Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Espinhos


-Porra, Pê Erre, tenha decência, rapaz, tira esse sorriso da cara. - Bradou o Everaldo, sentado na sua mesa favorita no bar de sempre diante do Paulo Roberto, que sorria feito um bobo alegre olhando pra televisão.
-Que foi, Everaldo? - Perguntou o Paulo Roberto, desviando os olhos da TV.
-Que foi pergunto eu, caralho... O que é que parece tu aí, com essa cara de bobo alegre olhando essa merda dessa cerimônia de encerramento de Olimpíada, rapaz?
-A festa tá bonita, pôxa. Olha lá, tem bandas boas, umas bailarinas bonitas...
-Ah, mas vá tomar vergonha, criatura... Os sujeitos tão ali, armando o terreno pra entregar a porra da bandeira olímpica pro Brasil e tu rindo. Rindo com cara de faceiro? Tu tem ideia do que significa a realização de uma olimpíada no Brasil, Pê Erre? Tu consegue imaginar os danos que uma merda dessa vai causar por aqui?
-Calma, Everaldo, eu sei, claro que sei. Vai ser uma orgia de desvio de verbas, um festival de politicagens, uma festa da inadequação, da incompetência e do jeitinho. Vai expôr ao mundo todas as mazelas do serviço público brasileiro, transporte, segurança, educação e saúde, ou, mais especificamente a falta de tudo isso.
-...
-E pra piorar, Everaldo, antes de tudo isso em dois mil e dezesseis, tem a Copa do Mundo em dois mil e quatorze. Onde todos esses problemas vão ter sido conhecidos pelo mundo inteiro não como um problema localizado como vai ser nas Olimpíadas, que se realizam em apenas uma cidade, mas no país inteiro, onde elefantes brancos que não vão ter utilidade nenhuma depois de um mês de uso estão sendo erguidos às expensas de um povo que tem necessidades muito mais urgentes que estádios novos. Pra piorar, o foco está todo nos estádios que precisam ser construídos e reformados à custa do dinheiro público, exceto pelo Beira Rio, e as obras de entorno, que serviriam à população depois da festança, estão sendo solenemente ignoradas por prefeituras que terão seus chefes mudados ainda esse ano e que não terão tempo, competência, apoio ou tudo isso pra concretizar o que foi prometido. Os aeroportos continuam sucateados, a malha viária continua sendo insuficiente pra suportar a quantidade de carros e tudo isso vai ser exposto ao planeta em dois anos. Além de tudo isso, vai saber o peso de toda essa gastança desenfreada pro orçamento da união no médio prazo? Podemos acabar iguais à Grécia, mas sem a Antiguidade Clássica pra nos redimir, e nem vamos começar a falar da Seleção Brasileira sob o comando da CBF ou dos atletas olímpicos entregues às moscas durante três anos e meio, e lembrados apenas na hora de serem chamados de amarelões quando tem holofote em cima deles.
-Hmmm...
-E tudo vai continuar como está, afinal de contas, o nosso povo é mantido burro pelas oligarquias que comandam a nação de maneira direta ou indireta, seja através da política ou do entretenimento, que idiotiza o brasileiro para que ele seja uma massa de manobra mais dócil e iludida.
-É...
-É.
-E mesmo sabendo de tudo isso, por que tu continua sorrindo, filho da puta?
-Ah, Everaldo... - Suspirou o Paulo Roberto como quem não quer perder a paciência - ...Sabe aquele ditado que diz que "nem tudo são flores"?
-Tô sabendo... - Confirmou o Everaldo com uma mistura de pouco caso e curiosidade na cara.
-Pois então... Na minha vida, nesse momento, nem tudo são espinhos. - Explicou Paulo Roberto, dando o assunto por encerrado e erguendo o braço fazendo sinal para que o garçom trouxesse mais um chope pro Everaldo e outra Coca para ele.

Um comentário:

  1. É como diz o ditado, ta no inferno, abraça o capeta... Cara, talvez haja um lado positivo nisso tudo. Sabe aquelas medidas "pra inglês ver"? Então, quem sabe não aconteçam dessas? Mesmo que seja tipo, por um mês, pode ser que tenha alguma utilidade ao menos, ou algumas dessas podem ter um valor mais durável. Não to falando das obras, me refiro mais especificamente a transporte, segurança, etc. Com a preocupação do governo com políticas externas, duvido que durantes esses dois eventos eles não tentem por o lixo pra baixo do tapete. Enfim. To com post novo no meu blog e um sorteio legal, vê se te interessa lá: http://circadianoinverso.blogspot.com.br/2012/08/sorteio-colar-de-prata.html

    ResponderExcluir