Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Resenha DVD: Um Momento Pode Mudar Tudo


Já há algum tempo comenta-se sobre a produção de uma versão norte americana do filme francês Intocáveis, estrelado por François Cluzet e Omar Sy. Assim que essa notícia foi divulgada, imaginei uma versão hollywoodiana do longa estrelada por Bill Murray e Queen Latifah, dirigida por Shawn Levy, e esse era o cenário menos pior que eu podia imaginar pro remake.
Abro falando disso por que, assim que vi o primeiro trailer de Um Momento Pode Mudar Tudo, achei que estivesse diante da versão falada em inglês de Intocáveis.
Lá estavam os opostos completos, a pessoa endinheirada, formal e cheia de regras presa à uma cadeira de rodas, e sua cuidadora, à revelia da vontade de seus entes queridos, uma duranga irresponsável e inexperiente, mas cheia de joy de vivre, e a inevitável conexão entre esses dois opostos mudando as vidas de ambos para melhor...
Mas não.
Um Momento Pode Mudar Tudo não era um remake de Intocáveis. Na verdade, o longa dirigido por George C. Wolfe, tem uma qualidade algo genérica de drama feito para a TV. Fosse um telefilme evangélico estrelado por Kirk Cameron cheio de menções à bíblia, eu não teria me surpreendido. Fosse uma sessão da tarde cheia de atores desconhecidos, absolutamente genérica, e eu não teria me surpreendido.
O que me surpreendeu foi ver Hillary Swank estrelando o longa.
Ora vamos, se Hillary Swank nunca se tornou uma super-estrela de Hollywood (talvez por não ser exatamente bonita. Todo mundo deve lembrar daquele clássico episódio de The Office em que os funcionários da Dundler Mifflin não conseguem decidir se a atriz é atraente, ou não), não é de graça que a guria tem dois Oscars na estante de casa. Jamais faltou talento para a estrela de Meninos Não Choram e Menina de Ouro, mas talvez tenha faltado parcimônia na hora de escolher seus projetos.
E o início de Um Momento Pode Mudar Tudo, dá a impressão de que esse é mais um projeto mal escolhido da talentosa Hillary.
O longa abre com Kate (Swank) e seu marido Evan (Josh Duhamel) fazendo um amorzinho gostoso no chuveiro no dia do aniversário de 35 anos da moça.
O casal, obviamente bem-sucedido financeiramente, vivendo em uma estilosa casa, preparando coquetéis com canapés de vieiras e fazendo recitais de piano para os amigos, até que, durante sua performance, ela é incapaz de acertar as teclas com a categoria habitual. Sua mão treme, e ela parece perceber que há algo de errado.
Corta para um ano e meio mais tarde.
Kate está bastante debilitada. Incapaz de tomar banho sozinha, de se locomover sem auxílio, e até de se vestir sem ajuda.
Evan descobre que ela demitiu sua enfermeira por "fazê-la se sentir uma paciente", e vai entrevistar uma possível substituta.
Surge Bec (Emmy Rossum), universitária porra-louca, bebe, fuma, usa drogas, irresponsável tem um caso com um professor casado, trepa com desconhecidos de quem tenta se livrar na manhã seguinte enquanto gargareja Listerine saindo de casa vestida como uma grunge que não sabe que os anos noventa acabaram.
Bec, seme xperiência relevante com pacientes de doenças degenerativas, chega atrasada pra entrevista de emprego, é pega fumando pelo patrão em potencial, não sabe usar um liquidificador e nem uma tábua de corte. Faz comentários inapropriados sobre a xpectativa de vida de uma paciente com ELS, e derruba Kate dentro da privada para cair na gargalhada.
Esse primeiro ato do longa é conduzido de maneira tão atabalhoada, que, confesso, quase desisti do filme.
Não há nenhuma razão plausível para Bec continuar no emprego depois de um primeiro dia tão merda. Existem, suponho, centenas de não-enfermeiras com algum senso de responsabilidade e humanidade, e que sabem que se deve fechar o liquidificador antes de ligá-lo.
Mas, por alguma razão, Bec é mantida no trabalho, chegando atrasada todos os dias, e mostrando-se absolutamente inapta para realizar qualquer tarefa, ou até mesmo se relacionar com Kate. Ao menos até Kate descobrir que Evan está tendo um caso, se separar do marido, e Bec se tornar a única pessoa em sua vida.
A partir daí, a cuidadora improvável se torna uma personagem manos bosta (embora ainda bastante bosta), e a relação entre as duas floresce de maneira mais crível, e até doce, enquanto Bec ajuda Kate a se soltar e aproveitar as pequenas coisas, e Kate supre a jovem com um senso de constância e responsabilidade.
A qualidade das atuações varia bastante entre os personagens e seus intérpretes.
Hillary Swank, claro, está ótima. Ainda que tenha seus arroubos de sofrimento hospitalar, ela dá show ao mostrar sofrimento quando se percebe incapaz de apertar a mão de alguém, ou quando a vestem de xadrez à revelia de sua vontade.
Emmy Possum é uma gracinha, coisa mais querida, mas sua personagem é mal-escrita demais para gerar a empatia que o filme pede.
Muito mais crível em sua falibilidade é o marido vivido por Duhamel (que se esforça), enquanto o Sr. Cara Legal Will vivido por Jason Ritter é carente de amor-próprio e auto-respeito pra ser levado a sério. Melhor sorte para Ernie Hudson e Loretta Devine, que interpretam um casal que também convive com ELS de maneira adorável.
O elenco ainda conta com uma ponta de Marcia Gay-Harden, especializando-se em papéis de megeras, Frances Fisher, Ed Begley Jr., Julian McMahon e Ali Larter.
Em suma, Um Momento Pode Mudar Tudo é um produto descartável, com um começo que carece de sutileza, personagens com níveis heterogêneos demais de profundidade, um roteiro irregular Jordan Roberts e Shana Feste, e uma direção ineficiente de George C. Wolfe.
Por sorte, o segundo e o terceiro atos do filme, mais uma química razoável entre a ótima Hillary Swank e a delicinha Emmy Possum, seguram a onda, garantindo que o filme não seja perda total.
Assista se A Teoria de Tudo não estiver disponível na locadora.

"-Por que é que nós queremos aqueles que não nos veem, ao invés daqueles que veem?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário