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segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Resenha Série: Watchmen, Temporada 1, episódio 4: If You Don't Like My Story, Write Your Own


Até aqui Watchmen havia tido dois episódios interessantes e um episódio muito bom, esse quarto capítulo, If You Don't Like My Story, Write Your Own é o primeiro episódio da série que de regular não passa.
Os tropeços do episódio não chegam a torná-lo ruim, mas é difícil não assistir aos cinquenta e dois minutos sem que a palavra filler venha à mente.
Quase tudo o que aconteceu nesse episódio parece preâmbulo para coisas por vir, e, ainda que os desdobramentos possam ser legais pra cacete, o caminho é um pouco aborrecido.
O episódio abre com uma montagem retratando a rotina simples de um casal de fazendeiros que, no meio da noite, são despertados pela visita da misteriosa trilionária vietnamita Lady Trieu (Hong Chau).
Trieu aparentemente é um tipo de personalidade, pois ao invés de ignorar a estranha na porta de sua casa na madrugada o casal a convida para entrar e as coisas tomam rumos estranhos.
Trieu quer a casa do casal e os quarenta acres de terra sobre os quais ela está. E quer agora. Para obter o que deseja, a ricaça oferece aos dois, mais do que dinheiro, mas legado. Trieu sabe que o casal vem tentando engravidar há anos sem sucesso, e oferece a eles um filho biológico, nascido da ciência clínico-farmacológica que fez a fortuna de Trieu, mais cinco milhões de dólares "para despesas", e assim que um acordo é alcançado e um contrato assinado, um tremor se faz sentir e algo cai do céu na propriedade. Algo que pertence a Lady Trieu.
Enquanto isso, após ser meio escanteada na semana passada, Angela está de volta à linha de frente nesse capítulo. Ela ainda está tentando entender ao certo qual é o lance com o misterioso avô que ela não sabia que existia. O que a leva ao Centro Cultural onde ela descobre um pouco mais a respeito de Will e de seus bisavós, cujo fim fatídico nós conhecemos no primeiro episódio da série.
Enquanto Angela fazia essas pequenas descobertas, seu carro era jogado do céu bem na frente de Laurie Blake, que estava, ora vejam, bem na frente do Centro Cultural de Tulsa.
Laurie, por sinal, está bem `{a vontade na cidade. Ela se alojou no escritório de Judd, tomou a liberdade de colher impressões digitais do carro demolido de Angela, e descobriu as impressões do avô misterioso, um homem de mais de cem anos de idade chamado Will Reeves que foi policial em Nova York dirante as décadas de 1940 e 50. O que Laurie não encontrou no carro de Angela foi o frasco de comprimidos que Will deixou no porta-luvas, e que Angela deixa com Wade/Looking Glass junto com o traje da Klan/Kavalaria que ela encontrou no armário de Judd.
Angela não confia em Laurie, e quer que os eventos da noite da morte de Judd permaneçam desconhecidos para a agente do FBI, mas seu plano de cobrir seus rastros esbarra na presença de um misterioso vigilante mascarado quando ela dava fim ao processo. O sujeito, um magricela vestido com um colante prateado é mais uma dessas coisas esquisitas que, volta e meia a série coloca em seus episódios, e o nome que Red Scare dá ao sujeito "Lube Man", baseado em suas habilidades, é provavelmente o ponto mais alto do capítulo junto com a conversa entre Sister Night e Lady Trieu no Relógio do Milênio, a imensa construção que a trilionária erigiu em Tulsa, e pra onde as investigações sobre o carro de Angela e a morte de Judd levam Laurie, Petey e a nossa freira/policial/vigilante.
Na sequência descobrimos que Trieu e Will estão tramando algo juntos, e que, o que quer que seja, acontecerá em três dias.
E, enquanto isso, no (que eu imaginava ser o País de Gales, mas pode ser qualquer coisa) confinamento de Adrian Veidt, nós temos o que talvez seja o mais estranho dos interlúdios de Ozymandias, onde o vemos pescando fetos mutantes de um lago como se fossem camarões. Ele coloca aqueles monstrinhos em um tipo de microondas enquanto come bolo, e eles crescem para se tornar os mais recentes Sr. Phillips e Srta. Crookshanks, após ele ter tido um problema com os anteriores.
Os dois servos, então, ajudam Adrian com sua experiência usando a catapulta que ele vinha montando, o que nos dá uma nova perspectiva sobre sua localização, e a natureza de sua presença lá. Adrian não se exilou, mas foi aprisionado, segundo ele diz, há quatro anos (O que leva à teoria da internet de que cada uma das aparições de Veidt na série ocorre um ano após a outra), e suas estranhas experiências visam a fuga de seu claustro...
Preparando terreno para o futuro pegando com força no viés de herança e legado em todas as suas linhas narrativas. Das motivações e traumas de Laurie Blake ao conflito de Adrian com suas criaturas, e especialmente as relações sanguíneas entre Angela e Will, e até os planos de Trieu, quaisquer que sejam, If You Don't Like My Story, Write Your Own é um episódio menor de Watchmen tanto porque não se sustenta sozinho quanto por não ter quase nada da divertida histeria do capítulo anterior, ainda assim, dependendo do que vier pela frente, ele pode se justificar.

"-Puta merda. Esse é Adrian Veidt? Por que vocês fizeram ele tão velho?
-Na minha cultura nós veneramos a velhice.
-Bom, aqui é a América, coração, e ele tá uma merda."

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