Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Adeus, Mr. Lee


Dia de luto para todos nós, nerds de plantão.
Christopher Lee, o Drácula preferido de oito em dez fãs, o mago Saruman, de O Senhor dos Anéis, e O Hobbit, o Conde Dookan, de Star Wars episódios II e III, faleceu no domingo, último dia 7 de junho, aos 93 anos de idade.
Nascido em 27 de maio de 1922, Lee iniciou sua carreira de ator no teatro, sendo escalado desde cedo no papel de vilões.
Formado em literatura clássica, Lee brecou a carreira no final da década de 30 para lutar na Guerra de Inverno contra os soviéticos. Sua carreira militar seguiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando serviu como oficial de inteligência na RAF.
Ao fim do conflito, pôde dedicar-se a carreira de ator, em que, embora não tenha atuado em grandes papéis, esteve presente em mais de trinta filmes. Sua carreira decolou quando uniu-se ao estúdio Hammer Films, que se tornaria uma instituição em termos de cinema de horror por mais de vinte anos. Seu primeiro papel na Hammer foi como o monstro de Frankenstein em A Maldição de Frankenstein, de 1957, seria, entretanto, no papel de outro monstro clássico que Lee encontraria o papel que o alçou ao estrelato:
O vampiro conde Drácula.
Lee interpretaria o papel em cinco produções entre 58 e 70, com grande êxito comercial.
Lee ainda interpretaria Rasputin, Sherlock Holmes, Fu Manchu,Henry Jackyll e Mr. Hyde, além de Scaramanga, o Homem da Pistola de Ouro, um dos mais famosos vilões de James Bond.
Não bastasse tudo isso, o ator ainda reencontraria o grande público já na década de 2000, quando foi (claro) vilão em duas das franquias mais famosas do cinema, O Senhor dos Anéis, e Star Wars, respectivamente como Saruman, o branco, e conde Dookan.
Além disso, firmou uma longa parceria com Tim Burton, atuando em diversos filmes do diretor, entre eles A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Sombras da Noite.
Segundo o "Telegraph", citando fontes próximas à família de Lee, o ator morreu no Hospital Chelsea e Westminster, em Londres. O artista estava se tratando havia três semanas, por conta de uma insuficiência cardíaca e respiratória. No dia 27 de maio, ele completou 93 anos no hospital.
De acordo com o site britânico, o anúncio da morte de Lee demorou a sair porque a mulher do ator, a ex-atriz e modelo dinamarquesa Gitte Lee (nascida Birgit Kroencke) decidiu esperar até que todos os parentes próximos fossem avisados.
Além de um ator de carreira extremamente longeva, com mais de duzentos filmes no cartel, Lee emprestou seu vozeirão a gravações musicais da Rhapsody of Fire e Manowar, que lhe garantiu o título de metaleiro mais velho do mundo.
Hoje, guardemos todos um momento de silêncio para o velhote de 1,96m com cara de mau mais bacana do cinema. Saruman, Drácula, Dookan e toda a patota à quem ele ajudou a dar vida, merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário