruce Lee, que é o mocinho.
Mas, como disse meu amigo Alê, Norris perdeu no cinema, mas Lee morreu na vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário