Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Resenha DVD: O Verão da Minha Vida


O Verão da Minha Vida era um desses filmes que eu estava doido pra ver no cinema em 2013 mas que foram solenemente ignorados pelas grandes distribuidoras.
Quando foi lançado no Brasil, em fins de outubro, me lembro de ter ficado bastante desapontado por não tê-lo encontrado na programação de nenhum cinema de Porto Alegre, nem mesmo naqueles habituados a passar filmes de fora do grande circuito.
Por sorte o longa não tardou a ser lançado em home-video e menos de dois meses após sua discreta passagem pelas salas de exibição do centro do país, encontrei-o para locação pertinho de casa.
Na trama de O Verão da Minha Vida, escrito e dirigido por Nat Faxon e Jim Rash, mesma dupla responsável pelo roteiro do ótimo Os Descendentes, conhecemos Duncan (Liam James, de 2012), um moleque de 14 anos de idade que está indo passar as férias na casa de praia de Trent (Steve Carrel), o namorado de sua mãe (Toni Collette).
Liam não está feliz.
Além de ser um adolescente ensimesmado vindo de um lar desfeito, ele preferia estar passando o verão com seu pai em San Diego, isso porque, entre outras coisas, Trent é um babaca de marca maior.
Egocêntrico, cheio de valores equivocados e confundindo escrotidão com autoridade, Trent é o pior pesadelo do moleque, mas não o único.
A filha de Trent, Laura (Devon Werden) não nutre exatamente a maior calidez com relação a Duncan, e mesmo sua mãe parece mais disposta a amenizar eventuais desavenças do que em tomar o partido do filho.
Pra tornar tudo ainda mais complicado, na casa ao lado existe outra família desfeita, com a piradona mãe Betty (Allison Janney), o moleque caolho Peter (River Alexander), e a gatinha Susanna (Annasophia Robb, um pitéu), que por vezes vê Duncan com curiosidade científica.
É nesse ambiente desolador que Duncan conhece Owen (Sam Rockwell), boa-gente que gerencia do parque aquático Water Wizz ao lado de Caitlin (Maya Rudolph).
Avesso aos padrões e regras que dominam a casa de Trent, Owen pode ser a tábua de salvação de Duncan não apenas para sobreviver ao verão, mas também para se encontrar e aprender que, dentro de uma concha, é muito difícil crescer.
Eu sei, é mais um daqueles filmes de amadurecimento. Mas pôxa, olhe que ótimos filmes essa premissa rende.
O Verão da Minha Vida, é um desses ótimos filmes.
Os diretores/escritores Faxon e Rash (Que também atuam no longa, respectivamente nos papéis de Roddy e Lewis, funcionários do Water Wizz) encontram o tom, variando o filme entre o clima chato da casa de Trent e a leveza e diversão do parque aquático de Owen.
O roteiro consegue ser tocante sem apostar no sentimentalismo fácil nem abrir mão da graça, e dá espaço pro elenco trabalhar.
Elenco, aliás, que ajuda bastante.
Liam James convence como o adolescente sorumbático que precisa desesperadamente de um amigo, Toni Collette é sempre ótima, e AnnaSophia Robb, além de ser uma gracinha e ter bunda de negona (sim, é um elogio) é um bálsamo elucubrando sobre caranguejos, há ainda Amanda Peet e Rob Corddry, no papel de vizinhos malas, mas não tem outra, quem merece os maiores louros são mesmo Sam Rockwell, que esbanja carisma como Owen, e Steve Carrel, mostrando uma faceta até então desconhecida na pele do pentelho Trent.
Entre bom elenco, roteiro esperto, direção sem frescura e pronto. Não há nada para não gostar em O Verão da Minha Vida. Assista sem medo, vale demais o preço da locação.

"-As pessoas têm que seguir seu próprio caminho, e você, meu amigo, irá seguir seu próprio caminho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário