Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Invernos


O Luciano, jovem, alto, forte, subia a rua a passos lentos naquela manhã gélida de junho. Caminhava devagar pois estava adiantado para o trabalho. inha aproveitando o frio. Adorava o frio. Caminhava sentindo o ar gelado entrar pela abertura do casaco escuro e fustigar-lhe o torso.
Foi quando viu um velhinho:
Eradir, cabelos brancos, olhos fundos atrás das lentes esverdeadas de um óculos imenso, cachecol marrom enrolado no pescoço enrugado, parecia um robô, tanta roupa havia por cima do homem a impedir-lhe os movimentos caminhando no sentido oposto. O velhinho praguejava contra o frio. Amaldiçoava o inverno, reclamando baixinho, mas não baixo o suficiente, do ar congelante que lhe enrigelava os ossos.
Luciano, jovem, viril, camiseta de mangas curtas sob um casaco de lã o olhou com pouco caso. O ancião viu. Olhou para Luciano, também com pouco caso detrás do cachecol que se enrolava por sobre sua boca e nariz e serpenteava por dentro da camiseta de física que usava sob uma camiseta de mangas longas, uma camisa de flanela, um pulôver, um blusão de lã, um agasalho de moletom e uma jaqueta parka.
Ali estavam, dois representantes totalmente diferentes de uma mesma espécie. Se um deles era aquecido pela própria vitalidade, pela própria juventude, o outro, já em idade provecta, não tinha outros interesses que não fossem manter-se quente e reclamar.
Eram diferentes em tudo. Visão política (Um liberal, o outro, conservador.), time de futebol (Um colorado, o outro, gremista.), gosto pra filmes (J. J. Abrams, Hitchcock), pra músicas (Radiohead, Chico Alves), prato preferido (Xis-Bacon, mocotó.), bebida preferida (cerveja, licor de menta.), tudo.
Se olharam como devem fazer os leões quando o líder do bando percebe outro macho jovem se aproximando para desafiá-lo. Encaravam-se sérios, sisudos, quase raivosos.
Foi quando passou entre eles uma moça.
Era linda. Alta, cabelos loiros muito lisos, olhos muito azuis, quase faiscantes, vestia um casaco curto de couro, e um short jeans cavadinho sobre meias de lã que envolviam-lhe as pernas quilométricas terminando dentro de botas de caubói.
Ela passou entre os dois, e ambos olharam para ela com olhos desejosos.
Luciano ergueu os olhos a tempo de perceber que Eradir olhara para o mesmo lugar que ele.
Ergueram as sombrancelhas e baixaram os cantos da boca em sinal de admiração.
-Ô lá em casa! - Disse Luciano.
-Benzadeus! - Disse Eradir.
Há coisas que os homens têm em comum, que nem o passar de todos os invernos muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário