Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Resenha DVD: Se Beber Não Case


E finalmente saiu em DVD uma das melhores comédias de 2009, que abocanhou, inclusive, o Globo de Ouro na categoria comédia ou musical: Se Beber Não Case (Título cretino, burro, e imbecil para The Hangover, em inglês: "A Ressaca".), que foi um absurdo sucesso de bilheteria, com orçamento de 35 milhões de dólares faturou mais de 465 milhões no mundo inteiro, quase 280 milhões só nos EUA, e, quando revemos o filme, entendemos por quê.
Doug (Justin Bartha) vai casar com Tracy, a dois dias do casório, ele e seus amigos Phil (Bradley Cooper), professor casado e pai, Stu, dentista dominado pela namorada infiel, e o cunhado Allan (Zach Galifianakis), segundo o próprio pai "ruim da cabeça", fazem uma viagem á Las Vegas para a despedida de solteiro de Doug. Tudo conforme o figurino, road trip, suíte luxuosa no hotel cassino Caesar's Palace, brinde no terraço, e promessa de festança para celebrar o matrimônio do amigo.
Corta pra manhã seguinte. Stu, Allan e Phil acordam no quarto devastado pelo que parece ter sido a mãe de todas as festas, há um bebê no armário, um tigre no banheiro, galinhas passeando entre bonecas infláveis, Stu perdeu um dente, Doug sumiu, e, o pior de tudo, eles não fazem nenhuma ideia de onde o noivo pode estar faltando menos de 24 horas para o casamento. Começa então uma corrida contra o tempo e uma ressaca homérica, para descobrir o que eles aprontaram na noite anterior e onde pode estar Doug, o amigo desaparecido.
Não parece lá uma grande trama, Cara Cadê Meu Carro tinha uma parecida, Las Vegas, a cidade do pecado é cenário recorrente em comédias diversas, e os filmes onde a amizade masculina é a verdadeira estrela são moda desde O Virgem de 40 Anos, o que, então, tornou Se Beber Não Case um grande fenômeno de público e crítica?
Pode ter sido o timming, (Há até a piada recorrente que diz que timming é a coisa mais importante na comédia.), os norte-americanos sobreviveram á crise e estavam no pique de uma boa comédia, o que faz sucesso nos cinemas de lá, tirando os filmes de Tyler Perry, geralmente fazem sucesso no resto do mundo, o elenco divertido e que se complementa, formado por Bradley Cooper, ex-coadjuvante em comédias de outros, Ed Helms, egresso da versão americana de The Office, e Zach Galifianakis, um monstro de fazer rir, ou, quem sabe, tudo isso aliado á um roteiro divertido, que prende a atenção, e não abre concessões á nada, nem holocausto, nem 11 de Setembro, nem racismo, ou machismo, o politicamente correto é mandado lá pra casa do Capita e tudo vira piada ao longo do filme, e, com mil demônios, isso é legal.
Embora as mulheres possam se sentir ofendidas, se não pelo baixo-calão das piadas pelo fato de praticamente todas as mulheres do filme, á exceção da stripper/prostituta de Heather Graham, serem vacas sem coração, ainda vale levar o filme pra casa, entre mafiosos chineses, Mike Tyson, traficantes incompetentes e mesas de Vinte e Um, Se Beber Não Case é, se não a melhor, umas das três melhores comédias de 2009, e merece muito ser assistida. Desligue a moral e a decência e ria adoidado.

"-A prostituta está usando o anel da minha avó!
-Quê?
-O anel do Holocausto da minha avó! A prostituta está usando!
-Eu não sabia que eles davam anéis no Holocausto."

Um comentário:

  1. Eu assisti e concordo: filme excelente!!! Tô louca pra assistir novamente... Bastet

    ResponderExcluir