Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Resenha Cinema: Rock of Ages - O Filme


Existe um certo glamour inocente em musicais que, talvez, não combinasse com o cinema depois dos anos setenta. Se antes de coisas como Serpico, Taxi Driver e Operação França ainda se podia levar em consideração filmes onde, do nada, as pessoas começavam a dialogar e expôr seus sentimentos através de canções e coreografias, depois da crueza do cinema setentista ficou meio complicado de digerir a grandiloquência dos grandes números musicais de filmes como Cantando na Chuva ou Amor, Sublime Amor.
Entretanto, como em Hollywood nada está perdido, Baz Luhrman fez Moulin Rouge, ao que se seguiu Chicago e depois Os Produtores, Hairspray, e Mamma Mia! e Nine e Burlesque, e até na TV apareceu Glee mostrando que sim, ainda havia público pra essas produções onde as pessoas, ao invés de discutir a relação, a cantam, e o gênero voltou à ativa, de modo que dificilmente passamos um ano sem ver um grande (No sentido de valores de produção, não de qualidade cinematográfica) musical desembarcar nas telonas.
Eu, particularmente, nunca fui um entusiasta de musicais. Na verdade, se tu queria me ver sair da frente da TV quando eu era mais novo, era só enfiar alguém cantando na tela. Nunca vi, por exemplo, Nasce Uma Estrela. E assisti Um Violinista No Telhado em aproximadamente oito prestações, considerando a quantidade de vezes que comecei a ver o filme e parei por não suportar os números musicais.
Mas conceitos existem para serem mudados, e, com o passar do tempo eu me peguei curtindo alguns musicais.
Não todos, que fique claro. Gosto de Os Produtores, por exemplo, as duas versões. Gosto de Johnny & June (Pode-se classificar Johnny & June como um musical?), de alguns filmes do Elvis e de The Wonders... Em geral, prefiro comédias musicais à dramas... Enfim, desenvolvi um gosto por musicais, ainda que bastante modesto e simples.
Foi com isso em mente que aceitei o convite pra ver Rock of Ages, filme que adapta para o cinemão hollywoodiano (Que atualmente vive de adaptações e remakes) o musical da Broadway de mesmo nome.
Rock of Ages mostra a jovem Sherrie (Julianne Hough), uma moça do interior que se muda para Los Angeles com o sonho de se tornar uma estrela. Lá, ela conhece Drew (Diego Boneta), um rapaz da cidade que persegue um sonho semelhante. Os dois tornam-se colegas na lendário bar de rock Bourbon Room, gerenciada por Dennis Dupree (Alec Baldwin, hilário) e seu ajudante Lonnie (Russell Brand, também hilário).
Enquanto Sherrie e Drew se conhecem e se apaixonam, Dupree tem a oportunidade de sair do atoleiro financeiro em que o Bourbon Room se encontra com o show derradeiro da banda Arsenal, do deus do rock Stacee Jaxx (Tom Cruise, roubando a cena), mas pode esbarrar na ganância do empresário do astro, Paul Gill (Paul Giamatti) e na perseguição da primeira-dama da cidade, Patricia Withmore (Catherine Zeta-Jones).
Não é ruim, esse Rock of Ages, mas é irregular.
O casal principal, os estreantes Hough e Bonetta, tem uma cara danada de atores de Glee, o que, vamos combinar, não funciona pra um filme que queria se apoiar em hinos de rock oitentista. Eles transformam tudo o que cantam em baladinhas pop contentes com corais bonitinhos e felizes, a gostosinha Hough, pra piorar, ainda tem timbre de segunda voz de dupla caipira, assassinando clássicos como Don't Stop Believin' e More Than Words.
A história de amor dos protagonistas é sem graça, previsível, e desprovida de qualquer tipo de paixão. Muito mais bacana é o romance de Jaxx com a jornalista Constance (a gatésima Malin Ackerman).
Os protagonistas também não se saem muito melhor no tocante à parte cômica do filme, e, se tiram eventuais sorrisos da audiência, é muito, nesse quesito se saem muito melhor Brand e Baldwin, e arrancam gargalhadas da plateia, especialmente ao realizarem um revelador dueto, no que provavelmente é melhor e mais engraçada cena do filme.
Há alguns números musicais interessantes, (Todo mundo tem o seu, Catherine Zeta-Jones, Mary J. Blige, e até Paul Giamatti), e, por estranho que possa parecer, apesar do background de cantoria dos protagonistas, os de Cruise são os melhores, em especial Wanted Dead or Alive e Pour Some Sugar On Me.
No fim das contas, Rock of Ages não é nenhuma maravilha. Apesar de ter um visual maneiro, boas músicas no repertório, e um elenco de apoio muito interessante, o filme fica só na promessa, talvez, se tivesse protagonistas e um diretor mais rock and roll, as coisas tivessem funcionado melhor.
Quem sabe no "grande musical" do ano que vem?

"-Eu sou stripper no clube Vênus.
-Eu estou numa boy band.
-... Você venceu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário