Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Resenha Cinema: O Lado Bom da Vida


Quando O Lado Bom da Vida começa, a audiência descobre, de cara, que Pat Solitano (Bradley Cooper) está em uma instituição para doentes mentais, onde toma seus remédios no horário, participa de sessões de terapia em grupo, e se exercita ao ar livre tanto quanto pode.
Ele parece tão conformado com o lugar quanto alguém pode estar, até que sua mãe, Dolores (Jackie Weaver) surge para tirá-lo da clínica, mesmo contrariando ordens médicas, e levá-lo para casa.
Pat sofre de transtorno bipolar, e, ao descobrir que era traído pela esposa, teve um violento rompante que culminou com sérios ferimentos no amante, o fim de seu casamento, a perda de seu emprego como professor de História no colégio local, uma ordem de prisão, oito meses em uma clínica psiquiátrica e uma medida cautelar que o força a se manter afastado cento e cinquenta metros de seu antigo local de trabalho e de sua ex-esposa, além de garantir-lhe uma atenção bastante especifica da polícia além da reprovação geral de sua vizinhança e nicho social em geral.
Mas, de volta à casa dos pais, ele está pronto para recomeçar, pôr sua vida nos eixos, se manter em forma, e reconquistar Nikki, sua ex-mulher.
O que já não parecia uma missão das mais fáceis, ainda se complica mais quando Pat é apresentado à Tiffany (Jennifer Lawrence), irmã da esposa de seu amigo Ronnie (John Ortiz), que recentemente ficou viúva e se viu, também, na mira de psiquiatras e do julgamento social a que pessoas que sofrem com qualquer condição mental são expostas.
Inicialmente reticentes um para com o outro, Tiffany e Pat acabam decidindo participar de um pequeno projeto pessoal de ajuda mútua enquanto tentam se enquadrar.
David o. Russel, mesmo diretor de O Vencedor, onde já tinha mostrado que é capaz de colocar atores em posição de fazer tudo o que sabem, repete a dose em seu novo filme.
O Lado Bom da Vida se apóia totalmente nos ombros do roteiro e de um elenco que sabe o que fazer com o texto. Bradley Cooper tem a grande atuação de sua carreira até aqui (Se dando melhor que Mark Whalberg, que sumiu entre Amy Adams, Melissa Leo e Christian Bale, em O Vencedor), ele torna Pat e sua doença críveis, e faz isso de maneira leve, sem transformá-lo em um mártir de quem a audiência tem pena, mas em um sujeito por quem todos querem torcer.
Jennifer Lawrence é um capítulo à parte. Além de gostosíssima, exalando sensualidade e agressividade, a atriz que desbancou Meryl Streep no Globo de Ouro tem profundidade e um grande leque de nuances que são tão mesmerizadores quanto suas curvas.
Além dos dois protagonistas, há ainda o sumidão e sempre engraçado Chris Tucker, dos A Hora do Rush, como Danny, o colega de instituição de Pat que empreende sucessivas tentativas frustradas de fuga, e Robert De Niro, como o pai de Pat, Patrizio, um apostador obsessivo compulsivo fanático por futebol americano, em especial pelo seu time do coração, o Philadelphia Eagles, talvez a grande atuação de De Niro nas últimas duas décadas.
Esse elenco em perfeita sintonia sob a batuta de Russel, que escreveu o roteiro baseado no livro de Matthew Quick e sabe tudo de direção de atores, fazem a primeira pequena joia do ano misturando drama, comédia e romance num caldo dos mais saborosos.
Um filme leve, sem arroubos ou grandes pretensões, mas perfeito na simplicidade de sua execução, amparado no talento de uma equipe com competência de sobra pra contar uma bela história. Maneiríssimo.

"-Eu fiquei muito confusa quando Tommy morreu. E transei com todo mundo do meu escritório.
-Uau! Todo mundo?
-É.
-Nós não precisamos falar sobre isso.
-Obrigada.
-Quantos tinha lá?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário