Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Top 10 Casa do Capita: Chatos da Sala Escura


Qualquer pessoa que, como eu, gosta de filmes, e de filmes visto como foram feitos pra ser vistos, em tela gigante, com som fodão, sala escura e imersão total, adora ir ao cinema.
Infelizmente, com a decadência intelectual da humanidade nos últimos anos, é cada vez mais difícil ir ao cinema sem se deparar com toda a sorte de malas-sem-alça, mal-educados, burros, tacanhos e idiotas que são incapazes de atender às mais simples regras do bom convívio e do respeito ao espaço alheio.
A coisa anda tão feia, que nas raras ocasiões em que eu vou ao cinema, e consigo assistir um filme sem me incomodar com algum trouxa, tenho ímpetos de pedir o telefone pra todo mundo na sala, convidar todos para namorarem comigo, e ir sempre com eles ao cinema.
Com esses tipinhos insuportáveis em mente, surgiu mais um infame top-10 Casa do Capita, esse, dedicado aos tipos mais irritantes, e com mais chance de apanhar, que encontramos ao tentar ver um filme.

10 - O Sussurrante:
O sussurrante é uma mistura de todos os outros chatos do cinema, a diferença é que ele acha que faz um favor por manter o tom de voz baixo, bem baixo. O problema é que, para o acompanhante do Sussurrante, é difícil ouvir as palavras cochichadas ao pé do ouvido enquanto tenta ver o filme, então, o sussurrante grita cochichando, fazendo um violento zumbido de fundo, e tornando a sessão de cinema dos seus vizinhos parecida com a tarefa de atravessar um enxame.

9 - O Inquieto:
O Inquieto sempre senta atrás de ti, e não na tua frente. O Inquieto se remexe, chuta a tua cadeira, te crava o joelho nas costas e faz a sola de seus sapatos ranger contra o piso, ou, em momentos de tensão, sapateia feito um demente com a cueca cheia de bicho-carpinteiro.
A capacidade de imersão do Inquieto é tamanha que o infeliz acha que está sozinho na sala de projeção e reage fisicamente àquilo que vê na telona.

8 - O Ansioso:
O ansioso não aguenta esperar pelo desenrolar da história pra ter suas dúvidas respondidas. O ansioso, vê uma pergunta surgir na tela e quer resposta de imediato. Como o ansioso não é telepata e não pode se comunicar com os personagens do filme, o ansioso pergunta pra quem está do seu lado, ignorando o fato de que a outra pessoa está vendo o filme ao mesmo tempo e tem acesso exatamente às mesmas informações.
Mas o ansioso não liga, ele quer saber. Ele precisa saber. E Deus o livre de ter que esperar até o fim do filme.

7 - O Desatento:
O desatento é uma variação do Ansioso. O desatento volta e meia se vira pra falar com a pessoa do lado, não porque não teve acesso à uma resposta imediata às suas dúvidas, mas porque não estava prestando atenção no filme. Ele olhou pro relógio, foi pensar na vida, ou, desgraçadamente chato e mal-educado, foi responder um whatsapp ignorando o incômodo que o facho de luz de seu celular causa em que está efetivamente tentando ver o filme.
Aí, quando volta a prestar atenção à tela, o desatento perdeu o fio da meada, e cochicha para seu (/sua) acompanhante "Quê que aconteceu?".

6 - O Engraçadinho:
O engraçadinho é um cara divertido, que não leva nada a sério e adora fazer uma piada. E o engraçadinho faz piadas.
Muitas.
Inclusive durante o filme.
O engraçadinho vê uma possibilidade de fazer graça, e lá vai ele, bradando pra todo mundo a tirada cômica que lhe veio à mente.
A pior coisa que podemos fazer com um engraçadinho, é encorajá-lo rindo. Por sorte, a imensa maioria dos engraçadinhos não tem graça nenhuma, de modo que é relativamente fácil ignorá-lo, embora a vontade de fazer "Shhhh!" ou de esganá-lo possa ser grande.

5 - O Reclamão:
O reclamão vai ao cinema a contragosto. Ele, normalmente, não queria ver aquele filme, não queria ver legendado/dublado, não gosta daquele ator, não gosta daquele assento, e, acredito, nem gosta de cinema, vai apenas para externar que não gosta e tentar atrair mais adeptos à sua causa.
O reclamão se queixa em alto e bom som, jamais em voz baixa. Se durante um filme tu escutar alguém dizer que não conseguiu ler a legenda, que aquele lugar é ruim, que o refrigerante está quente, e que aquele filme não é do gênero que ele supôs que fosse pelo título (O quê? Um Novo Despertar não é uma comédia?), pode apostar que está diante de um reclamão.

4 - O Adivinho:
O adivinho, a exemplo do ansioso, não aguenta esperar, a diferença é que, ao contrário do ansioso, que pergunta o que vai acontecer, o adivinho formula suas teorias em tempo recorde, e as fala, bem alto, achando que é um gênio porque sacou que O Hobbit - Uma Jornada Inesperada ia terminar com um close no olho do Smaug, ou que o Kouba ia dizer pro Caesar no final de Planeta dos Macacos: O Confronto, mesmo que essas (e outras) cenas fossem as mais previsíveis dos filmes em questão.
Mas o adivinho não acha. O adivinho se acha o espertão, e fala antes, e bem alto, na certeza de que vão achar que ele é o cara mais perspicaz da sala, quando na verdade é só o mais otário.

3 - O "Faixa de Comentários":
Quando se compra um DVD ou Blu-Ray, existe a possibilidade de ativar o recurso faixa de comentários, onde o diretor, roteirista, e demais profissionais relacionados à criação do filme, tecem comentários sobre como determinadas cenas foram elaboradas, o que mudou do roteiro à filmagem, como se acresceram os efeitos visuais, enfim...
O chato de cinema "Faixa de Comentários" acha que seus comentários são tão pertinentes que devem ser divididos com todos os demais espectadores, então ele os ladra em alto e bom som durante o filme inteiro.
Infelizmente, via de regra, o "Faixa de Comentários" é um completo imbecil, cuja qualidade da linha de raciocínio é inversamente proporcional ao volume de sua voz, e o único comentário que ele pode fazer que agradaria aos demais membros da audiência é "estou indo embora"

2 - O Social:
O social não admite a possibilidade de estar com um amigo/a ou namorado/a do lado e não conversar com ele. Isso torna o social uma péssima companhia para ir ao cinema, pois, para o social, duas horas de silêncio são inadmissíveis.
Com isso, o social se torna um tremendo chato durante um filme, pois tudo na tela faz ele lembrar de algum episódio de seus dia ou da sua vida ou até de outro filme que ele viu certa feita, e ele precisa dividir isso, verbalmente, com seu (sua) acompanhante como se estivesse na sala de casa.
Existem sociais do sexo masculino, mas a imensa maioria dos sociais são mulheres(ao contrário dos engraçadinhos, que são quase sempre homens).


1 - O Millenial:
O millenial é antenado, moderno, tecnológico, sua vida só existe se estiver nas redes sociais e ele é o tipo mais chato no cinema (ganhando por pouco do social).
O millenial tira uma selfie antes do filme, compartilha no facebook, e legenda com "No cinema".
Durante a exibição, o millenial não pode desligar o celular, ignorando todas as regras da boa educação, mas o millenial não pode ignorar as mensagens que recebe de todas as redes sociais de que participa, e fuça furiosamente no celular durante toda a projeção para contar como é o filme que, na verdade, não está assistindo.
O millenial, eventualmente, pode tentar tirar uma selfie, com flash, durante o filme. Esse exemplar da espécie corre sérios riscos de levar um soco no ouvido, e ter seu celular arremessado a grandes distâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário