Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Resenha Game: The Amazing Spider-Man


Jogos de video-games baseados em filmes são, via de regra, tremendos caça-niqueis. Eu posso afirmar com algum conhecimento de causa já que, recentemente, aproveitei uma promoção na internet e comprei todos os games que a SEGA produziu baseados nos filmes de super-heróis dos estúdios Marvel, e que contava com dois fraquíssimos games do Homem-de-Ferro, um game até interessante embora graficamente muito pobre do Incrível Hulk (E que ainda era basicamente o game The Incredible Hulk-Ultimate Destruction, desviado pra seguir vagamente a trama do filme), um game do Thor tentando desesperadamente emular God of War (inclusive nos gráficos de Playstation 2), e o mais bacana da safra, o Capitão-América, que a despeito de copiar descaradamente a mecânica de jogo de Batman - Arkham Asylum tinha uma história divertida e gráficos bastante bons.
Nessa semana resolvi investir uns pilas em outro jogo, e, como bom cabeça de teia que sou, o escolhido foi The Amazing Spider-Man, game lançado na esteira do filme que "reboota" o universo cinematográfico do Homem-Aranha. Apesar de saber que gaems baseados em filmes são, em sua maioria, bem ruins, investi no jogo do herói aracnídeo porque os games baseados nos três primeiros filmes do personagem eram bem bons. Eu nem sei quantas vezes eu terminei Spider-Man e Spider-Man 2 no game Cube, e mesmo Spider-Man 3, já para o Wii, era um game que tinha lá seus bons momentos apesar de ser baseado no filme mais fraco da trilogia, o que cobrava lá seu preço.
Enfim, game comprado, video game ligado e uma noite de três horas de sono depois posso dizer que The Amazing Spider-Man, para PS3 mantém a média dos cinegames aracnídeos.
A trama do game dá sequência aos eventos mostrados no filme O Espetacular Homem-Aranha, e mostra a Oscorp investindo numa variação da pesquisa genética do doutor Connors, que consiste em, ao invés de adicionar DNA animal em seres humanos, inserir genes humanos em animais. O experimento sai de controle e várias criaturas escapam, e o herói precisa enfrentar inúmeras criaturas híbridas ao mesmo tempo em que procura por uma cura para o envenenamento que a exposição a essas criaturas causou em vários funcionários da Oscorp, inclusive sua namorada Gwen Stacy.
Apesar do roteiro cheio de idiossincrasias que contradizem o que ficou estabelecido no final do filme, e de praticamente descartar vilões que eu gostaria de ver no futuro na série ao transformá-los em versões bestiais de si próprios (Em especial o Escorpião) a história do game segura as pontas.
Graficamente o game também está bem interessante, especialmente no visual dos personagens. Não é nenhum disparate visual como Uncharted 3 ou Heavy Rain, mas está no mesmo patamar de Captain America e X-Men Origins - Wolverine (Um bom game baseado em um filme ruim), e pouco abaixo do nível dos Batman-Arkham.
O sistema de combates não é dos melhores, ás vezes se torna confuso, especialmente ao se enfrentar múltiplos antagonistas, e a música praticamente inexiste. Outra bola fora do game é que, ao contrário dos games baseados nos três filmes dirigidos por Sam Raimi, The Amazing Spider-Man não conta com as vozes do elenco do filme na equipe de dublagem.
Há pontos positivos, no entanto:
A câmera dinâmica, posicionada praticamente o tempo todo atrás do herói cria uma sensação de vertigem muito bacana durante os saltos entre os prédios de uma bonita Nova York digital.
Como todo o bom sandbox The Amazing Spider-Man deixa o player escolher se quer dar prosseguimento à history line ou vagar pela cidade se balançando em teias enquanto cata os vários itens colecionáveis espalhados pela cidade digital, o mais bacana, pra mim, foram as páginas de gibis. Ao se encontrar e coletar um certo número delas, o jogador destrava uma história em quadrinhos inteira que pode ser lida na tela da TV. Há ainda roupas alternativas (11 entre conteúdo para download e trajes que podem ser liberados através da realização de tarefas específicas), arquivos de áudio, peças de tecnologia e manuais da Oscorp além de eventos que o Homem-Aranha deve fotografar contabilizando mais de 700 (!) itens colecionáveis.
No fim das contas, The Amazing Spider-Man é um jogo razoável, entre acertos e erros ele certamente gera algumas horas de entretenimento e diversão, mas está longe de ser item obrigatório na estante da maioria dos gamers, a menos que tu seja um tremendo cabeça de teia.

"Onde você vai? Comer pizza com seus quatro filhotes adotivos de tartaruga? ... Posso ir, também"

Nenhum comentário:

Postar um comentário