Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Celeuma Besta


Vem rolando ao longo dos últimos dias uma celeuma na internet.
Como a maioria das celeumas da internet é algo absolutamente sem importância que ganhou proporção nas pontas dos dedos de uma geração que vive pra redes sociais e nada além disso.
De qualquer forma, o ponto de discórdia atual diz respeito ao novo filme do Homem-Aranha, Spider-Man: Homecoming, que estréia no ano que vem.
Uma suposta lista vazada de personagens do longa deu conta de que a cantora e atriz Zendaya Coleman seria a Mary Jane no filme do herói.
A despeito de uma lista semelhante jurar de pés juntos que Jena Malone interpretaria a Oráculo em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, e já ter sido divulgado que Zendaya interpretaria uma personagem chamada Michelle, que poderia aludir à personagem dos quadrinhos Michelle Rodriguez, muita gente chiou.
A Internet virou um vespeiro de gente maldizendo a produção e condenando o filme a nascer morto por tal heresia.
O griteiro foi tão grande que Stan Lee, criador da personagem e James Gunn, diretor e roteirista de Guardiões da Galáxia foram às redes sociais defender a atriz a despeito de a Marvel não ter admitido que personagem Zendaya vive no filme.
Stan Lee disse que se a jovem é uma boa atriz, então está tudo resolvido, enquanto James Gunn foi mais longe.
O cineasta disse que, se a única coisa memorável a respeito de uma personagem é a cor de seu cabelo, então esse deve ser um personagem muito chato.
Eu concordo em partes com Gunn.
Conforme eu escrevi quando Jamie Foxx foi escalado para o papel de Electro em O Espetacular Homem-Aranha 2, eu não vejo a etnia de um ator como um empecilho, embora essa seja uma modinha que eu não veja com bons olhos.
E eu repito o que disse à época: E se fosse o oposto, e mudassem a etnia de um personagem negro?
Se escalassem um ator branco para interpretar Alex Cross, Othelo, ou Luke Cage?
Obviamente que um personagem é muito mais do que a cor de seus cabelos ou de sua pele. Nós vimos Michael B. Jordan fazer um Tocha Humana perfeitamente reconhecível em Quarteto Fant4stico, e que provavelmente teria sido muito bacana em um filme melhor, ainda assim a caracterização de um personagem é importante, outrossim porque é que Dave Bautista e Zoë Saldaña estavam pintados de verde em Guardiões da Galáxia? Porque é que Chris Evans e Henry Cavill malham feito alucinados pra viver Capitão América e Superman? Porque é que o falecido Phillip Seymour Hoffman jamais foi cotado para interpretar o Batman? Por que Robert Downey Jr. cultivou um cavanhaque em Homem de Ferro e Hugh Jackman as costeletas do Wolverine? Porque é que Mark Ruffalo usa aquele infame traje de captura de movimento em Os Vingadores?
A caracterização importa...
Eu não conheço as habilidades dramáticas de Zendaya. Nunca vi nada com ela. Mas vendo suas fotos no set de filmagens, ela não tem nada de Mary Jane, a party girl espevitada e namoradeira que foi a ponta menos preferida de um longevo triângulo amoroso com Peter e Gwen e que brilhava em passarelas e novelas.
Não tem nada a ver com a cor da pele ou dos cabelos dela, que é muito bonita e poderia ser uma Mary Jane muito apaixonante, com a caracterização certa:


Ainda assim, eu acredito que Zendaya não deverá interpretar a MJ por um motivo que vai muito além da etnia da atriz ou da personagem:
Segundo Kevin Feige, a jornada desse novo Homem-Aranha será de crescimento e amadurecimento, e uma das mais duras lições que aprendemos conforme ficamos mais velhos é a de que a imensa maioria de nós, simplesmente não termina com seu primeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário