Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Resenha Cinema: Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer


Duro de Matar, o filme original de John McTiernan que em 1988 criou um novo sub-gênero aos filmes sobre exércitos de um homem só e lançou Bruce Willis ao estrelato é tudo o que um filme de ação devia ser. Era bem humorado, divertido, tinha momentos de tensão adrenalística, ótimos tiroteios e sequências de ação, explosões, um vilão convincente e um protagonista com quem era impossível não simpatizar já que era o único herói de ação do cinema que se machucava.
John McLane é o herói do que, pra mim, é o melhor e mais completo filme de ação já lançado.
McLane fez tão bonito, que dois anos depois lá estava Bruce Willis novamente na pele toda arrebentada do herói em Duro de Matar 2, um filme muito irregular conduzido meio sem jeito por Renny Harlin, mas que , meio aos trancos e barrancos, dava o seu recado.
Só em 1995 McLane voltou ao cinema. Novamente sob direção de McTiernan, Duro de Matar - A Vingança mudava a ideia da série, que substituía a ação em um único lugar (O Nakatomi Plaza do primeiro filme seguido pelo aeroporto de Dulles, em Washington, no segundo) e mostrava McLane obrigado a lidar com uma sádica corrida engendrada por um terrorista vingativo na sua Nova York natal auxiliado por Samuel L. Jackson. Duro de Matar - A Vingança é provavelmente o melhor filme da série à exceção do original. O quarto filme da franquia, Duro de Matar 4.0, dirigido pelo sem espinha Len Wiseman é uma fita de ação que de OK não passa, e acrescenta um sidekick hacker vivido por Justin Long, e a filha de John, Lucy, a bonitinha Mary Elizabeth Winstead, para ajudar o tira a vencer um web terrorista vivido por Timothy Olyphant. Ainda era uma sessão de cinema divertida, mas muito pouco comparado ao que a série já havia sido.
Podia ser a hora de deixar John McLane tentar se ajeitar com Holy Gennaro e se aposentar. Mas é Hollywood, e sua crise criativa, então...
Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer mostra John McLane em Nova York, recebendo a notícia de que seu filho, Jack, foi preso acusado de homicídio.
John decide viajar para a Rússia a fim de ajudar o rebento com quem (novidade...) tem um péssimo relacionamento, e que não vê (outra novidade...) a algum tempo.
Ao chegar a Moscou, porém, John descobre que Jack (Jay Courtney), na verdade é um operativo da CIA, e que sua missão de impedir a morte de um valioso informante deu terrivelmente errado. Resta aos McLane colocarem suas rixas de lado e se unirem para impedir que um imenso carregamento de urânio enriquecido seja roubado de Chernobyl para municiar terroristas ao redor do mundo.
Há que se dizer que a FOX não poupa esforços e dinheiro para transformar os filmes da série em experiências barulhentas e divertidas. Não há nenhum filme da "pentalogia" que não segure a atenção por um par de horas, nem que seja só na primeira vez que nós assistimos.
O problema foi que, com o passar dos tempos, John McLane perdeu seu grande diferencial, o de ser um sujeito comum com uma presença de espírito e teimosia incomuns, pra se tornar a antítese do herói que refrescou os filmes de "Man x Army" dos anos oitenta.
Se o barato de John McLane era se machucar, cortar os pés, contar balas e agradecer ao Papai Noel por uma eventual metralhadora, isso desapareceu já no quarto filme da série, onde Bruce Willis realmente passou a competir com Stallone e Schwarzenegger dos áureos tempos pra ver quem realiza os prodígios mais inacreditáveis e mata mais gente.
Como sempre, Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer é um bom filme de macho, com muitos tiroteios, explosões e piadinhas, mas não passa muito disso. Há uma química divertida entre Willis e Courtney, mas os atrativos do filme além da ação acabam por aí. Nem mesmo há um ator de notável talento no papel do vilão, como foram Alan Rickman e Jeremy Irons, todos os bandidos são ilustres desconhecidos com nada além de carrancas e ameaças.
Volte a pensar em aposentadoria, John, ou no próximo filme corremos o risco de ver McLane usando um ônibus espacial roubado para ajudar seu neto astronauta a conter uma invasão alienígena à Terra. Tomara que nenhum executivo de Hollywood leia isso...

"Yippee Kai-yay, filho da puta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário