Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Resenha cinema: Uma Noite Fora de Série


Você conhece a situação: Casal na casa dos quarenta anos. Ela corretora de imóveis, ele advogado tributarista. Razoavelmente bem sucedidos financeiramente, moram no subúrbio de Nova Jérsey, dois filhos pequenos, clube do livro no sábado, jantar fora na sexta, sempre no mesmo restaurante, vão pra cama ás onze, dormem de pijama, sexo uma vez por semana e olhe lá... Eles não têm mais o fogo do começo da relação. Na verdade, seria estranho se ainda tivessem, a intimidade levou á isso, á essa relação morna.
Quando o casal vizinho se separa e eles ficam sabendo dos motivos, um sinal de alerta dispara, e eles temem ir pelo mesmo caminho.
O casal em questão, Phil e Claire Foster, decide então dar uma reanimada na relação, ela se ajeita com um pouco mais de esmero, ele a leva pra jantar em um restaurante caro em Nova York.
Parece meio modorrento, provavelmente era a ideia do roteiro, mas quando a gente vê as caras de Steve Carrel (O Virgem de 40 Anos, The Office) no papel de Phil, e de Tina Fey (Uma Mãe para Meu Bebê, 30 Rock) no papel de Claire, a gente sabe que vai rir. E rir bastante.
Pra complementar um pouco a trama, Phil e Claire tentam conseguir, sem reserva, uma mesa em um concorrido restaurante, não conseguem, Phil, não querendo perder moral com a patroa, "rouba" a reserva de outro casal, os Triplehorn, e estão curtindo uma bela noite quando dois sujeitos param ao lado da mesa e levam o casal para uma conversa reservada no lado de fora, inicialmente Phil e Claire pensam que vão levar uma bronca pela travessura no restaurante, mas descobrem que os Triplehorn de verdade são chantagistas que mexeram com as pessoas erradas.
Daí pra frente, o casal se envolve em todo o tipo de clichê de filmes de perseguição, o que não tira, em momento algum, a graça do longa, Carrel e Fey têm um timming cômico genial, e não deixam a peteca cair em nenhum momento. E tome capangas mal encarados, fugas em carros esportivos, arrombamentos, tiroteios, tudo bem dirigido por Shawn Levy, e com um elenco de apoio muito bom, que conta com gente como Ray Liotta, Mark Ruffalo, Kirsten Wiig, Taraji P. Henson, James Franco e Mila Kunis (Muito maneiros como os destrambelhados verdadeiros Triplehorns), J. B. Smooth, roubando a cena como um taxista azarado, e Mark Whalberg, como um especialista em segurança com aversão à camisas.
Mas, mesmo com os coadjuvantes estrelados, Carrel e Fey são as estrelas do filme, os donos da festa, que jamais deixam de convencer como casal casado, e nunca perdem a graça trabalhando bem com o roteiro politicamente incorreto e ás vezes histérico como pede a cartilha da nova comédia hollywoodiana.
Uma noite fora de série pode não ser uma dessas comédias insanas como Segurando as Pontas ou Se Beber Não Case, mas arranca boas risadas e prende a atenção. O que mais se pode exigir de uma comédia?

"Ah, meu Deus! Ele virou a arma! É pra matar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário