Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pais X Filhos


Era domingo. Ele estava sentado no sofá, algo sonolento, vendo um GP de Fórmula Um quando o filho, uns oito, nove anos, entrou na sala, pé ante pé, parou ao seu lado, pigarreou e começou:
-Pai?
-Sim, filho?
-Por que eu me chamo Agamenon?
-Como assim "por que"? Por que foi o nome que a tua mãe e eu escolhemos...
-Tá, isso eu sei, mas por que vocês escolheram esse nome?
-Bom, isso foi por que nós queríamos um nome forte, que saísse do lugar comum, que fosse capaz de atrair coisas boas e importantes.
-Hmmm... E quem mais se chama Agamenon?
-Bom, teve esse rei grego, de Argos, eu acho, que foi um dos maiores reis de toda a Grécia. Ele se chamava Agamenon.
-E ele era bom?
-Era.
-Mas ele não era um político vil, um pai incestuoso e um manipulador que usou a tragédia do irmão pra tentar conquistar Tróia?
-Hã... Bom... Sim, mas... Mas ele era forte, era um rei guerreiro, e realizou muitos atos de bravura durante a guerra de Tróia...
-Mas ele não era um invejoso e um falastrão, e quase não colocou a campanha de Tróia à perder por ter insultado Aquiles, e por ter desonrado Crises?
-Crises? Mas quem é...
-Crises era um sacerdote de Apolo em uma vila perto de Tróia, Agamenon sequestrou a filha dele como espólio de guerra e se recusou á devolvê-la mesmo sob resgate, o que era uma grande desonra.
-Eu, hã, não acho que isso seja relevante... O comportamento do Agamenon é reprovável hoje em dia, mas naquela época era aceitável. Temos que ver as coisas sob essa perspectiva, agora vai brincar lá fora e deixa o papai ver a corrida.
-Tá... Só uma coisa... Eu entendi esse lance da perspectiva, mas se era pra eu ter um nome forte e que atraisse coisas boas, por que me deram o nome do cara que foi um político belicista, usurpador, arauto da guerra e que acabou assassinado pela esposa enquanto tomava banho porque tinha uma amante? Quer dizer, esse background não parece lá a melhor forma de atrair coisas boas pra minha vida, nem pra de ninguém. Tu e a mãe sentaram feio na graxa nessa, hein?
-Tá bem, parou, vai ficar três dias de castigo sem video game.
-Mas pai-
-Tá falado. Castigo! Irrevogável.
-OK, mas tu sabe que isso não vai me impedir de dizer pra Helena que o nome dela tá históricamente associado ao adultério e ao fomento de guerras.
-Opa, opa! Fica longe da tua irmã!
-Veremos... Tu trabalha de segunda à sexta. Em algum momento eu vou poder falar com ela.
-Tá, peraí... O que tu quer?
-Uma grana pra comprar o Blue-Ray do Homem de Ferro 2.
-Quanto é?
-Oitenta e nove e noventa.
-Reais?
-Claro que é reais, né, pai?
-Mas isso é um absurdo. Quase cem reais por um filme?
-Tem toneladas de material extra e comprando na pré-venda pela internet eu ganho uma camiseta de brinde.
-É muito caro. Fora de questão.
-Tudo bem... Vou ver se esqueço isso até amanhã quando a Helena chegar do colégio...
-Tá! Peraí... Toma. Mas eu quero ver o filme depois.
-Feito. Valeu, pai.
O pai se levantou e andou até a cozinha onde estava sua esposa, lendo o jornal e tomando café. Sentou perto dela e disse, segurando a sua mão:
-Aulas particulares de história, tu disse... um computador pra ele fazer os trabalhos, internet banda larga pra ele poder pesquisar, tu disse... Olha, me faz um favor: Me promete que se tivermos outro filho nos mudamos pra uma colônia amish pra criar ele...

2 comentários:

  1. Imagina, menino tonto. Se fosse eu já pedia o Blu ray que tem 4 discos. Esse de R$ 89,90 é o duplo. O que eu to de olho, e com certeza pediria em forma de chantagem se me chamasse Agamenon era esse outro que ta saindo R$ 129,90.
    Diabos, nem pra minha mãe ter me dado um nome mais indescente...

    ResponderExcluir
  2. Pô, boa pedida, essa versão com quatro discos deve ser genial...

    ResponderExcluir