Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de março de 2015

Na Solidão do Mar


Tinha seis dias de vida quando, pela primeira vez, chegou à beira do mar.
Foi no colo do pai, num início de manhã de um distante primeiro de março mais de trinta anos atrás.
Por alguma razão, dali pra frente, o mar sempre exerceu sobre ele uma influência estranha. Quase sempre benéfica, revigorante...
Passou anos e anos de sua infância e adolescência indo à praia todos os anos, passando lá dias e dias... Um mês, dois...
Mas a vida aconteceu, e por um longo período ele ia à praia apenas para não dizer que não foi. Chegava na sexta à noite, voltava no domingo pelo início da tarde... Um único dia de praia de fato. Um único banho de mar no período de um ano.
Muito pouco.
Sentindo a falta de seu ambiente, de seu elemento, aproveitou-se das férias, apanhou sua mochila e, em pleno março, foi-se rumo ao litoral.
Chegou à sua praia numa quinta à noite. Oito e tanto, quase nove horas. Largou sua bagagem na casa, e andou até a beira da praia como sempre fazia. Lá, percebendo a praia deserta, o lugar ermo, e a escuridão, ouviu o chamado do mar e despiu-se.
Andou nu até a água lamber-lhe as canelas com sua língua gélida, e seguiu andando após acostumar-se com a temperatura. Quando tinha água à altura do peito, mergulhou.
Na manhã seguinte, repetiu o ritual, mas cedo, muito cedo, quando ainda não eram cinco e meia da manhã e o dia ainda não havia surgido no horizonte. Dentro do mar, viu as nuvens atrás de si tingirem-se de rosa e púrpura, e diante o céu tornando-se laranja e as nuvens douradas conforme o sol emergia do mar.
Molhado, viu o sol refletir nas gotas que trazia no peito, no cabelo e na barba como se fossem faíscas, e ele, que não gostava do sol, agradeceu pela luz, e sentiu-se vivo como há muito não se sentia.
Nos nove dias seguintes, saboreou o silêncio, a solidão e o mar.
Leu livros, correu, caminhou, fez pequenos reparos que se tornaram choques elétricos de 220 volts que se tornaram gargalhadas. Fez coisas que não gostava de fazer pelo simples prazer de fazer algo quando não havia ninguém por perto, e percebeu que não sentia falta de falar com ninguém.
Exceto, talvez, um único alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário