Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Te Amar é Difícil


Às vezes é muito difícil te amar.
Muito.
É tarefa digna de figurar entre os Doze Trabalhos.
Porque te amar é amar a figura da perfeição.
E perfeição sempre suscita suspeição.
Tua existência nesse mundo, lamento te informar, é deveras suspeita.
E olhar pra ti, reconhecendo o que tu és, tudo o que tu és, gera dúvida.
É olhar desconfiado de um lado para o outro, pálpebras estreitando a vista em busca de precisão no foco para procurar onde estará a cavilação.
Porque o universo não é generoso. Jamais o é.
Quando o universo te deixa um embrulho de presente à soleira da porta, se pudéssemos ouvir a voz do Universo, ele provavelmente soaria como John Malkovich dizendo "Abre ali...".
É por isso que te amar é difícil.
Mas não é só por isso.
Te amar é ainda mais difícil pra quem te conhece. Pra quem te conhece bem. Porque quem te conhece bem traz consigo a certeza de que tu és merecedora de todas as coisas boas. E quem te ama quer ser agente de todas essas coisas.
Eu sei que eu quero. E não ter certeza de que será possível sê-lo é viver se perguntando "Eu sou bom o suficiente?", sabendo que a resposta, na maioria das vezes, será um peremptório "não". Porque se convive com a sombra perene de que tu vá te dar conta de que pode e merece conseguir alguém melhor.
E é por isso que te amar é difícil.
Mas não é só por isso.
Te amar é ainda mais difícil pra quem te ama apartado. Acredita no que eu digo. Tenho experiência na área. Nem me atrevo a dizer que sou quem possui o mais vasto conhecimento na matéria, sabendo tudo o que tu és, eu não duvido que haja ainda outros desgraçados ainda mais desgraçados do que eu se lamuriando por tua ausência, te vendo dançar ao som de cada melodia. É mais que possível. É terrivelmente provável. Entretanto as experiências de outrem não me dizem respeito. Minha caixa torácica tem espaço para apenas um coração a doer.
Porque dói. Incomoda. Mesmo para quem seja algo insensível. Algo sorumbático e ensimesmado. Quiçá doa mais. Porque não há momento pra extravasar. Ou interesse em partilhar o que se sente com ninguém que não seja a pessoa por quem se sente. Aliás, que nao seja A pessoa por quem se sente, pra ti, é sempre maiúsculo.
E não te ter acerca pra te amar... Ao alcance de mais de um sentido por vez... É difícil.
É por isso que te amar é difícil.
Mas não é só por isso.
Te amar é difícil porque não requer esforço de qualquer tipo amar alguém como tu.
Não demanda foco, atenção ou sacrifício.
Muito antes pelo contrário. Te amar é consequência natural de te conhecer. Vem quase ao acaso. Quando eu me percebo lá estou eu. Te amando loucamente.
Te amar é difícil porque é inevitável. Te amar é difícil porque te amar é tarefa de tempo integral, queira-se cumprí-la, ou não.
Te amar é difícil porque é demasiado fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário