Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

Uma Surpresa


Após algum tempo observando o modo como as pessoas funcionam é difícil não esbarrar em uma parede de desânimo e de desesperança. O ser humano de modo geral, é ruim. Não há porque fazer floreios ou usar meias palavras. É ruim.
Quem mantém guardada alguma fagulha de otimismo com relação a esse empreendimento fracassado que é a humanidade está, fatalmente, trilhando um caminho até a decepção. Tudo bem, admito que não sou a melhor pessoa pra falar da humanidade. Sou um assumido niilista e misantropo do tipo mais xarope e resignado, sou tão descrente com relação à humanidade que pareço até paciente, o que não chega a ser o caso...
Mas há, ainda, atos capazes de me surpreender. Todo mundo ficou sabendo do jogador de futebol italiano Piermario Morosini, que após sofrer uma parada cardíaca dentro de campo no sábado, em uma partida válida pela série B do campeonato da terra da bota, veio a morrer (Aliás, não existem cardiologistas na Europa? Dia desses foi o Fabrice Muamba quem sofreu uma parada cardíaca dentro de campo, agora o Morosini).
Morosini deixou apenas uma irmã, Maria Clara Morosini, que necessita de cuidados especiais devido à problemas mentais.
O outro irmão do atleta cometeu suicídio a algum tempo, e os pais de Morosini são falecidos.
Maria Clara estava às portas de ficar desamparada, mas o artilheiro Antonio Di Natale, ex-companheiro de Morosini na Udinese, vai entrar na justiça para adotar a jovem.
O presidente da Associação Profissional de Futebolistas Italianos, que não escondeu o pesar pela morte do ex-companheiro e amigo prontificou-se a requerer a guarda de Maria Clara e garantir que não falte nada à moça, assim como as equipes da Atalanta, formadora de Morosini, e a Udinese, dona dos direitos federativos do atleta.
Em que se pese que Di Natale tem dinheiro o bastante pra bancar os cuidados que a irmã de Morosini necessita, e que há todo um trauma pela morte do amigo envolvido na decisão do goleador, ainda assim, é um belo gesto, e, se não vai me fazer repensar minha posição com relação ao mundo e às pessoas em geral, ao menos fica a surpresa, essa positiva, dos grandes gestos de que algumas pessoas são capazes diante de uma tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário