Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O quê Rick faria?



Viktor de SanMartin (pronuncia-se SanMartân) estava no carro quando, de seu bolso, ecoou 1979, do Smashing Pumpkins, ele ficou confuso, aquele era o toque do telefone de Denise, sua namorada, quando ele ligava.
Apanhou, atordoado, o telefone do bolso, e constatou que carregava consigo o telefone dela.
Burro, pensou ele para si próprio. Deve ter sido a pressa, saíra da casa dela em cima do laço, atrasado que estava, e, na ânsia de cumprir seu horário, acabara apanhando, por engano, o aparelho de Denise, um smartphone preto retangular igual ao seu.
Atendeu sorrido consigo próprio como se Denise pudesse ver a sua cara de bobo:
-Aaa-lô. Tu viste que eu tô com... Quê? Barciane? Que Barciane? Não... Não sei... Não sei quem é... Mas eu tô te dizendo... Não. Não mesmo... Não sei. Ligou? Deve ter sido engano... Do que é que tu estás rin- Ora e daí que ela perguntou pelo Viktor? Ora bolas, tem um monte de Viktor por aí. Coincidências existem, pôxa. Não lembra? Em todos os bares, em todas as cidades a Ingrid Bergman entrou logo no Café do Humphrey Bogart... A Ingrid... Como quem é Ingrid? Não... Não. É uma atriz. A atriz de... A atriz do Casablanca. A Ilsa Lund. Ou Land...? Quê? Ilsa é a personagem... Ilsa é a personagem da... Meu Deus do céu, tu beija tua mãe com essa boca, mulher? Pres'tenção, Pres... Ouve, criatura! Ilsa Lund, ou Land, não lembro, a Ilsa essa que eu tô dizendo, é a personagem da Ingrid Bergman- Quê? Não. BERGMAN! BERGMAN! INGRID BERGMAN! Casablanca. O filme que a gente- Quê? Motel? Não é motel, burra, é um filme! Casablanca é um filme! Tu me disse... Logo que a gente se conheceu tu... Não! Tu me disseste que adorava o filme! As Time Goes By! A música. Tu me enganou, tu nem sabe que é um filme. Tu esqueceu! Todo o nosso relacionamento foi construído sobre uma mentira, tu não gosta de Casablanca, tu- Quê? Não muda de assunto! E eu vou lá saber quem é Barciane? Eu te digo, sim, eu te digo quem é Barciane se tu me disser o nome do pianista do café do Rick, sua bandida. Me diz qual era o nome dele, não precisa me dizer quem era o Paul Henreid, não precisa me dizer quem era o Claude Rains, só me diz o nome do- Quê? Meiguinha? E eu com isso se a tal da Barciane é toda meiguinha ao telefone? O que te faz pensar que eu ligo? Agora eu sei como o Rick se sentiu abandonado pela Ilsa em Paris! Agora eu sei por que ele era um cínico, eu sei, de uma maneira dolorosamente real, como é ser um sujeito parado em uma plataforma de embarque sob chuva com uma expressão cômica no rosto por que suas entranhas foram cuspidas pra fora, eu- Quê? Não, eu não quero que tu me desculpe, eu não vou te desculpar- Como? Como assim, "te desculpar pelo quê"? Por ter mentido! Tu nunca deve ter visto Casablanca sua- Quê? Não! Não! Tá tudo acabado entre nós, alguém vai pegar as minhas coisas na tua casa. Passar bem! Bom dia!
Desligou.
Viktor trabalhou até o fim daquele dia. Mandou um mensageiro da firma levar o telefone de Denise para ela e pegar o seu. Quando o mensageiro retornou com seu telefone, ele apanhou o aparelho, e vasculhou a agenda, pressionou o botão de chamada sobre um nome, levou o aparelho até o ouvido e esperou até ouvir:
-Aloa?
-Sou eu, Barci, posso dormir na tua casa hoje?

Viktor de SanMartin, o asqueroso, atacara novamente.

Um comentário:

  1. Eu já sabia da Barci!!!
    É sempre assim, homem tenta desconversar sempre... e ainda põe a culpa em nós, mulheres!!!
    esse tipo de coisa eu aprendi com meu pai - a troca de foco. Depois de um tempo... ensinei pra minha mãe, que ao tentar viu que teria sucesso e passa a perna no meu pai direitinho!!!

    Hehe!!! Mas a melhor mesmo foi: "nosso relacionamento foi baseado em uma mentira" como pode ser tão podre!!!
    hehehehehehe!!!

    ResponderExcluir