Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Resenha Série: Stranger Things, Temporada 3, Episódio 5: The Flayed


Stranger Things continua a caminhar em uma direção mais sombria neste quinto episódio que escalou a ação que já havia sido muito boa no capítulo anterior e mostrou que os efeitos visuais que faltaram nas séries da Marvel/Netflix são muito bem usados, obrigado, na série dos irmãos Duffer.
Antes mesmo da abertura já temos um vislumbre da profundidade dos problemas em que Steve, Dustin, Erica e Robin se enfiaram, e vemos a investigação de Hopper e Joyce finalmente render frutos além de mais um round do confronto entre Hop e Grigori em uma velha fazenda aparentemente abandonada nas cercanias de Hawkins.
O estilo T-800 do espião russo inclusive alcança novos píncaros quando soma-se a seu olhar inexpressivo um ferimento na perna que o faz começar a andar de maneira algo robótica em sua inexorável perseguição aos nossos heróis.
O casal, por sinal, não sai de mãos abanando do arranca rabo com o vilão, eles ganham um novo companheiro, Alexei (Alec Utgoff), o cientista soviético sequestrado pelo par e arrastado com eles para uma viagem até Illinois.
Lá, a dupla reencontra Murray Bauman (Brett Gelman, um bem-vindo retorno à série), que sabe falar russo e poderá servir como tradutor para que eles (e a audiência) consigam finalmente entender que tipo de aparato os soviéticos estão construindo sob Hawkins causando os blecautes e a desmagnetização dos imãs de Joyce, e com que propósito.
Quem simultaneamente começou a arranhar o tamanho da conspiração nas profundezas (literalmente) da cidadezinha de Indiana foi o quarteto do shopping Starcourt.
Centenas de metros abaixo do centro comercial, Dustin, Steve, Robin e Erica encontraram uma imensa e labiríntica instalação soviética transportando dúzias de frascos de gosma ácida.
A exemplo de Hop, Steve tem seu momento de brilhar e "finalmente vencer uma briga" (tremenda injustiça com o cabeludo, por sinal. Steve estava com Nancy e Jonathan quando eles enfrentaram o demogorgon na residência dos Byers, e rechaçou inúmeros democães para proteger a gurizada no ferro-velho...), enquanto Robin encontrava um maquinário que, aparentemente, está tentando reabrir o portal para o mundo invertido.
Os demitidos Nancy e Jonathan, por sua vez, resolver seguir cavando a história da senhora Driscoll e produtos químicos sendo comidos por animais raivosos.
Isso os leva, finalmente, de volta até Onze, Mike, Will, Max e Lucas. O grupo eventualmente consegue imaginar o que está acontecendo nos bastidores das ações de Billy e, por consequência, do Devorador de Intelecto, o que os faz bolar um plano que leva o pessoal todo de volta até o hospital, e, rapaz, que tremenda sequência se segue, então.
Enquanto Mike e Onze se reaproximam no saguão de entrada com o resto da molecada conversando casualmente sobre amenidades, Jonathan e Nancy estão literalmente lutando por suas vidas em um cenário de pesadelo conforme algo pelo qual eu estava esperando desde que os primeiros ratos começaram a explodir aconteceu: Devorados humanos surgiram para cumprir a vontade da criatura imaterial do Mundo Invertido em uma brilhante sequência com a maior cara de A Coisa de John Carpenter, e um cliffhanger de obrigar o vivente a não esperar os cinco segundos antes do início do próximo capítulo.
Mais um salto de qualidade na temporada, The Flayed mostrou que Stranger Things não tem medo de usar gore, e se garante nos seus efeitos visuais com competência pouco vista na TV. Se há alguma inconsistência em termos de tom na linha narrativa dividida por Hopper e Joyce com o Exterminador os perseguindo, foi bom rever Bauman, e a forma como a linha de Nancy e Jonathan se converteu com a das crianças foi bastante sólida, enquanto o pessoal do shopping Starcourt segue sendo o porto seguro da série a qualquer momento.
Faltando três horas para o fim da temporada, é hora de esperar por algumas revelações a respeito da(s) conspiração(ões) acontecendo nos bastidores de Hawkins, e como nossos heróis podem acabar com elas.

"-Nós viemos aqui pelo rádio.
-Esse plano é melhor. Se eu soubesse da força do Steve esse teria sido o plano A..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário