Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Medo?


Foi publicado na mais recente edição da respeitada revista científica Nature, um estudo realizado por cientistas norte-americanos que mostrava ser possível, através de métodos de sugestão, acabar com o medo de seres humanos, substituindo más lembranças por outras, boas.

A técnica foi usada para sanar um cenário bastante específico, induzir nas pessoas testadas medo de um quadrado vermelho, que, quando olhado, gerava um choque elétrico.

Isso já havia sido testado com sucesso em animais, e agora o processo se mostra factível também em humanos, embora ainda não tenha aplicação prática, uma vez que o projeto ainda está em estágios iniciais.

Agora eu me pergunto: Será que queremos acabar com o medo?

Muitas pessoas levam meias-vidas por sentirem medo, OK, há casos de medo patológico que, de fato, fazem mal ás pessoas. Mas de modo geral? De modo geral, o medo é nosso amigo. O medo é aquele colega á quem não damos muito valor, até que ele nos dá um conselho como 'Não vá tão rápido.", "Não nade além da arrebentação.", "Cuidado com aquele sujeito.", e, olhando em perspectiva, percebemos que ele tinha razão, e que seu conselho fora valioso.

Muitas pessoas supõe que a coragem é a ausência do medo. Eu discordo diametralmente. A coragem de nada vale sem o medo. A ausência de medo é a irresponsabilidade, coragem é o dom de superar o medo, independente de o quão forte ele pode ser.

Uma pessoa corajosa sabe o quanto tem á perder, sabe o quão penoso será encarar seu temor, mas coloca na balança e percebe que tem muito a ganhar se tentar, se experimentar, se enfrentar seu medo.

Claro, no meu raciocínio mando a coragem banalizada lá pra casa do Capita. Coragem tem que trazer mais ganhos que prejuízos, coragem tem que ter um determinado custo, e uma recompensa que o supere.

O medo? O medo tem que estar lá. No final das contas, esse incompreendido, de quem jamais, em tempo algum devemos ser escravos, é o avalista de nossa coragem.

É graças á ele que sabemos o quanto ela vale.
"Não renegue o medo. Abrace a vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário