Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Top 10 Casa do Capita: Os Personagens Mais Rock'n Roll da Cultura Pop

É dia de rock, bebê, e nada melhor para marcar a efeméride do que um infame top 10,Casa do Capita dedicado aos personagens com os visuais e atitudes mais Rock'n Roll da cultura nerd.
A eles:

10: Jon Snow (As Crônicas do Gelo e Fogo, Game of Thrones)


O bastardo nortista da família Stark é um personagem cheio de correção e bom-mocismo, concordo. Mas nem por isso deixa de ter suas facetas roqueiras. Snow é cabeludo, barbudo, se veste de preto, luta contra as convenções sociais, não discrimina gordos, gigantes e nem selvagens em geral. Tem um lobo gigante albino que é totalmente heavy metal e é o mestre do cunilingus além da Muralha.
Por toda essa lista de predicados Lorde Snow ganha um merecido lugar na lista.

9: Darth Maul (Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma)


Se Darth Vader é a epítome do vilão definitivo, e com suas roupas negras de couro, voz cavernosa e presença ameaçadora tem um visual terrivelmente metaleiro, ele ainda perde na comparação para Darth Maul.
O subaproveitado vilão de A Ameaça Fantasma era tão ameaçador quanto Vader, também usava preto, tinha um sabre de luz de lâmina dupla sinistro e, pra completar, usava uma versão Lado Sombrio da pintura facial do Kiss. Maul jamais tinha uma recaída pro lado luminoso e vivia para se vingar dos Jedi.
Não tem como ficar mais Rock'n Roll que isso.

8: Smaug, o Magnífico (O Hobbit, O Hobbit: A Desolação de Smaug/ A Batalha dos Cinco Exércitos)


Em meio à gloriosa quantidade de personagens memoráveis que ganharam vida nas páginas dos livros de J. R. R. Tolkien e nos filmes de Peter Jackson havia heróis e vilões, sábios e idiotas, demônios e quase deuses, mas apenas um rockstar:
O dragão Smaug.
Smaug entrou em Erebor como se fosse o palco do show após arrasar Valle tal e qual fosse a suíte do hotel cinco estrelas. Após anos dormindo em cima do tesouro dos anões, deixou a fortaleza para destruir a Cidade do Lago só por birra como uma perfeita prima-donna. Na versão cinematográfica, ele ainda tem o vozeirão de Benedict Cumberbatch e sai pintado de ouro como se fosse Prince nos áureos tempos.

7: O Surfista Prateado (Quadrinhos Marvel, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado)


Fala sério. Olha as capas dos gibis do Surfista nos anos setenta e me diz que não parecem capas de discos de rock, com a esguia figura cromada abraçada à sua prancha singrando o cosmos?
Sabe Odin o que Stan Lee tomou quando criou Norrin-Radd, o arauto definitivo de Galactus, o Devorador de Mundos, que trocava a sobrevivência do pacífico planeta Zenn-La pela servidão ao golias de apetite planetário, mas uma coisa é inegável, o personagem com seu visual ímpar e seus profundos questionamentos filosóficos parece ter sido feito pra ser lido ao som de Pink Floyd.

6:Hit Girl (Kick Ass, Kick Ass: Quebrando Tudo, Kick Ass 2)


Mindy McReary, a guriazinha de uniforme e peruca roxos com o vernáculo de ofensas de um caminhoneiro bêbado e capaz de matar com as mãos com a mesma facilidade com que profere um impropério é uma rockstar pra colocar as gurias do The Runaways, Chrissie Hynde e Deborah Harry todas no chinelo.
A filha do Big Daddy era a grande super-heroína de Kick-Ass, cheia de atitude que era capaz de garantir, sempre com uma tiradinha sarcástica na ponta da língua e disposta a deitar a porrada diante de qualquer comportamento atravessado, não há personagem feminina mais foda e mais roqueira que a pequena vigilante.

5: O Coringa (Batman, Batman: Cavaleiro das Trevas, Batman: A Série Animada, games Batman Arkham, quadrinhos DC)


O príncipe palhaço do crime, nêmese definitiva do Batman teve muitas encarnações ao longo de sua longa carreira criminosa. Nenhuma é mais rock'n roll que o agente do caos, um senhor do crime com nenhuma ganância exceto ver o circo pegar fogo. O palhaço assustador criado por Heath Ledger em Cavaleiro das Trevas e gerado por pixels e a interpretação inspirada de Mark Hammil na brilhante série de games Arkham tem uma atitude de vilão do Rock de fazer Alice Cooper se roer de inveja, e sua figura colorida e espalhafatosa representa no sombrio mundo do Batman o mesmo sopro de cor do glam na cena do rock britânico setentista.

4: Ezio Auditore da Firenze (Assassin's Creed II, Assassin's Creed: Brotherhood, Assassin's Creed Revelations)


Durante um bom tempo Altaïr Ibn La Ahad foi meu assassino favorito na série dos homens e mulheres que operam nas sombras para servir à luz. Isso durou apenas até Assassin's Creed Brotherhood, quando Ezio Auditore se tornava um personagem muito mais interessante e profundo que Altaïr tivera tempo de ser.
Mais do que isso, Ezio era um briguento e mulherengo opositor do sistema vigente. Um rebelde de carteirinha que andava pelos telhados invadindo os quartos das novinhas e tocando o horror nos templários e seu abjeto status quo. Quando alcançou a maturidade, passou a vestir preto, e fez um tour pela Europa espalhando sua mensagem.
Rock on, Ezio. Rock on...

3: Morpheus do Sonhar (série de quadrinhos Sandman)


O melancólico e irascível senhor dos sonhos criado por Neil Gaiman para o selo Vertigo da DC no final dos anos oitenta é um tremendo rockstar. O visual gótico com as roupas pretas, a pele pálida e os cabelos longos, mais o jeitão blasé de quem acha o mundo todo muito enfadonho são todos crachás de roqueiro.
Mais do que isso, Morpheus é rancoroso, vive em um palácio repleto de criados peculiares, salas lisérgicas, teve um sem número de amantes e várias esposas, uma briga duradoura com o filho que é músico, enfim, ele é praticamente Ozzy Osborne, mas muito mais cool e sem as seqüelas.


2: Eric Draven (O Corvo, quadrinho, O Corvo, filme)


O espírito do Corvo escolheu dar uma chance a Eric Draven para vingar a morte brutal de sua amada esposa e a sua própria nas mãos de uma gangue de criminosos. Draven era músico antes de morrer e voltar à vida nas asas do Corvo, mas foi nessa segunda encarnação que ele alcançou a definição de um visual roqueiro. A blusa preta justa, o sobretudo de couro negro, os cabelos longos desalinhados e a pintura facial branca com batom preto são tenebrosamente rock'n roll, baby.
Somando-se a isso o climão pesado do quadrinho de James O'barr e da adaptação de Alex Proyas e temos aí um peso pesadíssimo com a medalha de prata.

1: Homem de Ferro (Marvel Comics e Universo Cinemático Marvel)


É até engraçado pensar que antes do longa estrelado por Robert Downey Jr. em 2008, o Homem de Ferro era um personagem relativamente escanteado no universo Marvel. O "número um da segunda linha", conforme John Byrne o definiu em uma entrevista.
Foi o carisma de Downey Jr. e a direção esperta de Jon Favreau que se mesclaram a ideia geral do Vingador Dourado e criaram um fenômeno pop
O Homem de Ferro tinha tido seus grandes momentos nos gibis, incluindo aí uma ótima saga onde enfrentava o alcoolismo (quer coisa mais rock'n roll?), mas foi no cinema que o Homem de Ferro se tornou O Rockstar da cultura nerd.
A atitude repleta de problemas com a autoridade, o modo auto-destrutivo de se comportar, o estilo mulherengo e bon vivant, o amor pelo espetáculo e pela ribalta que o levam a assumir sua identidade secreta publicamente porque ele precisa que o público saiba que ele é o Homem de Ferro, isso sem contar a trilha sonora recheada de AC/DC e Black Sabbath, mais o traje de metal pesado e pronto. Tony Stark, o Homem de Ferro ocupa o posto mais alto do pódio nessa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário