Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Resenha Cinema: As Vantagens de Ser Invisível


Este ano de 2012 tem sido pródigo em relação a bons filmes. Grandes filmes como A Invenção de Hugo Cabret e O Espião Que Sabia Demais, produções espetaculosas como Os Vingadores e Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, e pequenas pérolas que surgem quase às escondidas no cinema e que mereciam ser vistas como Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo e Deus da Carnificina deram as caras pelos cineplexes da vida desde janeiro, e ainda há tempo para 007 - Operação Skyfall e O Hobbit, pra ficar só nos óbvios, o que me leva a pensar se nesse, que deve ser nosso último ano na terra de acordo com os Maias, não estamos tendo uma safra cinematográfica tão boa quanto a que tivemos em 1999...
Enfim... É de outra pequena pérola que chegou quase escondida aos cinemas e que certamente merece ser vista que vou falar.
As Vantagens de Ser Invisível, filme escrito e dirigido por Stephen Chbosky baseado em seu próprio romance, conta a história de Charlie (Logan Lerman), um adolescente de quinze anos que andou passando por maus bocados.
Charlie é um jovem traumatizado que perdeu seu melhor, e talvez único amigo, sofreu com depressão, alucinações e tentativas de suicídio. Como desgraça pouca é bobagem, Charlie ainda está prestes a começar no ensino médio, o high school americano que separa "popular kids" de "loosers" por alguns sofridos anos de segregação.
É justamente no colégio que o calouro Charlie conhece Patrick (Ezra Miller), veterano boa gente, e sua adorável meio-irmã Sam (Emma Watson), e junto com eles, passa por sua obrigatória jornada de auto-descoberta, amadurecimento e crescimento.
Não, não se preocupe.
As Vantagens de Ser Invisível não é uma dessas dramédias adolescentes xaroponas que volta e meia a gente vê na TV a cabo nem um desses filme/livros romântico adolescentes como Crepúsculo ou Jogos Vorazes ou nenhuma dessas besteiras. As Vantagens de Ser Invisível é muito mais filme, e tem muito mais trunfos.
Um desses trunfos, é justamente o fato de o diretor Stephen Chboski ser roteirista do filme, e ter escrito o livro que adapta. Ele sabe sobre o que quer falar, e se importa com os personagens, evitando que o longa se pasteurize de qualquer maneira, e isso fica claro no outro trunfo do filme: O elenco que ele escalou pra povoar seu mundo e contar sua história:
Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller.
O que poderia parecer um longa estrelado por Percy Jackson, Hermione e o psicopata adolescente de Precisamos Falar Sobre Kevin encontra nas vozes dos três talentosos protagonistas tudo o que precisa pra tocar a audiência.
Logan Lerman está excelente. Seu Charlie é um jovem perfeitamente verossímil, cheio de nuances, e dono de um silêncio que muitas vezes diz tudo.
Emma Watson está adorável. A ex-frequentadora de Hogwarts mostra uma menina cheia de bagagem ruim, maus namorados, tentando se encontrar em outros antes de si própria, e Ezra Miller... Bom, Ezra Miller é um mutante. Seu Patrick rouba todas as cenas em que aparece, tamanho seu talento e naturalidade.
As Vantagens de Ser Invisível é uma bela história de crescimento, é uma ode à adolescência e aos fugazes amores eternos pelos quais todo mundo passa nessa fase, embalada por boas canções dos anos oitenta e noventa (período mo qual o filme se passa), fruto de uma direção honesta, um roteiro apaixonado, e atuações apaixonantes.
Quem dera toda a história de amor adolescente fosse assim. Honesta. Franca. Talentosa... E livre de vampiros.

"Nós aceitamos o amor que julgamos merecer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário