Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ora, Vamos, Jeremy Irons...


E o ótimo Jeremy Irons, que será o mordomo Alfred em Batman v Superman - Dawn of Justice deixou bem claro que não sabe absolutamente nada de quadrinhos e que nem sequer viu os outros filmes de Batman, ou que é péssimo nesse negócio de esconder o jogo.
Perguntado sobre o que poderia se esperar de sua encarnação do mordomo mais famoso dos quadrinhos no filme dirigido por Zack Snyder ele disse:
"É um Alfred diferente de qualquer um que vocês já viram. Zack Snyder tinha uma visão muito clara do que ele queria. Eu diria que ele está mais envolvido com as coisas do que ser um simples mordomo"
Ora, vamos, Jeremy... Isso não é nem um pouco diferente de nenhum dos Alfreds que já vimos.
Até na série dos anos sessenta o Alfred vivido por Alan Napier na colorida série do Batman dos anos sessenta vestia o traje do Homem-Morcego(!) em certas ocasiões, e chegou a enfrentar o Coringa sozinho em um duelo de esgrima usando atiçadores de lareira.
Michael Caine com o que foi, an opinião deste humilde nerd, o melhor Alfred do cinema contava causos sobre seu passado como mercenário caçando criminosos na Birmânia.
O discreto Alfred de Michael Gough nos filmes com Michael Keaton, Val Kilmer e George Clooney era capaz de identificar os compostos químicos usados no gás do Coringa.
...Qualquer um sabe que o Alfred está muito mais envolvido com as coisas do que ser um simples mordomo, pelo amor de Deus... Alfred não é apenas o empregado de Batman, seu médico/enfermeiro, assistente, mecânico e faz-tudo.
Alfred sempre foi a âncora de Bruce Wayne na realidade. O porto-seguro de quê o guardião de Gotham precisava para andar à beira do abismo todas as noites sem jamais ser sugado para o lado mais obscuro de sua escolha de vida.
Alfred é o personagem coadjuvante mais importante de Batman porque é muito mais do que um simples mordomo, é alguém que sempre foi capaz de, ou ao menos tentou de maneira contrita, entender a complexa psicologia que levou Bruce Wayne à se tornar um morcego.
Sem Alfred não há Bruce Wayne, e nem Batman.
E mesmo que Jeremy Irons não soubesse de nada disso, que bom que Zack Snyder aparentemente sabe, assim o Batman de Ben Affleck dá mais um passo na direção correta.
De qualquer forma, não faria mal algum a Irons assistir a trilogia de Batman de Christopher Nolan.
O Alfred definitivo (assim como o Batman definitivo, o Coringa definitivo, o comissário Gordon definitivo...) no cinema, pelo menos por enquanto, está lá, na expressão cansada e cálida e nas tiradas sarcásticas de Michael Caine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário