Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Top 10 Cinema: 2011




Mais um ano se encaminha a passos largos rumo ao fim, e, como é de hábito, o cinema foi uma das boas coisas que aconteceram no ano. Não posso fechar mais um ciclo miserento de 365 dias sem publicar na Casa do Capita o infâme Top 10, com os melhores filmes de 2011.
Lembrando, mais uma vez, apenas filmes que tenham sido lançados no Brasil ao longo do ano em cinema, DVD, BR disc ou na TV a cabo, e, claro, que eu tenha assistido. Isso exclui potenciais estrelas como Amor a Toda a Prova e Um Conto Chinês, que, infelizmente, não deu pra eu assistir. Vamos, então, aos dez eleitos do ano:

10° - Missão Madrinha de Casamento

Confesso que relutei um pouco em colocar a comédia de Kirsten Wiig, Paul Feig e Judd Apatow na lista. Houveram bons filmes "sérios" que poderiam estar aqui, mas achei que a comédia que mais me arrancou risadas nesse ano merecia figurar na lista.
No filme vemos como Annie (Wiig) perde as estribeiras enquanto tenta conciliar o fracasso de sua vida afetiva e profissional com a missão de organizar a despedida de solteira e a festa de casamento da melhor amiga Lillian (Maya Rudolph), que está sendo seduzida pelo bom-gosto e graça de Helen (Rose Byrne), esposa do chefe do noivo que a adota como protegida e tenta puxar o tapete da protagonista.
Os momentos constrangedores (o chilique de Annie no Chá de Panela organizado por Helen é de deixar o espectador sem ar.), o elenco de apoio ótimo e a subversão de algumas das convenções mais chatas das comédias românticas garantem o espaço ds Damas de Honra na lista.

9° - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma

Ethan Hunt (Tom Cruise) volta às telonas na quarta aventura da franquia para limpar o nome da MIF após sua equipe ser acusada de uma explosão no Kremlin.
Preso a uma equipe que não selecionou, Hunt precisa encontrar o verdadeiro autor do atentado e impedir que ele dispare uma ogiva nuclear contra os EUA dando início à Terceira Guerra Mundial, tudo isso sem o apoio financeiro logístico e técnico da IMF.
O diretor Brad Bird acaba com o show de um homem só de Tom Cruise, tornando todos os agentes da equipe essenciais ao sucesso da missão. Além disso, acrescenta um pouco de humor à franquia, garantindo que M:I não incorra no erro de se levar a sério demais, o que poderia ser trágico para um filme que transita no limiar do absurdo, e entrega um dos melhores exemplares do cinemão de ação do ano.

8° - Contra o Tempo

A ficção científica de Duncan Jones não chega a ser um filme acima de críticas, pelo contrário, pequenas incongruências no roteiro podem até incomodar físicos especialistas na teoria das super cordas e jogadores de Assassin's Creed, além de um ou outro furo que pode perturbar ao espectador mais atento. Porém não se pode fechar os olhos para as qualidades do longa, onde o capitão Colter Stevens (Jake Gyllenhaal) é forçado a reviver uma devastadora explosão de um trem de passageiros nos arredores de Chicago até descobrir uma pista que leve até o terrorista responsável pela tragédia.
Ao mesmo tempo Stevens tenta entender como chegou até a cápsula onde recebe as orientações da oficial Goodwin (Vera Farmiga), porém, a reposta pode ser terrível.
Evocando características de clássicos como O Feitiço do Tempo e RoboCop, Contra o Tempo é um thriller de ficção científica dos mais competentes, deixando a gente na ponta da cadeira e roendo as unhas em vários momentos.

7° - Um Novo Despertar

Jodie Foster e Mel Gibson se juntaram novamente após o divertido Maverick pra contar a desventura de Walter Black, executivo madíocre e homem em profunda depressão que, após uma tentativa frustrada de suicídio encontra uma nova forma de viver através do fantoche de castor que encontra numa lixeira.
Contando ainda com Anton Yelchin e Jennifer Lawrence o longa dirigido por Foster narra com leveza e tranquilidade o momento mais atribulado da vida dos personagens sem tomar partido, e usando o show de atuação de Gibson e Yelchin para contar uma bonita história de busca por redenção.

6° - Super 8

Foi como se eu entrasse em um De'Lorean e voltasse à década de 80, quando os filmes da Amblin enchiam meus olhos de espetáculo e minha mente infantil de ideias fabulosas para brincadeiras que durariam a semana inteira.
Foi essa a sensação que tive ao assistir a joint venture de J. J. Abrams e Steven Spielberg ressucitando os filmes de temática e elenco infanto-juvenil do porte de Os Goonies, Os Heróis Não Têm Idade e Conta Comigo.
Os piás de Super 8, que ao fazer um filme caseiro de zumbis esbarram com um visitante de outro mundo após um (espetacular)acidente de trem, tinha todos os elementos que me fizeram ser um guri sonhador na infância. A aventura, a tensão, a comédia e as descobertas do amor, do afeto e da coragem.
ótimo elenco infantil despertando o fedelho faceiro que vive dentro de cada um de nós.

5° - Meia-Noite em Paris

Difícil não se encantar com a fábula de Woddy Allen e seu Gil Pendler(Owen Wilson), que viaja à Cidade Luz dos anos vinte para conhecer seus ídolos e aprender que inadequação e insegurança não são fenômenos intrínsecos ao século XXI enquanto o diretor monta uma ode à toda a forma de arte.
O elencão de primeira, a história surreal de um homem que não se sentia confortável no seu próprio tempo, o cenário magnífico da capital francesa e a direção sempre competente de Allen se juntam e formam o filme mais doce do ano, e, melhor, que ainda tem suas pontadas de acidez pra evitar o coma diabético.

4° - Cisne Negro

Dareen Aronofsky e seu conto sombrio e perturbador sobre a bailarina Nina (Natalie Portman, ótima) e como ela vergou sob a pressão de agradar a todos que a cercavam.
Perfeita para ser o Cisne Branco, Nina é absorvida por um buraco negro de loucura conforme tenta, a qualquer custo, se tornar o Cisne Negro.
Sem pressa Aronofsky conduz a platéia pelo labirinto que transforma a doce Nina em uma mulher perturbada e á beira da loucura.
Não bastasse tudo isso, ainda há uma cena de sexo entre Portman e Mila Kunis. Tinha como ser melhor?

3° - Bravura Indômita

Eu sei, outro filme de 2010, verdade, mas só estreou por aqui em 2011, assisti em Janeiro, fazer o quê? Não posso deixar de listar o tremendo faroeste dos irmãos Cohen na lista de melhores. Na história da menina Mattie Ross (Hailee Steinfeld, excepcional) e seu contratado, o xerife federal Reuben 'Rooster' Cogburn(Jeff Briges, soberbo) em busca de Tom Chaney, assassino do pai da garota, encontramos um fabuloso encontro entre o que há de melhor na filmografia dos Cohen, o cinismo e a irreverência a serviço da narrativa, e o que de mais glorioso existe no cinemão de western, heróis bravos e destemidos, donzelas em apuros e duelos cheios de chumbo e pólvora.

2° - X-Men - A Primeira Classe

2011 foi um ano de apostas em remakes que deram estranhamente certo. OK, X-Men - Primeira Classe não chega a ser um remake, é mais um retcon, ainda assim, está lá, sendo (re)contada a origem dos filhos do átomo da Marvel em celulóide.
Matthew Vaughn e Bryan Singer contaram como surgiu a amizade entre Charles Xavier (James MacAvoy) e Eric Lehnsherr (Michael Fassbender), e como essa amizade levou à criação dos X-Men, antes de ruir e colocar os dois mutantes mais poderosos da Terra em lados opostos na guerra de raças nos papéis de Professor X e Magneto.
Bom elenco, trama sólida, efeitos especiais competentes, e um sopro de vida pra franquia Mutante que capengou com X-3 e X-Men Origens - Wolverine.
Quando começam as aulas da Segunda Classe?

1° - Planeta dos Macacos - A Origem

Quem poderia imaginar que o melhor filme do ano seria justamente o remake de um filme que, apesar de cult e das múltiplas sequências, nem chegava a ser unanimidade?
Pois é, o diretor Rupert Wyatt contou a história de como os símios mascarados dos anos sessenta se tornaram o que eram quando Taylor pousou na Terra através de César (Andy Serkis, espetacular), o chimpanzé super inteligente que iniciou uma revolução movida a produtos químicos e fúria. Uma trama repleta de detalhes assustadoramente familiares que nos faz pensar no que acontece nos laboratórios farmacêuticos ao redor do mundo e o grande filme da temporada.

Um comentário:

  1. Planeta dos macacos, Cisne Negro e X-man primeira classe - tudo de bom, mas o resto da lista... sei não... preciso de maiores comprovações, ou mais pipoca caramelada.

    ResponderExcluir