Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conhecimento Prévio


Se a Juliana soubesse, quando conheceu o Genaro, que ele iria se tornar um xaropão de marca maior na velhice, não teria, jamais, aceitado o convite dele pra dançar na reunião dançante na casa da Ana Carolina naquele dia de primavera de mil novecentos e noventa e um. Ela jamais teria dançado ao som de Donna, de Ritchie Valens, nem teriam ido assistir à uma peça no teatro da Assembléia Legislativa no dia seguinte.
A Juliana não teria, acidentalmente-de-propósito tocado na mão de Genaro nas poltronas vermelho-escuras do teatro, e eles não teriam bebido uma guaraná Fruki 600 Ml em casco de cerveja, dividindo o mesmo canudo.
Se a Juliana soubesse que o Genaro iria se tornar um sujeito e chato, um resmungão que parecia detestar todo mundo, ela jamais teria ido com ele assistir A Bela e a Fera. Nem teria deixado ele pegar pipocas do do pacote que ela segurou no colo, junto ao peito, nem teria segurado com firmeza a sua mão na hora em que o Gaston apunhalou a Fera nas costelas.
Se a Juliana soubesse que o Genaro seria um ateu misantrópico e intransigente depois de adulto, ela jamais teria dividido com ele as suas memórias infância, nem os melhores anos de sua adolescência, e nem a flor de sua jovem vida adulta. Ela não teria chorado com ele, nem rido às gargalhadas com ele. Não teria passado por perrengues enem crescido junto com ele.
Se a Juliana soubesse que o Genaro não iria mudar com os anos, e que ele se tornaria a aparente vítima de uma maldição que o prendeu no final da adolescência por toda a vida ela jamais teria lhe dado de presente um livro de Star Wars. Ela não teria assistido à ficções científicas com ele, não teria jogado video game com ele, ou o ajudado a organizar seus brinquedos e nem a colocar seus gibis e DVDs em ordem alfabética.
Se a Juliana soubesse que o Genaro seria um marido previsível, um genro fujão e um ser anti-social para com toda a família dela, ela jamais teria dito "sim" quando ele se ajoelhou na frente dela com a caixa do anel nas mãos. Ela não teria perdido o fôlego em antecipação quando caminhava pela nave em direção ao altar onde ele a esperava com um sabre de luz de plástico pendurado na cintura sob o olhar desaprovador do padre que ele desprezava. Ela jamais teria usado o biquíni dourado que ele comprou pra ela na lua-de-mel, ou cogitado Luke e Léia como nomes para os filhos.
Se a Juliana soubesse de tudo isso, ela não teria passado a vida ao lado do Genaro, não teria sido sua amiga, namorada, esposa, nem a mãe dos seus filhos.
O mais estranho é a Juliana agradecer aos céus por não ter ficado sabendo de nada disso préviamente.
Vá entender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário