Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Ultimato


A Mariana chegou no restaurante e avistou o Lourenço sentado na mesa "deles". Namoravam a pouco mais de quatro meses. O primeiro encontro dos dois havia sido naquele restaurante, e haviam sentado naquela mesa. O Loureço achou que deu sorte. Não entendia como uma moça bonita como a Mariana poderia ter dado trela pra ele. Deu um jeito de, ao menos uma vez a cada duas semanas, ir ao restaurante e sentar naquela mesma mesa. O Lourenço curtia essas coisas, de ser freguês. Ter familiaridade com os donos dos restaurantes, de poder chegar a um lugar, chamar o garçom pelo nome, e pedir "o de sempre".
A Mariana não curtia tanto quanto ele, mas não se importava, embora, de vez em quando, ao perguntar o que fariam à noite e o Lourenço responder "Vamos no nosso restaurante?", ele tivesse a nítida impressão de que ela estava revirando os olhos ao dizer "OK.".
Aquele dia não fora assim.
O Lourenço não falara pessoalmente com a Mariana, fora por telefone. Ela quem ligou. O Lourenço era cuca-fresca. Tranquilo. Conseguia perfeitamente passar dois ou três dias sem falar com a Mariana sem pensar que a relação dos dois chegara a um fim trágico.
Ela, não.
A Mariana parecia ter uma necessidade quase patológica de falar com o Lourenço todos os dias. Passava um pedaço da tarde enviando mensagens de texto e WhatsApp pra ele, ligava pra ele na hora do almoço, quando saía do trabalho e ao chegar em casa. De vez em quando ficava andando mensagens até dormir.
O Lourenço não sem importava. Respondia. Conversava, ás vezes estava distraído com alguma coisa em casa, vendo TV, jogando videogame ou lendo, e respondia distraidamente e economicamente à conversa da Mari, que ficava rabugenta, e dizia que ele estava monossilábico e era melhor desligar.
De qualquer forma, o Lourenço, como já foi dito, era cuca-fresca. Bicho da paz, não se incomodava, não ficava bravo, ofendido e nem se sentindo sufocado.
Na verdade, ele tinha bastante certeza de que aquela vontade de ser presente na vida dele, era uma forma de a Mari demonstrar seu apreço. E como apreço não é coisa que se encontre em qualquer esquina, ele valorizava isso. Então, quando a Mari perguntou o que eles fariam naquela noite, ele sugeriu o restaurante "deles" e a ouvir bufar um aborrecido "tá", do outro lado da linha, ele não ficou chateado. Apenas riu e perguntou a que horas.
A Mari tinha um compromisso com uma amiga. Era perto do restaurante, e ele sugeriu que se encontrassem lá.
E, na hora combinada, com poucos minutos de atraso, ele a viu adentrar o restaurante.
Sorriu e acenou pra ela, fez sinal pra garçonete que trouxe o guaraná Antárctica Zero que ela tomava sempre, e levantou-se para beijá-la antes de ela sentar.
Ela correspondeu a tudo de maneira séria e ligeira. Como se estivesse absorta em pensamentos. Àquela altura, ele já a conhecia bem o suficiente para saber quando ela estava ansiosa com alguma coisa, e esperava que ela já o conhecesse bem o suficiente para saber que ele não perguntaria mais de uma vez se havia alguma coisa errada.
Sorriu casual e perguntou:
-E aí? udo bem?
Ela, ajeitando os pertences dentro da bola sem olhar pra ele, um gesto que ele achava muito, muito feio, respondeu:
-Tudo.
-Como foi o passeio com a Jurema? - Ele quis saber, amigável.
-Não foi passeio - Ela respondeu, ainda olhando pra dentro da bolsa. -Eu só passei na casa dela. Tava precisando conversar.
"E o que é que nós vamos fazer enquanto a comida não chega?" ele quis perguntar, mas não externou.
-Hum... - Respondeu num suspiro enquanto bebia um gole da sua Fanta laranja. Ela continuou por mais algum tempo remexendo em seus pertences, de modo que ele apanhou o telefone do bolso, quase ao acaso, e ativou o ícone dos e-mails. Ela parou o que estava fazendo e olhou pra ele:
-Recebendo mensagem?
-Não. Ele respondeu casual. Só olhando os e-mails.
-Ah. - Ela disse, pousando as mãos sobre a mesa dando a entender que queria conversar e ele não largava o telefone.
Ele guardou o aparelho de volta no bolso do jeans.
-Então...? - Perguntou. -Como foi teu dia?
Ela chegou a abrir a boca pra falar, mas parou. Olhou em volta, então juntou as mãos sobre a mesa e disse ao Lourenço:
-Olha... Eu pensei bastante sobre uma coisa... E hoje, falando com a Jurema, eu acho que tenho razão. Ao menos ela me deu razão. Olha, Lourenço, a gente tá junto já há um tempo... Eu te conheço já tem uma cara, a gente já sabe da vida um do outro, se conhece... E eu tô num momento da minha vida em que não posso ficar marcando passo. Não posso ficar perdendo tempo. Investindo numa relação que não vai à parte alguma. Eu já tô com trinta e cinco anos, e eu sei o que eu quero da minha vida. Então... Olha... Se tu quiser fazer isso comigo, seguir esse caminho junto comigo, eu tô aqui. Afinzona. Super preparada. Mas se não... Se tu não tem certeza, se tu não sabe... Eu não sei se eu tenho tempo pra te esperar decidir. Eu gosto demais de ti. Eu te amo. E quero que isso continue. Mas... Olha... Isso pode ser definido de apenas uma forma: Ou a gente dá um passo adiante, se ajeita, vê um futuro juntos e se casa, ou então a gente se separa e cada um segue com a sua vida.
O Lourenço não esperava por aquela.
Claro, ele sabia que sete em dez mulheres quer se casar antes dos quarenta, e que das outras três, duas estão mentindo pra si mesmas ou pra quem perguntou. Mas como a Mari ainda não tinha nem os trinta e cinco que acabara de mencionar, mas sim trinta e quatro, ele supôs que tivessem ao menos mais uns cinco anos pra se decidir.
Tudo bem, ele também não estava ficando nem um pouco mais novo, é verdade, mas também não se preocupava tanto com isso. Era partidário de que a vida começava aos quarenta. Ou ao menos a vida adulta.
Ele não gostava de mudanças abruptas, não gostava de se sentir pressionado, era dado a ficar na defensiva quando recebia ultimatos e quando estava na defensiva, tinha tendência a gir de maneira impulsiva e agressiva.
Ainda assim, era a Mariana. E ele gostava dela.
O Lourenço pensou muito, em quanto se importava com a Mari. Em quanto apreciava a companhia dela. Pensou no sexo que faziam, na cumplicidade que compartilhavam, nas coisas que gostava dela, nos pequenos hábitos irritantes que ela cultivava e com os quais ele aprendera a conviver de maneira amigável.
Pensou nas risadas que compartilharam, nos passeios de mãos dadas, nos momentos cálidos em que a teve ao seu lado.
E se decidiu.
Olhou pra ela de maneira cândida e perguntou:
-Eu preciso te responder agora ou pode ser depois da janta?
Ela, muito séria, respondeu:
-Eu prefiro que seja agora.
-Então nos separamos e seguimos cada um o seu rumo. - Ele respondeu, erguendo o braço pro André, garçom que sempre os atendia, e cancelando o combinado de salmão.
Por várias semanas o "É sério?" da Mari ecoou em sua mente, e ele se perguntou se não tomara a decisão errada. Mas estava jogando Batman Arkham Knight, e as sucessivas reviravoltas do jogo logo esfriaram essa memória em sua mente.
Claro...
Com o tempo aquele sentimento regressaria. Talvez mais tênue, mas de maneira indelével gravado à fogo em seu coração.
Mas enfim... Uncharted 4 tava quase saindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário