Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Resenha Cinema: O Mestre


Paul Thomas Anderson é um diretor fodão. Boogie Nights, Magnólia, Embriagado de Amor, Sangue Negro... O cara manja do riscado. Até pela qualidade de seus filmes anteriores e pelo longo hiato desde Sangue Negro, de 2007, havia grande expectativa entre cinéfilos com relação ao novo trabalho de PTA, este O Mestre.
Ontem assisti ao filme, e devo dizer que, talvez, em decorrência da expectativa que eu havia criado em torno do longa, me desapontei um pouco.
O Mestre acompanha Freddie Quell (Joaquin phoenix), veterano da Segunda Guerra Mundial que retorna aos EUA após o conflito.
Traumatizado e alquebrado, Freddie vaga pulando de emprego em emprego, incapaz de se fixar carregado de fantasmas pessoais, imprevisível, descontrolado e alcoólatra.
Após ser acusado de matar um homem, Freddie empreende nova fuga, e é então que acaba acidentalmente encontrando-se com Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman), líder do culto A Causa, que, ao melhor estilo L. Ron Hubbard com a sua cientologia, usa aspectos de ficção científica como dogma religioso, empregando-os na cura de traumas e até de doenças como leucemia.
Lancaster vê em Freddie um potencial protegido e cobaia, e mesmo sem o apoio de sua esposa Peggy (Amy Adams), traz o homem problemático para sua família e seu culto, na crença de que pode curá-lo de seus males.
Em contrapartida, Freddie abraça A Causa, e especialmente abraça Lancaster, o mestre do título.
Há momentos de genuína tensão a partir do encontro dos dois. As sessões de terapia que Lancaster realiza com Freddie são o ponto alto do filme ao confrontar os dois intérpretes e seus personagens.
Joaquin Phoenix cria uma forma física magra e corcunda, repleta de espasmos, e tiques para Freddie, sempre com a face retorcida como se estivesse manifestando fisicamente o seu estado emocional deformado, mesmo a voz, o sotaque e o riso de Freddie Quell carregam essas características, tornando o personagem o ponto alto da carreira de Phoenix.
O trabalho de Hoffman é também inspirado, embora não seja algo inédito para o ator, que já havia mostrado que sabe como fazer um sujeito superficialmente tranquilo que é dado a rompantes de ira. Ainda assim ele adiciona um carisma genuíno ao personagem, com quem acaba se tornando difícil não simpatizar.
Além dos dois monstros em cena, há ainda Amy Adams, muito bem no papel da esposa de Dodd, e todo o apuro técnico de Paul Thomas Anderson e sua equipe técnica, que deixam claro desde o primeiro quadro do filme, que sabem exatamente o que estão fazendo.
Quando O Mestre termina, a audiência fica na sensação de que faltou algo... E talvez esse vazio ao final do filme, seja exatamente o posicionamento que alguns setores da crítica cobraram de Anderson.
Se for, palmas pra ele.

"-Eu lamento se saí dos eixos na noite passada. Eu estava com frio e-
-Não se desculpe. Você é um salafrário.
-Eh...
-E como cientista e connoisseur, eu não faço ideia do conteúdo dessa notável poção. O que tem aqui?
-Segredos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário