Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Brasileirão 2009


Rodada final do Brasileirão 2009, após um certame irregular, Inter e Flamengo, chegam á última rodada como maiores postulantes ao título seguidos de Palmeiras e São Paulo, deveria ser uma rodada emocionante, como foi a antepenúltima e como deveria ter sido a penúltima, mas não será.
Dois dos principais jogos dessa última rodada são entre Internacional e Santo André, no Beira-Rio, e Flamengo e Grêmio no Maracanã, para que o Flamengo, atual líder, não confirme o título, o Internacional deve vencer o Santo André no Beira-Rio, e o Grêmio precisa pontuar contra o rubro-negro.
Eis que o Grêmio, com imenso holofote da mídia, em especial da mídia deste velho pago, alardeia, aos quatro ventos, que poderá, ou não, entregar o jogo para o Flamengo (como já suspeita-se, tenha feito o Corinthians uma rodada antes), visando prejudicar o arqui-rival Internacional. Atletas dão entrevistas com meios sorrisos dizendo o que farão ou deixarão de fazer, torcedores erguem bandeiras e entoam cânticos do adversário da última rodada, abrem web sites e fazem campanhas imaginárias unindo seu escudo ao do Flamengo evocando uma suposta facilitação do Inter contra o São Paulo um ano antes enquanto os seus dirigentes parecem não saber o que fazer, ora armados com a falácia que os caracteriza, ora com o silêncio constrangido de quem não sabe o que fazer com a atenção súbita.
Bem, como torcedor do Internacional, me outorgo o direito de facilitar para os dirigentes, para os atletas e para a torcida do co-irmão:
Eu não quero a ajuda de vocês. Eu prefiro mandar tudo lá pra casa do Capita e afundar nas sombrias raias da segunda-divisão, que o grêmio tão bem conhece, do que depender do Grêmio para erguer uma taça. Eu não quero uma mancha azul maculando um troféu durante uma volta olímpica em vermelho, então entreguem, entreguem como fizeram em 1967 e em 1996.
Digo mais, o Grêmio se traveste de malícia e meias palavras mas esquece-se de um pequeno detalhe:
Nem que quisesse e jogasse com todas as suas forças, como se disputasse uma final de Copa do Mundo ou lutasse pelo proverbial "prato de comida" poderia fazer frente ao Flamengo, pelo simples e inegável fato de que o Grêmio é um time ruim. Um time limitado. Um time tecnicamente pobre que se escora nas defesas de um goleiro que é o único fora-de-série da empobrecida esquadra tricolor.
A diretoria, os jogadores, a torcida podem falar o que quiserem em seu deslumbramento pela atenção da mídia, mas isso não passa, justamente, de deslumbramento pelos holofotes em uma equipe que desde a formação foi nada além de coadjuvante e que subitamente convive com a ilusão de decidir um título.
Então, façam como preferirem, e, por favor, tenham a decência de fazer em silêncio, pois não é o Grêmio quem tira um título do Inter, o Inter perdeu seu título por seus próprios equívocos, e quando ganhar, será por seus próprios méritos como foram todos ao longo desta gloriosa e imaculada história centenária.
Saudações Coloradas.

"Vamo, vamo, Meu Inter, eu te quero e te preciso, nunca paro de cantar, tu és meu melhor amigo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário