Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

FIFA 12 x PES 12



X


Ontem, como um bom aficionado por games de futebol, me pus a baixar as versões DEMO dos games de futebol que dominam o mercado a anos, e que fazem uma briga boa nos consoles e PCs pela supremacia do mercado.
Após cerca de 45 minutos na PSN, estavam no HD do meu Playstation 3 as demos das edições 2012 dos dois games, e, após cerca de uma hora de jogo de cada um dos DEMOs, posso afirmar sem medo de ser injusto, que FIFA ainda é mais jogo que Pro Evolution.
Não me entenda mal, eu gosto muito do game da Konami, aliás, me criei na frente do Super NES jogando International Super Star Soccer em todas as versões disponíveis, inclusive as piratas como Campeonato Brasileiro Soccer, depois, no Nintendo 64, idem, segui fiel aos games da franquia, nas versões 64, 98, e 2000 (Ou era 99), foi apenas em 2003, ao migrar para o Nintendo Game Cube que eu e meu irmão nos vimos forçados a jogar FIFA, jogo de que não éramos nem remotamente fãs, e por culpa da Konami, que não lançou versões de seus games de futebol para o console de 128 bits da Nintendo.
Se a versão de 2003 do FIFA não era particularmente memorável, a de 2005 já apresentava boas melhorias, a de 2006 também era ótima, e a cada ano, a série da EA Games apresentava melhorias com relação à versão anterior.
Desde 2008 os FIFA vêm superando o PES por pouco, essa vantagem aumentou bastante na versão 2011 dos games, quando PES abriu mão do seu diferencial, ser um game mais arcade, voltado pra jogadores ocasionais que jogam com os amigos, e tentou implantar uma jogabilidade de simulador onde o FIFA reina soberano. Na edição 2012 o Pro Evolution Soccer tenta remediar esse erro, apresenta um game que se equilibra melhor entre o arcade e o simulador, mas ainda apresenta defeitos que xaropeiam um pouco, a movimentação dos jogadores, que parecem deslizar lépidos sobre o gramado, as cabeças que parecem independentes do corpo, e a facilidade em cruzar meio campo com a bola colada ao pé antes de fuzilar o pobre goleiro. Mesmo o rosto dos jogadores mais famosos já estiveram melhor construídos, enquanto eu jogava uma partida entre Milan e Manchester, Alexandre Pato fez um gol, e saiu comemorando com um cabelo curtíssimo e com uns dentes imensos ao abrir o sorriso de goleador, assustador.
Já a DEMO do FIFA não apresentou muitas melhorias com relação à edição do ano anterior, e nem precisava, o game era basicamente perfeito, agora, parece um pouco mais difícil, a inteligência artificial das defesas do computador parecem aprender com os seus dribles e lances e vão dificultando a repetição de jogadas bem sucedidas. No Arsenal e Manchester City que disputei, Nasri (Antes de virar a casaca) entrou pela esquerda, cortou o zagueiro e chutou forte obrigando Harta fazer grande defesa. Pouco depois, repeti o lance, mas o zagueiro, mais esperto, guardou distância e tinha cobertura de um companheiro, me obrigando a chuveirar pra área em busca de Van Persie. O alardeado sistema de choques gerado pelo (excelente) engine de física do jogo, pelo menos nas partidas que eu disputei não pareceu assim tão inovador, divertido ou decisivo, veremos como se apresenta na versão integral do game.
Enfim, pelo menos nas versões teste, Pro Evolution segue sendo um game bacana pro player ocasional bater uma pelota com os amigos, ao vivo, ou on-line, é fácil de jogar, divertido e deixa qualquer um se sentir o Pelé do joystick, ainda tem as licenças da UEFA Champions League e da Libertadores da América. Mas pro player hardcore, que ama futebol de verdade, com lama, lesões, encontrões e dificuldade, que explode de alegria ao vencer a defesa adversária e meter a redonda na rede, FIFA segue sendo a melhor e mais fiel pedida.
Se tu tem um Play 3 e FIFA, me adiciona na PSN e vamos fazer uns quebra-canelas, procure por Dheogar.

3 comentários:

  1. Cara, otimo Post...
    baixei os dois neste fds...
    Desde a versão 2010 que nao jogava PES...
    Achei que da vs 2010 para a 2012 houve uma grande melhora, principalmente neste quisito de abaixar a cabeça, sair correndo meio cano e fuzilar o goleiro... (mas ainda não está legal)

    Já o FIFA 2012 teve uma grande mudança no sistema de defesa, tornando inclusive mais dificil de tomar a bola...

    FIFA está mais dificil, o PES está mais facil....

    Se é pra "bater uma bola" com os amigos vá de PES se quer jogar futebol de verdade, vá de FIFA...

    ResponderExcluir
  2. São dois bons jogos, o canal, mesmo, é ter os dois, eheheheheh.

    ResponderExcluir