Pesquisar este blog

sábado, 16 de janeiro de 2010

Resenha DVD: Tá Rindo do Quê?


OK, á essas alturas vocês já deve saber: De dez comédias engraçadas do cinema, ultimamente, pelo menos nove têm alguma interferência de Judd Apatow.
O Âncora, A Lenda de Ron Burgundy, Superbad, O Virgem de 40 Anos, Ressaca de Amor, Quase Irmãos, Segurando as Pontas, Ligeiramente Grávidos...
Apatow geralmente produz os longas, deixando a direção á cargo de outros, ele, em pessoa, dirigiu apenas três filmes, O Virgem de 40 Anos, Ligeiramente Grávidos e, Tá Rindo do Quê?, esse lançado no Brasil direto em DVD, á despeito da cara de Adam Sandler, que eu, particularmente não acho engraçado, mas chama público, no pôster.
Tá Rindo do Quê, Funny People no original, conta a história de George Simmons, alter ego de Sandler, comediante egresso do Stand-Up (Um dos lances americanos bacanas que não viraram febre por aqui, em compensação, American Idol a gente tem, né? Vão se ferrar lá na casa do Capita, TVs abertas.), George ficou podre de rico com comédias cretinas como Tritão (Em que interpreta um sereio.), e Re-Do (Em que está preso no corpo de um bebê.), solitário ele leva uma vida vazia regada á sexo casual, sem amigos ou família, até descobrir que sofre de um tipo raro de leucemia, e pode não ter muito tempo de vida.
É nessa toada depressiva que conhece Ira Wright (Seth Rogen, pé de coelho do diretor.), jovem comediante tentando a sorte em Los Angeles, e o contrata para escrever algumas piadas e ser seu assistente.
Bem, eu não vou contar mais pra não estragar nenhuma surpresa, mas devo deixar uma coisa clara. Á despeito do que disseram algumas críticas, Tá Rindo do Quê? não é uma "comédia de sorriso", é uma comédia de gargalhada exatamente como as outras de Apatow, se ela tem alguns momentos mais sérios e melodramáticos, isso não tira, em momento algum, a graça das horas em que é pra rir alto.
Adam Sandler interpretando um reflexo de si mesmo está bem, não chega á ser novidade, ele não foi mal em Embriagado de Amor, e Reine Sobre mim, mas é interessante ver Sandler fazendo rir de verdade, sem repetir o papel do caipira infantilóide de coração puro que bate em todo mundo. A última boa comédia que eu havia visto com Sandler era Afinado no Amor, mas Tá Rindo do Quê é bem superior, além desse Adam Sandler á vontade, temos Seth Rogen, engraçado como de costume, Jonah Hill (Outro recorrente da filmografia Apatowniana.) e Jason Schwartzman, roubando as cenas em que aparecem, Leslie Mann (Mais uma figurinha carimbada dos filmes de Apatow.) com bons momentos, e Eric Bana, surpreendentemente engraçado, fazendo um marido instável com um sotaque australiano carregadíssimo.
De qualquer forma, Tá Rindo do Quê, título bem intencionado, tentando manter um pouco da ironia do original, é uma boa comédia, o ritmo ás vezes parece tropeçar, o último terço do filme se estica um pouco além do que devia, mas isso não tira, de forma alguma, os méritos da comédia. Vale a pena ser visto, tanto os fãs de Apatow quanto os de Sandler vão gostar. E, aqueles que, como eu, não são fãs dele, podem ver que, bem dirigido, ele ainda pode ser engraçado.

"O que você está tentando fazer com esse seu número? Quer ter certeza de que não irá transar de novo? É tudo sobre masturbação e peido. Acha que alguma garota irá dizer depois do show "Oh, Ira, masturbe-se pra mim e depois peide na minha cara."?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário