Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Resenha Série: Better Call Saul, Temporada 5, Episódio 9: Bad Choice Road


Em anos recentes eu havia me habituado a esperar quero penúltimo episódio das temporadas de seriados fossem o momento de grandes explosões, revelações ou decisões Breaking Bad foi, por muito tempo, assim, Game of Thrones foi assim, e até mesmo Better Call Saul vinha sendo assim em temporadas recentes. Bad Choice Road, porém, foi um capítulo bastante introspectivo da série, (ainda que nada tenha tido de tranquilo) e pra ser cem por cento honesto, o clima reflexivo do episódio faz bastante sentido após o clima explosivo de Bagman. Não se pode simplesmente deixar o que Jimmy vivenciou no deserto passar em brancas nuvens.
Não foi apenas ser assaltado e ameaçado de morte, se perder no deserto e beber a própria urina para sobreviver, foi sua primeira exposição à brutalidade da violência da qual o cartel é capaz. O tipo de experiência da qual alguém não se recupera rapidamente não importa o quanto tente, e nem quanto apoio receba, seja de Kim, seja de uma figura improvável como Mike, então dar a Jimmy e à audiência tempo para perceber como os eventos do episódio passado afetaram o protagonista e seu microcosmo foi muito importante.
Aliás, falando em microcosmo, Bob Odenkirk e Jonathan Banks partilham uma bela cena no episódio, uma que, novamente, me fez lembrar como a dinâmica dos dois é excelente, e o quanto ela enriquece a série...
Mas o grande momento de Bad Choice Road não acontece entre os dois no carro, nem mesmo entre Jimmy e Kim, após ela informar ao marido uma importante decisão tomada a
Depois de o sumiço dele a fazer reavaliar seus interesses profissionais, mas sim quando, em meio à discussão do casal, um inesperado visitante surge à sua porta, desencadeando momentos de tensão de fazer os tiroteios da semana passada parecerem um episódio da Peppa Pig.
Durante essa sequência, quando tudo parece prestes a ir pro inferno, é Kim quem toma as rédeas da situação, para o bem e para o mal, porque se ela não estava no jogo antes, agora ela certamente está...
Como se isso não tivesse sido o suficiente, ainda tivemos tempo para ver Mike cumprir sua palavra e tentar a liberação de Nacho junto a Gus, além de descobrir quem foi o responsável pelo ataque a Saul na semana passada, revelando que Lalo tem mais inimigos do que inicialmente se supunha, e que os Salamanca não estão tão por cima da carne seca quanto pensam que estão, deixando claro que o futuro desse ramo do cartel inevitavelmente trará consigo mais derramamento de sangue.
É doloroso pensar que só temos mais um episódio de Better Call Saul esse ano. Não faz duas semanas, Jimmy havia informado a Howard que era um deus, e hoje ele não consegue articular uma resposta à uma piadinha de um promotor e Kim precisa salvá-lo quando ele congela de pânico. Parece haver tanto para resolver entre Jimmy e Kim, Gus e os Salamanca, Nacho e Gus, Lalo e todos os outros que eu, que ontem roí todas as minhas unhas assistindo o fim desse capítulo, estou preocupado com o que irei roer na próxima terça enquanto essa sensacional temporada se encerrará me deixando, novamente, órfão da melhor série da TV enquanto eu me pergunto se Jimmy e Kim se seguram por mais cinquenta e cinco minutos...

"-Eu paguei caro por essa história. Eu acho que posso ouvir quantas vezes eu quiser. Me conte de novo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário