Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A Brabeza de George R. R. Martin


Em uma entrevista a um jornal suíço, George R. R. Martin, autor dos livros da série As Crônicas do Gelo e Fogo, a fonte para o programa Game of Thrones, da HBO, disse que considera extremamente ofensiva a preocupação dos fãs que acham que ele pode morrer antes de concluir a saga, e disse que os fãs que duvidam da sua capacidade de sobreviver aos livros podem ir "se foder".
Dos prometidos sete livros da série (originalmente imaginada como uma trilogia), Martin publicou cinco, trabalha no sexto, e afirma que podem vir a se tornar oito.
Ora, vamos. Se Ned Stark não sobreviveu UM livro inteiro, como é que nós podemos esperar que o Martin sobreviva a oito?
Eu não quero precisar recorrer à psicografia para saber o que acontece!
Brincadeira, vá...
Tudo bem, George, eu entendo a tua brabeza, é, mesmo indelicado o pessoal ficar aventando a tua morte prematura, mas entenda os fãs...
Se os teus personagens não tivessem se tornado tão queridos aos leitores dos livros e espectadores da série, ninguém ligaria.
O medo e a preocupação ofensivos dos fãs são reflexo da beleza do teu trabalho. Ninguém quer ficar sem saber o que acontece com Tyrion, Arya, Jaime, Davos e Daenerys... Todos nós amamos odiar a Cersei, o Hizdhar Zo Loraq, Gregor Clegane e Robert Strong... Ficar sem saber o que acontece a esses personagens é assustador para todos nós. Mesmo que haja a promessa de que os produtores da série sabem, quem confia neles após terem se distanciado tanto dos livros na última temporada?
Não, George... Não podemos confiar neles. Queremos as tuas palavras em preto no branco das páginas. Queremos os teus capítulos de pontos de vista repletos de uma humanidade quase crua que torna os heróis menos heroicos e os vilões menos vilanescos.
Queremos experimentar a tensão de saber que, na tua Westeros, nada é sagrado, e que mesmo os personagens mais adorados de todos podem morrer. Queremos roer as unhas pensando qual será o próximo Stark a encontrar um fim trágico pela tua pena sangrenta.
Então, perdoe-nos o mau jeito. Não queríamos ofender. Só nos preocupa quando o nosso autor preferido tem 65 anos de idade e corpinho de 75.
Mas se tu diz que consegue, vá lá, eu acredito.
Só apura um pouquinho, e pega leve nas frituras, tá? Não tem porque ficar brincando com a saúde, também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário