Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2019

Feliz Aniversário, Internet


Hoje, a internet completa 30 anos...
Apesar de já existir desde a década de sessenta, a internet enquanto rede que conectava computadores ao redor do mundo tinha acesso restrito.
Foi em meados de 1988 que a rede tornou-se acessível a todas as pessoas com um computador pessoal, uma linha telefônica e paciência pra cacete.
Hoje as pessoas chafurdam na internet na rua, usando o potencial extraordinário da informação instantânea na ponta dos dedos para publicar fotos do prato de comida no Facebook ou curtir a foto da filha da celebridade no Instagram com as fuçasenterradas nos smartphones.
Hoje a vida acontece mais na internet do que na rua. As pessoas se tornaram incapazes de se desconectar, pois não há vida sem compartilhamento... Se tu não puder contar que fez, é a mesma coisa que não fazer...
Tim Barnes Lee, o visionário por trás da popularização da rede, criou o Walking Dead da vida real, mesmo com a melhor das intenções.
A maneira mais fácil de conhecer o valor de uma pessoa é dando-lhe poder. Com todo o conhecimento do mundo ao alcance da mão, a imensa maioria da humanidade falhou no teste, conforme terraplanistas e criacionistas da Terra jovem atestam.
Eu, um apaixonado por papel e tinta, que vejo todas as inovações tecnológicas com os dois pés atrás, que não tenho nenhuma rede social e que hoje em dia nem mesmo tenho um computador em casa, teria todas as razões do mundo para nutrir, ao menos, contido desprezo pela internet.
Mas a internet é a ferramenta.
Se eu matar meu vizinho a marteladas, a família dele não pode odiar o martelo.
A ferramenta é o que fazemos dela, e nada mais. Prova disso é que ao mesmo tempo em que há quem navegue pela internet e colha viés de confirmação para suas certezas tortas, semeiam mentiras, espalham ódio e demonstram tudo o que têm de mais baixo, alguns de nós encontram perfeição em uma embalagem surpreendentemente pequena, linda, e com um cheiro divino...
Feliz aniversário, internet.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário