Bem vindos a casa do Capita. O pequeno lar virtual de um nerd à moda antiga onde se fala de cinema, de quadrinhos, literatura, videogames, RPG (E não me refiro a reeducação postural geral.) e até de coisas que não importam nem um pouco. Aproveite o passeio.
Pesquisar este blog
terça-feira, 15 de maio de 2012
Afinidade
Importante, mesmo, pro bom andamento de um relacionamento é afinidade. Quase tão importante quanto o afeto, o amor, ou a atração física. Afinidade.
Atração física faz com que as distâncias sejam vencidas. As pessoas se aproximam de quem as atrai, é básico. Mas atração física é um lance rápido, e, normalmente, as pessoas são capazes de se sentir fisicamente atraídas por mais de uma pessoa de cada vez. É biológico.
Aí entra o afeto. Uma pessoa normal se afeiçoa à outra, e isso basta para mantê-la por perto ainda que haja atração física por outras pessoas. A afeição garante que apenas aquela pessoa seja o que a outra precisa.
Parece que está resolvido o problema, mas não.
Afeição e atração física podem não ser o suficiente no médio e longo prazo. Se nos primeiros meses é suficiente, chega um momento em que o ser humano acaba percebendo que, talvez, não seja apenas aquilo.
Que precisa de mais.
É um pouco como aquela história do perigo de se obter aquilo que se deseja... Quando tu consegue aquilo que quer, passa a não ter mais objetivo, e isso pode ser danoso. Especialmente pra um relacionamento, onde há apenas duas pessoas e não uma família. É a monotonia. A falta dos rituais sociais de conquista e essa pataquada toda...
É onde entra a afinidade.
Afinidade relaciona criaturas análogas, faz com que elas percebam como são certas uma pra outra, faz com que entendam que, embora não se precisem mutuamente, embora uma seja linda e a outra uma bagunça, são melhores juntas... A afinidade une criaturas com tatuagens improváveis. Gostos semelhantes pra música, cinema e literatura. A afinidade faz com que pessoas se encontrem contra todas as probabilidades, seres humanos que não tinham nenhuma razão pra achar um ao outro, mas que quando se encontram sabem o que é o azar dos Parker.
Afinidade é quando uma pessoa diz "A" e a outra entende "A", é quando ambas são capazes de pensar em Palpatine quando leem "eh, eh, eh, eh, eh..." e quando em um universo de milhares, todos sabem que apenas aqueles dois usam a palavra despautério... Isso é que é afinidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oh, falou o especialista em relacionamentos.
ResponderExcluir