Bem vindos a casa do Capita. O pequeno lar virtual de um nerd à moda antiga onde se fala de cinema, de quadrinhos, literatura, videogames, RPG (E não me refiro a reeducação postural geral.) e até de coisas que não importam nem um pouco. Aproveite o passeio.
Pesquisar este blog
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Resenha DVD: A Culpa é das Estrelas
Foi uma semana de encolher as gônadas.
Sábado assisti Se Eu Ficar, e ontem, A Culpa é das Estrelas... Poderia ser um experimento científico visando descobrir quantas histórias de adolescentes moribundas um heterossexual convicto consegue assistir antes de começar a guardar meio nutry pra mais tarde e beber caipifruta na balada, mas não... Foi mera coincidência.
E, a verdade, é que em se tratando dos filmes enquanto filmes, eu achei A Culpa é das Estrelas mais competente do que Se Eu Ficar...
Na história conhecemos Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley), uma adolescente de dezesseis anos que sofre de câncer nível 4 na tireoide com metástase se formando nos pulmões, mas, graças a um tratamento experimental que funciona em uma pequena parcela de pacientes, foi capaz de sobreviver, e seguir sua vida com algumas limitações, sendo a principal delas, a baixa capacidade pulmonar que a força a andar carregando um tanque de oxigênio onde quer que vá.
A pedido de seus pais, Frannie e Michael (Laura Dern e Sam Trammell), que a julgam deprimida, Hazel começa a frequentar um grupo de apoio a doentes de câncer. É lá que conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), jovem nerd de dezoito anos sobrevivente de um câncer que lhe custou parte da perna, e que, imediatamente, começa a arrastar a asa para cima dela.
Inicialmente reticente com a ideia, Hazel acaba cedendo à insistência do moleque, e eles se tornam bons amigos, ainda que Augustus queira mais.
Conforme passam os dias trocando preferências, jogando videogame, lendo livros e assistindo filmes, Augustus começa a encontrar o caminho ao coração de Hazel, que continua resistindo a medida em que teme o que sua morte vá causar nas pessoas próximas, de modo que o amor inevitavelmente floresce entre os dois pombinhos, mesmo à sombra da doença.
Vou confessar que eu gostei.
O diretor Josh Boone (de Ligados Pelo Amor, que eu não vi...) trabalha bem com o roteiro de Scott Neustadter e Michael Webber adaptando o livro de John Green, equilibrando o romance e o drama inevitáveis com um lado mais leve e cômico que cai muito bem pra equilibrar o dramalhão.
O elenco é ótimo, Shailene Woodley é ótima, e uma gracinha com aqueles olhões castanho-esverdeados, Ansel Elgort tira de letra o moleque que transpira segurança apesar de, no fundo, também ter seus temores, Laura Dern e Sam Trammell mandam bem como os pais de Hazel, com mais destaque para a primeira, que tem mais espaço para trabalhar. Ainda vale destacar Nat Wolff, como o impagável Isaac, amigo de Gus, Willem Dafoe, como o escritor Peter Van Houten, e Lotte Verbeek, como a assistente de Van Houten, Lidewij, que não tem lá um papel muito expressivo mas é muito, muito linda...
No final das contas, A Culpa é das Estrelas funciona ao conseguir equilibrar o drama obviamente feito pra causar choro com um romance adolescente honesto que aborda algumas questões indigestas com alguma leveza, o mínimo necessário pra não fazer os mais sensíveis cortarem os pulsos.
É bacana. Alugue o DVD, certamente vale os seis reais.
"-Nós provavelmente deveríamos ir dormir.
-OK.
-OK.
-OK.
-OK.
-Talvez "OK" se torne o nosso "Sempre".
-OK."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário