Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Quadrinhos: Batman - Vitória Sombria


Quer saber quando comprar um gibi na certeza absoluta de que não vai se arrepender de tê-lo comprado após a leitura?
Procure na capa pelos nomes de Jeph Loeb e Tim Sale.
Essa dupla é responsável por algumas das mais belas histórias de super-heróis da última década. Coisas como Homem-Aranha: Azul, Hulk: Cinza, Superman - As Quatro Estações e Batman - O Longo Dia das Bruxas, todos trabalhos muito acima da média, repletos de uma sensibilidade ímpar, e extremamente divertidos.
Recentemente republicada pela Panini Books, essa Batman - Vitória Sombria, um calhamaço de quase quatrocentas páginas, é meio que uma sequência direta de O Longo Dia das Bruxas.
Ela mostra o que acontece quando uma fuga em massa no Asilo Arkham (O sanatório judicial com a pior segurança do mundo...) se dá durante as investigações de uma série de homicídios de policiais ligados a Harvey Dent, o Duas Caras, e cujas pistas apontam para a possível volta do assassino Feriado.
Ao mesmo tempo conta que as famílias mafiosas de Gotham estão se vendo numa posição complicada entre a polícia, agora chefiada pelo incansável comissário James Gordon, os criminosos insanos do Arkham, e a cruzada inexorável do Cavaleiro das Trevas contra o crime em todas as suas formas.
A trama ainda mostra a complicada relação de Batman com a Mulher Gato e o mundo em geral, e os primeiros passos de Dick Grayson como o Robin.
Como toda a história fechada de Loeb, Vitória Sombria é muito boa. E já que é estrelada por um Batman que ainda não é O Batman que todos conhecem, a trama flerta com a inexperiência de um homem morcego em início de carreira, sua dificuldade de confiar em quem o cerca após a tragédia de Harvey Dent (Pela qual se considera responsável), mesmo pessoas acima de qualquer suspeita, como Jim Gordon e o Alfred, e até em uma insuspeita relação de amor e ódio com o pai, Thomas Wayne.
Os desenhos esquisitos de Tim Sale dão o seu recado com a competência habitual, compensando a falta de apuro anatômico com uma quantidade gigantesca de expressão.
Pra quem gosta de quadrinhos em geral, especialmente fãs do Batman e amantes de O Longo dia das Bruxas, é essencial.
Com 396 páginas, capa dura e miolo em papel couché, Batman - Vitória Sombria vale os 96 reais que custa, mas na Livraria Saraiva, pelo menos até semana passada saia, com desconto, por 76 mangos.

"Harvey Dent era... Meu amigo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário