Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Top 10 Negativo: 2011




Bons filmes surgiram nas salas de cinema desse ano, meus dez favoritos estão na lista da postagem anterior, mas, não há ano que acabe sem que haja a temida lista dos dez piores filmes dos últimos 365 dias.
Valem pra lista dos piores o mesmo critério que existe pra lista dos melhores, além disso, é preferível laurear filmes que tinham algum hype. As Crespusculetes podem ficar tranquilas, não vejo mais essas bombas, então, vampiremos, caipiras virgens e lassiesomens estão fora da lista.
Vejamos, pois, o pior das salas de cinema no ano que vai acabar:

10° - Transformers 3 - O lado oculto da Lua

Eu adoro a série Transformers, mesmo o contestado segundo longa me agradava. Lá estava tudo o que eu queria ver, ação descerebrada e Megan Fox entre piadinhas infames. Transformers é um tremendo guilty pleasure. Mesmo esse terceiro capítulo tem seu valor, entretanto não deu pra aliviar o lado do povo de Cybertron. A terceira inclusão dos comandados de Optimus Prime ao cinema é um samba do robô gigante doido repleto de equívocos e que só não é perda total por que os robôs gigantes são perfeitos e a pancadaria é extremamente qualificada.
Péssimo roteiro, clichês pró-militarização, grandes atores relegados a pontas de luxo, e SEM MEGAN FOX????!!!!!
Não, Michael Bay, aí já é forçar a amizade.

9° - As Viagens de Gulliver

Jack Black é um dos sujeitos mais engraçados do cinema contemporâneo, mas nem ele salva essa equivocada adaptação do romance de Jonathan Swift. Na modernização da história Lemuel Gulliver vira um jornalista frustrado que só quer saber de impressionar a chefe, ele viaja ao Triangulo das Bermudas e pronto, acorda na areia sendo amarrado pelos Lilliputianos.
Cheio de trocadilhos sem graça a respeito de tamanho, com efeitos visuais capengas e trama bobinha, As Viagens de Gulliver não vale nem o dinheiro da locação.
Você estava melhor em Os Muppets, Jack.

8° - Caça as Bruxas

Nicolas Cage está falido. Ele levou um golpe milionário do contador e a sua situação ficou tão apertada que ele teve até que vender parte de sua coleção de gibis. Quem coleciona gibis sabe o tipo de dor que Nick sentiu tendo que fazer isso.
Pior do que vender sua coleção de gibis foi ser obrigado a aceitar qualquer proposta de emprego. Só isso explica coisas como Caça as Bruxas. Medonha mistura de gêneros onde Cage é um cavaleiro cruzado desertor que junto com seu companheiro Felton (O Hellboy Ron Pearlman) é coagido a escoltar uma menina acusada de bruxaria até um mosteiro onde será julgada.
Efeitos especiais medonhos, trama xaropona, e bom elenco subaproveitado escorraçam esse filme pro rodapé da filmografia de Nick.

7° - Esposa de Mentirinha

O que há de errado com esse filme em uma palavra?
Adam.
Em duas?
Adam Sandler.
O comediante não aprendeu nada em Tá Rindo do Quê, segue caminhando no rastro do seu personagem no filme de Judd Appatow e fazendo pseudocomédias medonhas e entregando qualquer resquício de decência em troca de suas mansões, carrões e o que quer mais que seja onde Sandler gasta sua grana.
Esposa de Mentirinha tem um dos piores plots dos filmes de Sandler, e estamos falando do sujeito que protagonizou Little Nick e A Herança de Mr. Deeds.
Pra piorar?
Ele tem um público muito fiel.

6° - A Árvore da Vida

Quem gostou do filme disse que quem não gostou não entendeu a genialidade da obra. Quem gostou disse que é um filme sobre a transitoriedade da vida e a dificuldade de se compreender o ato de estar vivo. Que desde a cena com o Big Bang Terrence Mallick mostra toda a sua capacidade de filmar a narrativa à sua maneira, e que os personagens á deriva na tela estão sugerindo à audiência uma pergunta:
Qual o sentido da vida?
Bueno, eu garanto que não é ver essa bomba. A fita pretenciosa, arrastada e pedante do bissexto Malick dura pouco mais de duas horas, mas parecem ser seis.
Nada acontece. Brad Pitt faz cara de Marlon Brando, Sean Penn faz cara de coitado, e quando tu pensa que vai acontecer algo, não acontece nada.
Mallick faz um filme a cada duzentos anos pra garantir que a gente esqueça como o último foi chato e faça a bobagem de lhe dar mais uma chance.

5° - Fúria Sobre Rodas

Nicolas Cage está falido. Ele levou um golpe milionário do contador e a sua situação ficou tão apertada que ele teve até que vender parte de sua coleção de gibis. Quem coleciona gibis sabe o tipo de dor que Nick sentiu tendo que fazer isso.
Pior do que vender sua coleção de gibis foi ser obrigado a aceitar qualquer proposta de emprego. Só isso explica coisas como Fúria Sobre Rodas.
Esse horroroso filme de aventura na estrada misturado com terror não encontra o tom em momento algum, a ação é mal feita, os personagens rasos, e a trama completamente sem sentido.
De bom só as pernocas da Amber Heard e a trilha sonora, cheia de boas músicas.
Esse nem na TV a cabo.

4° - O Turista

Angelina Jolie é extremamente sexy e já provou ser talentosa em mais de uma oportunidade. Johnny Depp viu sua carreira dar uma guinada após Piratas do Caribe, e de ator cult amiguinho de Tim Burton se transformou (merecidamente, ou não)em astro de primeira grandeza de Hollywood.
A união dos dois na tela só podia dar em um bom filme, certo?
Errado.
O Turista é previsível, chato e implausível. É totalmente idiota, cheio de clichês xaropões e a Angelina Jolie tem mais química comigo do que tem com Depp.

3° - Sucker Punch - O Mundo Surreal

Zach Snyder tentou alguma coisa aqui que não deu certo... Não foi o elenco, o time de gracinhas vestidas de colegiais armaduradas encabeçado por Emily Browning e Abbie Cornish funciona. As sequências de ação idem. Os efeitos especiais estilo "previsão do tempo" estão OK. O que está errado...? Talvez o fato de que cada uma das sequências de ação do longa parece uma versão reciclada de algum outro sucesso do cinema?
Ou o fato de o elenco de apoio, com alguns nomes reconhecíveis não ser aprovetado de maneira apropriada?
Ah... Já sei... Que tal o fato de o filme não fazer o menor sentido, e nem sequer disfarçar?
É... Pode ser por aí.

2° - Cowboys & Aliens

Parecia sonho de nerd, James Bond, Indiana Jones, Olivia Wilde, uma história de ficção científica passada no velho oeste, com vaqueiros e índios enfrentando alienígenas, tudo isso na mão de Jon Favreau, que realizou os divertidos filmes do Homem-de-Ferro.
Mas, o que era uma premissa curiosa e com potencial acabou num filme que até começa interessante, mas que descamba justamente quando acrescenta os aliens ao coquetel de mocinhos e bandidos que se desenhava no início do longa.
Cheio de reviravoltas inúteis e prejudicado por algumas ideias cretinas, Cowboys $ Aliens prometeu muito, e cumpriu quase nada.
Tremendo desperdício de potencial.

1° - Lanterna Verde

Esse ano não teve pra ninguém, Ryan Reynolds e Martin Campbell conseguiram mostrar que a Warner só acerta, mesmo, é com o Batman, ao esculachar o Lanterna Verde. O longa até tem seus pontos positivos, Mark Strong no papel de Sinestro, Geoffrey Rush como Tomar-Re e Michael Clarke Duncan como Kilowog e todo o núcleo de Oa são interessantes e mereciam mais tempo em cena. O problema, mesmo, foi o elenco humano, perdido e subaproveitado em um roteiro que, na ânsia de mostrar tudo o que o Lanterna podia ser, não mostrou nada a contento, e transformou o herói esmeralda em um naufrágio de bilheteria.
Bem-feito.

Um comentário: