Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Farol de Moralidade


Surgiu na internet, ontem, um novo pôster do aguardado (por alguns) filme do Superman, O Homem de Aço, dirigido por Zack Snyder e que estréia nos EUA em junho de 2014, e aqui no mês seguinte. No pôster, que podemos ver ali entre o título e o começo desse texto, vemos um Superman algemado andando entre militares que dão toda a pinta de o estar prendendo.
"Ora", tu deve estar pensando, "Mas o Superman poderia facilmente romper tais grilhões, e tanto ir embora levando chumbo dos milicos até eles estarem sem balas sem nem mesmo sentir cócegas, quanto dar uma tunda em todos eles ao mesmo tempo...". E é verdade. A força mais do que hercúlea do Superman, aliada à sua super velocidade, e sua invulnerabilidade, lhe permitiriam fazer tudo isso. Mas quem conhece o personagem além do seu (vasto) arsenal de poderes, sabe que o Superman jamais faria semelhante coisa. Simplesmente não seria um comportamento digno do Homem do Amanhã.
Certamente alguém dirá que o Último Filho de Krypton, com sua moral de escoteiro e conduta ilibada é, na verdade, um tremendo chato.
Qual o sentido de poder fazer o que quiser, e escolher, conscientemente, não fazê-lo? Por que alguém que pode salvar o mundo, que sabe como salvar o mundo, escolhe apenas ajudar e orientar quase à distância, sem jamais causar impacto verdadeiro maior do que salvar alguém aqui, ou impedir um plano de destruição global particularmente exótico, acolá?
Outros poderão se apoiar na teoria de Quentin Tarantino, exposta pelo personagem Bill, de Kill Bill volume II, de que o Superman despreza a humanidade, e usa Clark Kent para dar voz à uma crítica espinafrante ao povo de seu planeta adotivo. "Você são fracos, covardes e falhos. Eu me travisto como um de vocês, ando entre vocês com um disfarce tão ridículo que apenas a imbecilidade ímpar de sua raça torpe faz com que funcione. Eu mantenho meu verdadeiro eu à distância, para impedir que a pequenez de cada um de vocês, pessoinhas vis, acabe me afetando."... Não é lá um retrato muito simpático do primeiro dos super-heróis, mas tem seu sentido se olharmos por certo aspecto. Vou inclusive confessar que, quando comecei a idealizar esse texto, era o que eu tinha em mente:
Espinafrar a humanidade usando o Superman como símbolo do desprezo pela humanidade. Mas conforme fui despejando as letras na tela, fui me flagrando de que o Superman que eu conheço não é um sujeito intolerante e beligerante que odeia todo mundo. Tampouco um néscio que prefere não fazer diferença.
O Superman é alguém que ama a humanidade, e especialmente ao mundo, mas o faz com certa condescendência. Mais ou menos como um adulto tranquilo faria com uma criança arteira. Essa visão fica flagrante no texto de Jor-El, do filme de 1978:
"-Eles poderiam ser um grande povo, Kal-El. Desejam sê-lo. Falta-lhes apenas a luz para mostrar o caminho. Por essa razão acima de todas as outras, por sua capacidade para o bem, eu lhes envio você. Meu único filho."
O Superman não está aqui para influenciar diretamente a humanidade. Não é sua prerrogativa, como um visitante que colhe, na forma da radiação de nosso sol amarelo, os frutos de viver entre nós, dominar o mundo e impôr sua visão.
Ele é um farol de moralidade, mostrando no horizonte que há um caminho melhor, mais correto, a ser seguido.
E por isso eu acredito que a sequência do pôster, deve terminar com o Superman explicando suas razões e motivos para alguém, e então, uma vez compreendido, rompendo as algemas como poderia ter feito desde o início.
Acho que essa visão se mostra a mais acertada quando percebemos que os outros dois vieses de interpretação do Superman, são demasiado humanos. Todos nós sentimos raiva da humanidade. Todos nós desprezamos uma, mil, ou todas as pessoas da Terra.
Ao mesmo tempo, todos nós, em algum momento, poderíamos ter aquilo que mais queremos. E por A ou B, abrimos mão disso. É por isso que o Superman deve viver, não no meio termo entre uma coisa e outra. Mas acima.
É o lugar onde faróis devem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário