Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

Quadrinhos: Sandman Apresenta 5: Contos Fabulosos


A Panini lançou mais um número da série Sandman Apresenta, que faz o favor de, volta e meia, levar os fãs do melhor quadrinho já escrito de volta ao universo de Morfeus e ver o que os personagens que lá habitam andam aprontando após o desfecho da saga do senhor dos sonhos.
Nesse quinto número, composto por várias histórias, o manda-chuva é Bill Willingham, autor da série Fábulas, que aqui escreve uma série de contos que leva o leitor a passear literalmente, pelos bastidores do Sonhar, e ver como o pessoal de lá mantém os nossos devaneios oníricos em ordem quando fechamos os olhos pra puxar um ronco.
A história inicial é estrelada por Merv Cabeça de Abóbora, narrando a seus colegas uma missão secreta no estilo James Bond (Preste atenção aos títulos dos capítulos) encabeçada por ele para rastrear e capturar um sonho erótico renegado e recuperar um punhado de areia dos sonhos roubado de uma gaveta de seu senhor.
Como qualquer história estrelada pelo faxineiro do Sonhar, Merv Cabeça de Abóbora, Agente do S.O.N.H.A.R. é um grande pastelão, brincando com os conceitos estabelecidos pela mitologia Sandmaniana de Neil Gaiman.
Na segunda, As Novas Aventuras de Danny Nod, O Heroico Bibliotecário Assistente, o personagem título vaga pelas muitas localidades do Sonhar e cenários de diversos contos, como Peter Pan e Os Três Porquinhos e Rei Arthur em busca de livros retirados da sessão de fábulas da Biblioteca de Lucien, enquanto explica a Goldie, o gárgula de estimação de Abel, as ferramentas necessárias para suceder na profissão.
No final, há uma série de oito micro histórias parcialmente interligadas, Tudo O Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sonhos... Mas Tinha Medo De Perguntar, que responde, ao estilo do Lorde Moldador, questões a respeito dos sonhos, como Por Que Temos Pesadelos, Por Que Tantos Sonhos São De Natureza Sexual, Sonhos Também Dormem e Sonham Sonhos? e Por Que Às Vezes é Difícil Lembrar-se Dos Sonhos?, todas humor de sobra, o que chega a causar algum estranhamento a quem estava habituado às histórias de Gaiman, e Mike Carey, que economizavam no humor, ao menos em suas tintas mais vivas.
Há que se ver que, a despeito da leveza das histórias, e de contarem com personagens criados por Gaiman para contá-las, o que Willingham faz na edição toda é, como ele mesmo deixa claro antes do início da primeira páginas de quadrinhos, prestar uma homenagem à arte de contar histórias.
Talvez isso explique sua fixação com a biblioteca de Lucien, e Merv Cabeça de Abóbora, um notório embusteiro, e as presenças de Caim e Abel, contadores de histórias profissionais do Sonhar.
A arte fica a cargo de Mark Buckingham, Peter Gross, Daniel Torres, Pail Pope, Michael Kaluta, Phil Jimenez, Adam Hughes, Linda Medley, Marc Laming, John Stoques, Zander Cannon, Albert Monteys, Duncan Fegredo, Kevin Nowlan, Jason Little, Niko Henrichon e do próprio Willingham.
Não é nenhuma maravilha, mas a edição bonita, de capa dura envernizada pelo preço módico de vinte reais e noventa centavos impelem aqueles que, como eu, não resistem a ver uma brecha na sua coleção...

"Chega de choro, bonequinha, esse emprego é dos sonhos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário