Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Top-10 Casa do Capita: Filmes de Rock

Hoje é 13 de julho, dia do rock, bebê!
Se há um ritmo musical que mereça uma efeméride, é o rock'n roll. Mais do que um ritmo musical, um estilo de vida, o rock se multiplicou, deu dezenas de crias, fabricou centenas de ídolos, viu várias épocas e estilos, e rendeu milhares de histórias, algumas das quais viraram filmes.
E é nesse pique que surge mais um infame top-10 casa do Capita, dedicado aos filmes mais rock"n roll do cinema!
À lista, baby:

10 - The Wonders - O Sonho Não Acabou (Tom Hanks, 1996)


A história dos Oneders, bandinha de colégio que encontra o rumo do sucesso quando o baterista original quebra o braço e o substituto Guy (Tom Everett Scott) acrescenta uma batida rápida de rock na balada romântica "That Thing You Do", tornando a música uma febre no ano de 1964.
O fofo filme dirigido por Tom Hanks mostra a meteórica trajetória da banda de um sucesso só, que como tantas outras, nasceu e morreu pegando carona no sucesso da Beatlemania.

9 - A Fera do Rock (Jim McBride, 1989)


Boa fita biográfica, A Fera do Rock tem um aplicado Dennis Quaid dando vida a Jerry Lee Lewis, um dos melhores e mais controversos músicos dos anos cinquenta.
O cantor e pianista famoso pelo sucesso Great Balls of Fire era um tremendo arranjador de bolo que tinha problemas com álcool, mulheres e chegou a se casar com a prima de treze anos (interpretada pelo então pitéuzinho Winona Ryder).
Se tem imagem mais rock'n roll que Lewis de terno vermelho agredindo um piano em chamas, eu ainda não vi.

8 - Johnny & June (James Mangold, 2005)


A ótima fita biográfica sobre Johnny Cash (interpretado brilhantemente por Joaquin Phoenix, indicado ao Oscar) é um apanhado de grandes canções e atuações (que incluem a vencedora do Oscar Reese Whiterspoon como June Carter) contando a história do homem de preto que, por mais que fosse um cantor de country, viveu uma vida cem por cento rock'n roll.
Sob a lente do diretor James Mangold conhecemos um homem atribulado, cheio de vícios e fraquezas, que tinha apenas duas certezas na vida: A música e June.
Excelente.

7 - La Bamba (Luis Valdez, 1987)


O debut de Lou Diamond-Phillips foi no papel de Richie Valens, o jovem prodígio do rock que destruiu as paradas de sucesso com La Bamba no fim da década de 50.
O longa conta a trajetória do moleque desde seu trabalho em fazendas, até sua ascensão ao estrelado passando pela relação complicada com o irmão mais velho Bob, até sua morte prematura aos dezessete anos, em um acidente de avião que também matou Buddy Holly.
A primeira vez que dancei com uma guria, foi ao som de Donna. Clássico absoluto.

6 - The Commitments - Loucos Pela Fama (Alan Parker, 1991)


A história de Jimmy Rabitte (Robert Arkins) para formar "A Banda que Trabalha Mais Duro no Mundo", The Commitments, e levar soul ao povo da Irlanda poderia ser apenas mais uma fita clichê sobre a ascensão e queda de uma banda, mas graças a um elenco formado quase que inteiramente por desconhecidos que sumiram em seus papéis e ao diretor Alan Parker, o longa se tornou uma referência em termos de musicais, além de ter dado origem a uma grande banda na vida real.

5 - Escola de Rock (Richard Linklater, 2005)


A contagiante comédia musical surgida de uma insuspeita trinca formada pelo diretor Rihard Linklater, o roteirista Mike White, e o astro Jack Black é dessas coisas que sempre que está passando na TV, vale parar pra assistir.
O roqueiro frustrado e falido Dewey Finn passa-se por professor substituto para pagar o aluguel, no colégio Horace Green, descobre o talento musical de seus alunos da quinta série, e resolve transformá-los em seu grupo de rock para vencer o concurso Batalha das Bandas.
Com uma trilha sonora épica, incluindo canções de The Doors, The Clash, Led Zeppelin, The Who, David Bowie e AC/DC, o longa ainda acerta na escolha do elenco infantil, todos músicos de verdade, que no final do filme fazem um espetáculo de acompanhar de air guitar em punho.

4 - Quase Famosos (Cameron Crowe, 2000)


O grande filme da carreira de Cameron Crowe, Quase Famosos mostra o moleque de 15 anos William Miller (Patrick Fugit), que consegue ser contratado pela revista Rolling Stone para cobrir a turnê da banda Stillwater, um amálgama de grandes bandas de rock dos anos setenta que Crowe (que conforme o protagonista falsificou sua entrada no mundo do jornalismo para trabalhar na afamada revista) costumava cobrir.
Uma perfeta mistura de comédia e drama embalada por grandes canções e com grandes atuações de um elenco que incluía Phillip Seymour Hoffman, Billy Crudup, Frances McDormant e uma deliciosa Kate Hudson, faturou um Oscar de melhor roteiro, e ganhou cadeira catina na lista de preferidos de muita gente.

3 - Isto É Spinal Tap (Rob Reiner, 1984)


O documentário falso sobre a famosa banda de heavy metal inglesa Spinal Tap e seu tour pelos Estados Unidos em uma tentativa de ter um grande retorno aos holofotes é dessas coisas obrigatórias.
A egocêntrica banda inglesa formada por três roqueiros que estão longe de ser das criaturas mais brilhantes do mundo (Christopher Guest, Michael McKean e Harry Shearer) é acompanhada pelo amigo e cineasta Marty DiBergi (o diretor do longa, Rob Reiner) em sua turnê americana, e filmados o tempo todo.
Os roqueiros brigam, se desentendem e mergulham rumo à crise enquanto realizam suas gloriosas apresentações num show de comédia e rock'n roll inspiradíssimo por um elenco que improvisou e escreveu muito do próprio material.
Clássico cult máximo, Isso É Spinal Tap se tornou um dos mais divertidos retratos do pedestal de pretensão dos heróis do rock.
Obrigatório.

2 - Prisioneiro do Rock and Roll (Richard Thorpe, 1957)


O rei do Rock, Elvis Presley, estrelou impressionantes 30 filmes entre o fim da década de 50 e a metade dos anos 60, nenhum deles porém, foi tão importante quanto Prisioneiro do Rock and Roll (Jailhouse Rock, no original).
Na fita, Elvis interpreta o jovem Vince Everett, cumprindo um ano de prisão por homicídio culposo. Na penitenciária, ele conhece um ex-cantor de música country que lhe ensina tudo sobre o negócio da música.
Decidido a se tornar um artista ao sair da prisão, Vince é derrubado pelos donos de gravadoras e empresários até decidir começar seu próprio selo, mas ao alcançar o sucesso e a fama, sua ganância e rebeldia podem fazê-lo esquecer daqueles que o ajudaram a chegar onde chegou.
Se Elvis fez mais de trinta filmes em pouco menos de dez anos, isso certamente não advoga em favor da qualidade das fitas. Prisioneiro do Rock and Roll é uma das raras exceções desse balaio, com um diretor de verdade oferecendo ao rei a possibilidade de interpretar um herói rebelde e falho.
Pelo valor histórico do filme, merece demais ser assistido.

1 - Os Reis do Ié-ié-ié (Richard Lester, 1964)


Assim como Prisioneiro do Rock and Roll, Os Reis do Ié-ié-ié não é, nem de longe um grande filme. O longa dirigido pelo britânico Richard Lester, que cometeu a metade ruim de Superman II - A Aventura Continua e Superman III, é apenas um caça-níqueis sem-vergonha feito para faturar em cima da Beatlemania quando da chegada dos rapazes de Liverpool aos Estados Unidos, quando se tornariam o fenômeno mundial que se tornaram em 64.
Mas ainda assim, a despretensiosa comédia estrelando os Fab Four como eles próprios, tinha lá seu charme.
O longa acompanhava um "dia normal" na vida dos rapazes, quando eles viajavam de trem de Liverpool a Londres, onde participariam de um programa de TV. Durante a viagem, passavam por diversas desventuras que iam das confusões em que se metia o avô de Paul, que os acompanhava na viagem, o assédios das tietes, e o sumiço de Ringo, que quase colocava o show do quarteto a perder.
A matinê absolutamente banal é um deleite de se assistir em grande parte por conta dos Beatles, interpretando divertidas versões de si próprios (Ringo avoado, John espertinho...), em um filme que, por mais banal que fosse, gerou o mesmo impacto que praticamente tudo o que os Beatles fizeram gerou, influenciando gerações de roqueiros, atores de cinema, comediantes e até desenhos animados.
Obrigatório para fãs de rock de qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário