Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Resenha Filme: Mãos de Pedra


Eu talvez já tenha dito isso antes... Tenho o mau hábito de me repetir indefinidamente, desculpem, mas o boxe provavelmente é o esporte que mais e melhores filmes rende.
É até difícil pensar em um drama esportivo que use outro esporte como pano de fundo, dos plenamente ficcionais Rocky, ou Nocaute às biografias como O Vencedor e Touro Indomável, a nobre arte oferece, em mesma medida, a contrição quase religiosa do treino e da preparação e a catarse sangrenta da violência, talvez, por isso, e por ser um esporte que encontrou seus maiores representantes entre os mais pobres, seja tão frequentemente usado como parábola para contar histórias de superação.
Uma história de superação biográfica é esse Mãos de Pedra, baseado na vida do pugilista panamenho Roberto Manos de Piedra Durán, um dos maiores lutadores da história do boxe, mais um filme recente que a Netflix disponibilizou em seu catálogo nas últimas semanas para meu deleite quase sexual.
O longa do diretor e roteirista Jonathan Jakubowicz, acompanhamos a vida de Roberto Durán (Edgar Ramírez) desde a infância miserável no Panamá, até a sua ascensão ao estrelato.
Durán cresceu nas favelas de El Chorrillo, uma vizinhança pobre na capital panamenha originalmente populada pelas famílias dos operários que trabalharam na construção do Canal do Panamá. Na infância, Roberto Durán cresceu sob a sombra das bases norte-americanas instaladas na região para garantir a posse da área, de suma importância estratégica.
Um menino pobre e temperamental, Roberto não tardou a tentar ganhar a vida com os punhos, o que conseguiu ao ser acolhido pelo treinador Plomo (Pedro Pérez) e pelo empresário panamenho Carlos Eleta (Rubén Blades).
A grande virada na vida de Durán, porém, veio quando o legendário Ray Arcel (Robert de Niro) o viu lutando no Madison Square Garden, e resolveu treiná-lo.
Sob a tutela de Arcel, um treinador que colocou cinturões em vinte campeões mundiais, Roberto Durán escalou rapidamente o ranking dos pesos leves para ser campeão ao enfrentar Sugar Ray Leonard (Usher Raymond), o cinturão, porém, é apenas um passo na atribulada vida de um homem que cresceu sem privilégios e carregando toda a espécie de ressentimento.
Cinebiografias, eu também já disse, são caminhos complicados de trilhar, e há diversos problemas no caminho com Mãos de Pedra.
É interessante como biografias que se concentram em um episódio específico da vida do biografado como modo de compreendê-lo, são superiores a biografias excessivamente abrangentes, do tipo berço ao túmulo.
Tome por exemplo os dois filmes a respeito de Steve Jobs.
Jobs, com Ashton Kutcher é um filme, na melhor das hipóteses, mediocremente arrastado, enquanto o Steve Jobs estrelado por Michael Fassbender é um filmaço ágil e instigante.
Mãos de Pedra não é ruim como Jobs, mas certamente comete um erro ao abranger demais em sua metragem de menos de duas horas.
Pegar a vida de Durán de quando ele era um molequinho roubando mangas de dentro da zona militarizada do Canal do Panamá, aprendendo com o amigo Chaflan (Óscar Jaenada) a se virar nas ruas até sua volta aos ringues após a famosa luta "No Más", passando pelo início de sua relação com a esposa Felicidad (a deliciosa Ana de Armas), o nascimento de seus cinco filhos, a mágoa com o pai norte-americano que o abandonou ainda pequeno, o orgulho que tinha de seu país, e a relação paternal que formou com seu treinador, seus momentos de depressão e de euforia... É simplesmente terreno demais pra cobrir em muito pouco tempo, sem contar que ainda é necessário encontrar tempo para mostrar a vida de outras duas lendas do boxe, Sugar Ray Leonard e Ray Arcel.
Diluir o tempo de projeção entre esses três personagens é roubar da audiência uma história completa.
Especialmente no tocante a Arcel, que passou cinquenta anos promovendo o boxe, tinha laços complexos com a máfia e uma história de vida pessoal problemática que é mal e mal arranhada no longa.
E é uma pena.
É uma pena porque a história de vida de Durán, um dos atletas fundamentais do pugilismo e membro do The Fabulous Four, os quatro boxeadores que mantiveram o esporte relevante após os anos de Ali, Foreman e outros gigantes dos pesados, merecia um olhar mais esmerado.
Ainda assim, há muita qualidade em Mãos de Pedra.
O elenco é ótimo, Edgar Ramírez está ótimo no papel principal. Ele entrega uma interpretação energética e visceral, absolutamente convincente como alguém que luta para poder comer, para experimentar o que nunca teve, e para ser o orgulho de uma nação, mas que ainda é apenas um homem.
Robert De Niro, por sua vez, faz o que é provavelmente seu melhor trabalho desde O Lado Bom da Vida, e é uma pena que muito de seu talento seja desperdiçado em uma inoportuna narração em off que, por vezes, parece intrusiva. Outra, subaproveitada é Ana de Armas, a atriz que tem uma presença carismática e sensual, por vezes está em cena apenas para servir de colírio com seu rostinho lindo e corpinho escultural, ainda assim, nota-se o esforço da atriz para entregar uma atuação respeitável.
Há ainda participações de John Turturro, Reg E. Cathey e Ellen Barkin, todos em papéis menores.
Mãos de Pedra não é mau filme, ele prende a atenção e é tocante em diversos momentos (este chorão que vos escreve ficou de olhos marejados na sequência antes da última luta do filme) mas se torna desconfortável perceber, quando o filme terminou, que ele poderia ser tão melhor.
Imagine uma cinebiografia enxuta, centrada nas três lutas entre Durán e Ray Leonard durante os anos 80 e 90, nos moldes de Steve Jobs de Danny Boyle?
Contar a vida desses dois gigantes através de sua rivalidade, aproveitando o talento de Ramírez e Usher, que abocanharam seus personagens com gosto em botes certeiros (Aliás, quer saber que está ficando velho? Veja um filme onde um astro que tu não conhece interpreta um boxeador que tu viu lutar. Bang, cabelos brancos e chinelas nos pés instantaneamente).
Boa pedida para os fãs de boxe sem nada de fazer às vésperas do ano novo, e uma coleção de boas atuações impedindo que um filme se torne descartável.

"-Você foi o melhor lutador do mundo. Eu quero ver isso de volta no ringue."

Um comentário:

  1. Gostei assistir em este filme o Robert De Niro e Edgar Ramírez. Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito de Mãos de Pedra , não conhecia a história e realmente gostei. Sou fã deste ator, não tem historia que não me surpreenda.

    ResponderExcluir