Bem vindos a casa do Capita. O pequeno lar virtual de um nerd à moda antiga onde se fala de cinema, de quadrinhos, literatura, videogames, RPG (E não me refiro a reeducação postural geral.) e até de coisas que não importam nem um pouco. Aproveite o passeio.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
Resenha Série: The Witcher, Temporada 1, Episódio 7: Antes da Queda
O primeiro episódio de The Witcher alardeava já em seu título que estávamos vendo uma grande mudança no cenário político do Continente onde a história acontece.
O que parecia um respeitado e poderoso reino, no caso Cintra, caiu sem grandes chances de sucesso contra o exército invasor de Nilfgaard num evento que a audiência, então, não estava equipada para avaliar ou sequer contextualizar de maneira apropriada, quiçá usar para compreender de que maneira a tal invasão afetava nossos protagonistas. Em Antes da Queda, a natureza não linear da série nos dá a oportunidade de retornar à Cintra antes... bem, de sua queda... e nos oferecer toda a perspectiva que nos fora sonegada naqueles minutos iniciais, incluindo a de dois personagens que nós nem sequer sabíamos que estavam envolvidos na coisa toda, no caso Geralt e Yennefer.
Com isso, muito da fantasia e do tom mais leve dos últimos episódios é deixada de lado em favor de um clima de intriga palaciana e guerras iminentes entre exércitos de armaduras enquanto as três linhas narrativas paralelas da série finalmente se unem durante a tomada de Cintra um evento que ocorreu, nós descobrimos, com Geralt na cidade.
O bruxeiro, sabendo que o exército de Nilfgaard está prestes a varrer a cidade da rainha Calanthe, vai ao palácio oferecendo-se para cumprir sua obrigação na Lei da Surpresa, no caso, garantir a segurança de Ciri durante o ataque.
Mas após a morte de Pavetta, a rainha está relutante em permitir que sua neta saia debaixo de sua vista já que Cirilla é a únca família que lhe resta e, também, o futuro de Cintra já que ela não tem outros herdeiros.
Após tentar enrolar Geralt, Calanthe resolve simplesmente agir como uma monarca e simplesmente encerrar a discussão que não tem argumentos para vencer. Ela manda Geralt ser escoltado pra fora da cidade, mas resolve prendê-lo no último segundo.
Claro, à essa altura todos nós sabemos que Cintra não dura uma noite na batalha contra Nilfgaard, mas o episódio nos oferece um novo ângulo paara a coisa toda: Quando Calanthe se recusa a permitir que Geralt cumpra sua parte no acordo firmado sob a Lei da Surpresa, ela não está apenas mandando o bruxeiro se foder, mas também o universo e o pacto sagrado que Duny e Geralt firmaram ante o altar do destino, então, fica a questão:
Se Calanthe tivesse entregue a verdadeira Ciri a Geralt logo de cara, seria possível que Cintra repelisse o ataque de Nilfgaard? Ou conforme Geralt atestou no noivado de Pavetta, "destino" é apenas a palavra que as pessoas invocam para tentar acreditar que há alguma ordem em toda essa bosta?
Não sabemos.
Mas Antes da Queda nos oferece outra linha narrativa que aprofunda a questão de como e porque o outrora poderoso reino de Cintra está tão indefeso diante de Nilfgaard. Yennefer, após fazer o equivalente de espada e magia de ligar pro ex depois de uma decepção amorosa retorna a Aretuza e casualmente se vê em um Conselho de Magos que discute se eles devem, ou não, intervir na batalha e proteger o reino de Calanthe que já havia falado abertamente contra intervenções políticas dos magos.
Novamente as decisões de personagens centrais à trama tiveram a ver com o desenrolar dos eventos já que Nilfgaard se tornou um poderoso império de conquistadores sob o aconselhamento de Fringilla, que só foi enviada à Nilfgaard porque Yennefer resolveu desobedecer as ordens que lhe haviam sido dadas por Tissaia e escolher o próprio caminho à revelia das decisões do Conselho. Toda essa cadeia de eventos também culmina na queda de Cintra...
Que, por sinal, também tem consequências no presente conforme Ciri descobre...
As ações de Calanthe e de seu pai durante o massacre dos elfos a fez perder seu guia e aliado Dara, e quando ela encontra antigos amigos e conhecidos de seus dias de princesa, revelando-se a eles, ela descobre que o domínio nilfgaardiano mudou todas as relações... Seus súditos agora são seus algozes, ansiosos por entregá-la a Cahir e receber a recompensa que existe por sua captura...
Com um episódio sobrando para o fim da temporada vamos ver o quão poderosa Cirilla realmente é, e se os poderes da leoazinha de Cintra serão o suficiente para garantir que os três protagonistas se encontrem antes do encerramento da série.
"-Foda-se você e foda-se o destino."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário