Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Quadrinhos: Sandman Apresenta 4: Lúcifer - O Diabo À Porta


Foi na quarta edição da série Sandman, de Neil Gaiman que Lúcifer deu as caras pela primeira vez no universo do moldador de sonhos da Vertigo.
O protagonista da saga viajava aos mundos inferiores tentando recuperar a máscara onde impunha parte de seu poder e era recebido por hordas e hordas infernais. Na época o Inferno era regido por um triunvirato, e o Lúcifer de Gaiman não teve, na verdade, muito destaque quando desta primeira visita de Morpheus ao Inferno.
Bem mais espaço ele teve no arco Estação das Brumas, quando resolveu se aposentar em grande estilo, deixando Morpheus em uma situação delicada e na mira de todos os panteões da religiosidade ao dar-lhe as chaves do Inferno.
O Lúcifer retratado por Gaiman era um personagem bastante interessante. Cínico, manipulador e perverso, mas também era espirituoso e tinha uma certa qualidade de enfaro com as convenções que o tornavam particularmente divertido.
É esse Portador da Luz, na sua roupagem mais cool, que ganha a sua própria coletânea na ótima série Sandman Apresenta.
A edição traz três histórias, todas escritas por Mike Carey (O mesmo de As Fúrias, volume anterior da série), na primeira (E melhor delas), Alternativa Estrela da Manhã os desenhos estão a cargo de Scott Hampton, e mostram que Lúcifer está vivendo em Los Angeles após ter abandonado o comando do Inferno, o ex-monarca das hordas do submundo curte a aposentadoria e avalia seu futuro enquanto administra um piano-bar onde toca jazz, até que um pedido vindo diretamente do céu o recoloca na ativa.
Estrela da Manhã precisa descobrir porque uma onda de realizações de desejos tomou conta do mundo, com isso seus caminhos se cruzam com os de Rachel, uma adolescente que perdeu o irmão e pode ser a chave para Lúcifer concluir sua missão e reclamar o prêmio que lhe foi prometido.
Na segunda história, Cartas na Mesa, os desenhos são de Chris Weston, e mostram o ex-senhor do inferno às voltas com um anjo antigo que vive como livreiro na Alemanha. O caminho de Lúcifer se cruza com o de uma artista de cabaré, um jovem homossexual indiano, neo-nazistas e um baralho celestial tão cheio de boas intenções quanto o Inferno.
Na última história, Nascida Com os Mortos, desenhada por Warren Pleece, uma adolescente assassinada pede ajuda à amiga sensitiva para encontrar paz no pós-vida, e o caminho delas pode se cruzar com o de Lúcifer, se ele achar que isso poderá lhe trazer algum benefício futuro.
Mike Carey mantém a boa forma que mostrara em As Fúrias, é um escritor competente e, embora não tenha a categoria de Neil Gaiman, não faz feio na hora de contar uma história com os personagens consagrados pelo escritor britânico que fez de Sandman uma das melhores séries em quadrinhos já publicada. Na primeira história Carey mostra que manja muito do riscado. Seu Lúcifer é o mesmo canalha ardiloso e blasé escrito por Gaiman em Estação das Brumas, e anti-heróis ardilosos e blasé são sempre personagens divertidos de se ler, mesmo que sejam o diabo em pessoa. Na segunda história o trabalho de Carey decai um pouco, a trama não chega a empolgar e Lúcifer perde um pouco do sarcasmo que torna o personagem menos antipático, mas se recupera na terceira, com uma participação relâmpago interessante.
No fim das contas Lúcifer - O Diabo À Porta é outro bom encadernado do selo Vertigo, boas histórias, boa arte e faz com que o vivente não precise ficar tirando os encadernados de Sandman da estante toda a hora. Vida longa à série, e que venham pro Brasil os outros dez encadernados de Lúcifer já lançados nos EUA.

"Eu salvei sua vida e seu hímen. Pra mim, estamos quites."

Nenhum comentário:

Postar um comentário