Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Top 10 Cinema: Uniformes (E caracterizações) de Personagens de Quadrinhos 2

Algum tempo atrás elenquei os meus uniformes favoritos de heroínas e vilãs dos quadrinhos traduzidos ao cinema e à TV. Aceitando a sugestão (Ou raivosa recriminação) de uma leitora do blog, resolvi fazer mais um dos infames Top-10 Casa do Capita, com os melhores trajes masculinos de heróis dos gibis traduzidos para cinema e TV.
Já peço desculpas por (obviamente) não fazer essa lista com a mesma empolgação que tive ao conceber a sua co-irmã (Sorry, Didi.). Bora lá:


10 - Rorschach (Watchmen, 2009)
O herói de moral ilibada e estabilidade mental discutível de Watchmen ganhou a carranca e a voz rascante do talentoso Jackie Earle Haley no filme de Zack Snyder. Entretanto, em filmes baseados em quadrinhos mais do que em qualquer outro tipo, o hábito tem grande peso sobre o monge. O figurino de Rorschach, composto de um surrado sobretudo e um chapéu sobre a máscara com as manchas dançantes foi o mais fiel à sua contraparte em quadrinhos no longa metragem, e ajudou Haley e seu Walter Kovaks a se tornar o dono de Watchmen.


9 - Eric Draven (O Corvo, 1994)
O roqueiro que voltava da morte com a ajuda d'O Corvo na elegante e sombria adaptação de Alex Proyas à história em quadrinhos de James O'barr usava um traje ligeiramente diferente do gibi. As diferenças porém, apenas acrescentaram na caracterização de Brandon Lee no último papel de sua vida. A roupa negra e o sobretudo de couro com a maquiagem branca e preta fizeram de Lee a aparição que assombrou os executores de sua amada numa das melhores adaptações de gibis que o cinema conheceu.


8 - Hellboy (Hellboy, 2004)
O demônio Anung Un-Rama invocado pelos nazistas durante um ritual e criado com afeto pelo professor Bruttenholm para se tornar um herói foi vivido com mérito por Ron Pearlman no cinema. Em grande parte graças à maquiagem criada pelo papa Rick Baker que transformou o ator feioso na versão em carne e osso da criação de Mike Mignola, e que se fundiu ao traje com o casaco estilo militar e as calças de couro gerando a ótima tradução ao celulóide do herói demoníaco das HQs.


7 - Senhor Fantástico e Tocha Humana (Quarteto Fantástico, 2005)
Reed Richards e Johnny Storm usaram trajes simples, estilosos e bem fiéis aos originais no filme de Tim Story. O colante peça única sobre os músculos falsos davam um visual com a maior cara de herói de gibi aos atores Ioan Gruffud e Chris Evans, e embora eles não recheassem suas fantasias com a mesma graça de Jessica Alba(por razões óbvias), o resultado final era bem bacana.


6 - Lanterna Verde (Lanterna Verde, 2011)
Se existia alguma boa ideia em Lanterna Verde há boas chances de ter sido o uniforme gerado digitalmente. Nos quadrinhos o traje dos Lanternas é uma manifestação do poder do anel, nada mais justo do que criá-lo da mesma forma que as outras projeções da criação dos Guardiões de Oa. Na tela o uniforme ficou orgânico e vivo, com um visual de fibra muscular entrecortado pelo brilho do anel, muito maneiro, pena que esqueceram de escrever um bom roteiro pro filme.


5 - Capitão América (Capitão América - O Primeiro Vingador, 2011)
Mais tenebroso do que a escolha de Chris Evans para o papel do herói bandeiroso só a paleta de cores em seu uniforme nas primeiras fotos do longa que chegaram à internet. Foi apenas uma impressão equivocada, claro. Tanto Evans fez um bom trabalho na pele de Steve Rogers quanto após o tapa esperto do cinematógrafo Shelly Johnson, as cores do traje ficaram bem bonitas, e o uniforme em si, muito bacana. Dando função à coisas como as listras vermelhas no abdôme, e emprestando um visual de capacete da segunda guerra à máscara o traje conseguiu ser totalmente diferente do original, mas fiel o bastante.


4 - Demolidor (Demolidor, 2003)
O bom filme do herói cego de Hell's Kitchen pode ter sofrido na mão da tesoura da Fox, mas o traje de couro envergado por Ben Affleck no filme de Mark Steven Johnson era uma leitura bem interessante do uniforme do herói dos quadrinhos.
A fantasia de couro vermelha podia suscitar dúvidas sobre como o dêmonio da guarda podia realizar suas acrobacias usando calças tão apertadas. Ainda assim, o traje evocava o original dos gibis com competência e estilo.


3 - Homem de Ferro (Homem de Ferro, 2008)
Mark Millar e Bryan Hitch disseram que o capacete do Homem de Ferro dos gibis sempre pareceu estranho porque, para usá-lo, Tony Stark teria que "ter a cabeça do tamanho de uma laranja e sem nariz". Pelo menos foi a desculpa que deram para o visual do ferroso na versão Ultimate dos Vingadores que criaram.
Bem, Stan Winston provou que eles estavam errados. A armadura que sua empresa criou para Tony Stark no longa de 2008 é perfeita e extremamente fiel às versões mais atuais dos quadrinhos, e Downey Jr. tem a cabeça maior que uma laranja e tem nariz.


2 - Homem-Aranha (Homem-Aranha 2, 2004)
O uniforme do primeiro longa de Sam Raimi, de 2002, já era extremamente fiel, mas o traje criado pelo figurinista James Acheson para cortar despesas (Ele admitiu em entrevistas que gostava mais do traje do primeiro longa, que considerava mais bonito.) era ainda melhor.
Um capacete articulado sob a máscara permitia que víssemos o maxilar de Tobey Maguire e seus dublês se moverem quando o herói falava, os olhos tinham um formato e tamanho melhores, e as teias em alto-relevo eram mais finas, dando ao traje um visual mais ágil e leve. As variações são praticamente imperceptíveis à primeira vista, mas estão lá. O que o segundo longa é superior ao primeiro, o segundo uniforme repete com relação ao antecessor.


1 - Superman (Superman, 1978)
Confesso que estava na dúvida com relação a qual traje ficaria em qual posto. Cheguei a cogitar a fantasia de Tobey Maguire em Homem-Aranha 2 na primeira posição, até porque não tenho certeza se outro ator dentro da meia-calça azul piscina envergada por Christopher Reeve no filme de 78 teria o mesmo efeito. Mas pesou o meu embasbacamento infantil com o filme de Richard Donner.
O uniforme, extremamente simples, convenceu todo mundo de que Reeve era o Superman. Fosse pela presença do ator, fosse por não ter viadagens nem invenções estéticas discutíveis, o traje era incrivelmente fiel, e ajudou Chris Reeve a mostrar que um homem podia voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário