Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Top 10 Casa do Capita: Os Casais Mais Maneiros da TV

Ah, o dia doze de junho... Dia dos namorados para nós brasileiros, aquele dia de chegar do serviço com um balão em forma de coração pra entregar pra patroa, ou um buquê de rosas, uma caixa de bombons, ou a ombreira de uma armadura de couro (sério, foi o que o meu irmão comprou pra minha cunhada...), dia de jantares românticos, idas ao cinema, ou ao motel, ou hotel, ou qualquer lugar com camas, na verdade (não recomendo hospitais e lojas de móveis) onde os casais possam demonstrar seu afeto de forma mais veemente e inventiva.
Um dia muito mais especial para alguns de nós, o doze de junho é dia de celebrar o amor, e eu volto a fazer minha parte com mais um infame Top 10 Casa do Capita, desta vez, dedicado aos casais mais maneiros da TV.
À lista:

10 - Maddie e David (Cybill Shepherd e Bruce Willis - A Gata e o Rato)


Quando criança eu assistia A Gata e o Rato na companhia de minha mãe e de minha tia (que chamavam a série de a Rata e o Gato porque ambas eram apaixonadas por Willis), anos mais tarde, revi o seriado, não me lembro se no Mutishow ou no canal Sony por mera nostalgia, e se o programa oitentista não envelheceu bem com suas piadas e produção típicas da TV daquela década, a verdade é que a tensão sexual entre Shepherd e Willis era de incendiar. Os dois transformaram a expectativa sobre se eles cederiam àquela chama em uma forma de arte, e, infelizmente, eles eventualmente cederam, e a coisa toda ficou meio sem graça. Ainda assim, a ex-modelo e o detetive malandro são um dos casais pelo qual eu tenho mais afeto em meus tempos de criança.

9 - Carol Hathaway e Doug Ross (Julianna Margulies e George Clooney - ER/Plantão Médico)


Eu me lembro de, na praia, no verão de 96, enquanto minha família jantava churrasco ao redor da mesa na garagem, eu ia para a sala comer assistindo Plantão Médico, nome da série no Brasil...
A melhor série médica de todos os tempos (sim, melhor que House e dá uma surra de pau mole em Grey's Anatomy) também teve um dos mais maneiros casais a dar as caras na TV: Doug Ross, vivido pelo então desconhecido George Clooney, e Carol Hathaway, interpretada por uma Julianna Margulies que ainda não era a boa esposa de ninguém. Ross era um pediatra meio porra-louca e problemático, Carol uma enfermeira durona e diligente, os dois se complementavam e o casal de atores tinha uma química excepcional que fez mais doloroso quando eles se separaram, após Clooney deixar o programa, e mais recompensador quando Doug ressurgiu para reencontrá-la no último episódio de Margulies anos mais tarde.

8 - Amy e Sheldon (Mayim Bialik e Jim Parsons - The Big Bang Theory)


Acho que é um traço particularmente nerd se sentir algo ofendido pela interpretação que The Big Bang Theory faz dos amantes de cultura pop.
No entanto, mesmo sem ser um grande fã do longevo seriado criado por Chuck Lore, eu assisti a uma boa quantidade de episódios da série, que melhorou exponencialmente com a adição de Bernadette e, especialmente, de Amy.
A neurocientista tão brilhante quanto qualquer um dos quatro nerds originais se apaixonou por Sheldon a despeito, ou por causa, de suas excentricidades, e escavou com dedicação um caminho até o coração do astrofísico.
Infinitamente mais recompensador do que ver Amy se apaixonar por Sheldon, porém, foi ver o doutor Cooper retribuir o amor que lhe foi dedicado, ainda que de maneiras por vezes cômicas, inapropriadas ou desconfortáveis, no retrato definitivo de que, em algum lugar, há alguém para todo mundo.

7 - Scully e Mulder (Gillian Anderson e David Duchovny - Arquivo X)


Qualquer pessoa seria sortuda em ter um relacionamento romântico nos moldes de Mulder e Scully. O relacionamento que começou como uma desigual relação profissional entre a pragmática católica não-praticante e o agente do FBI que despirocou após o sumiço da irmã e colou um poster escrito "Eu Quero Acreditar" na parede do escritório onde se ocupava dos casos mais estranhos que chegavam ao bureau evoluiu ao longo dos anos.
Eventualmente Dana e Fox formaram uma parceria complementar, onde ele a fazia olhar além do que os olhos podiam ver e a mente podia aceitar, e ela o mantinha com os pés no chão quando ele começava a flutuar em direção a algum raio luminoso no céu.
De parceiros a amigos, e de amigos a amantes, Mulder e Scully continuaram sendo uma dupla antes de serem um casal, sem jamais permitir que seus sentimentos interferissem em seu relacionamento e esse, talvez, seja o grande charme dos dois.

6 - Onze e Mike (Millie Bobby Brown e Fynn Wolfhard - Stranger Things)


Pode parecer estranho para adultos ficarem torcendo para crianças se tornarem um casal, mas acho que a maioria de nós fez isso com Onze e Mike em Stranger Things, porque... Quem foi que nunca se apaixonou na infância?
Mike e Onze nos levam de volta àquele momento da vida em que nós só temos olhos pra aquela paixão de verão que não sabemos se vamos rever no ano que vem. Os dois são tão desgraçadamente fofos juntos, ou fui só eu que fiquei com um nó na garganta quando eles se reencontraram em The Mind Fyer? A inocente história de amor dos dois fedelhos é adorável de uma maneira que só quem foi uma criança nos anos oitenta (quando uma paixonite e um selinho não eram hiper-sexualizados ou considerados uma forma de agressão) é capaz de compreender, e sim, eu sei que amores de infância não são feitos para serem duradouros, mas como Visão sabiamente nos disse, as coisas não são belas porque duram...


5 - Elektra e Matt (Élodie Yung e Charlie Cox - Demolidor)


À certa altura da segunda temporada de Demolidor, eu estava torcendo para que Karen e Foggy ficassem juntos de modo a limpar o caminho para Matt ficar com Elektra.
Esse é o tanto que eu gosto desse casal.
Sim, a morena é uma assassina fria incapaz de conter seu instinto matador, e Matt é um vigilante católico incapaz de tirar uma vida, ainda assim, ele está disposto a acreditar que ela pode fazer e ser melhor de uma forma tão contrita que é capaz até mesmo de convencê-la a tentar. E, no limiar do fim, quando parece que só o que resta são os dois e a luta contra o Tentáculo, Matt está disposto a largar tudo para ficar, não com Karen, mas com Elektra, que a despeito de todas as suas falhas de caráter, é o verdadeiro amor de sua vida.
Difícil não entender Matt quando Elektra foi interpretada pela linda Élodie Yung, com quem Charlie Cox partilhava uma excelente química em cena, tornando sua mal contida atração pela ninja cativante e divertida.

4 - Winnie Cooper e Kevin Arnold (Danika McKellar e Fred Savage - Anos Incríveis)


Quando criança, eu precisava fazer malabarismo pra driblar o Jornal Nacional do meu avô e a novela das sete da minha avó, e conseguir assistir uns episódios de Anos Incríveis na TVE.
Eu me identificava com Kevin Arnold antes mesmo de conhecer uma morena com quem eu queria passar o resto da vida. A história de amor entre Kevin Arnold e Gwendolyne "Winnie" Cooper ao longo dos seis ou sete anos pelos quais os acompanhamos pode ser resumida a uma frase:
“Era uma vez essa garota que eu conheci, que morava do outro lado da rua. Cabelo escuro, olhos castanhos. Quando ela sorria, eu sorria. Quando ela chorava, eu chorava. Tudo o que me aconteceu e importou, de algum modo, teve a ver com ela. Naquele dia, Winnie e eu prometemos um ao outro que não importava o que acontecesse, estaríamos sempre juntos. Foi uma promessa cheia de paixão e verdade e sabedoria, Foi o tipo de promessa que só pode vir do coração dos muito jovens.".

3 - Ygritte e Jon Snow (Rose Leslie e Kit Harrington - Game of Thrones)


Jon e Daenerys até podiam combinar por terem trajetórias de vida semelhantes e serem ambos bonitos e pequenos, mas não há dúvida de que o grande casal de Game of Thrones foi formado por Ygritte e Jon Snow.
A selvagem beijada pelo fogo era o contraponto perfeito ao bastardo nortista de coração puro e honradez quase irritante. Desde o momento em que eles se aninharam para dormir de conchinha junto à uma pedra além da Muralha ficou claro que era pra ser. Infelizmente, o dever de Jon para com seus irmãos da Patrulha da Noite falou mais alto do que seus sentimentos por Ygritte, e ela eventualmente morreu em seus braços durante o assalto do Povo Livre a Castelo Negro, ainda assim, os momentos que os dois compartilharam no período em que Jon se juntou ao exército de Mance Raider foi muito mais significativo do que o romance artificial armado entre ele e Dany, e rendeu tanto um casamento de verdade entre Leslie e Harrington, quanto os memes "Você não sabe nada, Jon Snow", e, a tocante resposta dele:
-Eu sei algumas coisas... Eu sei que te amo.

2 - Monica e Chandler (Courtney Cox e Matthew Perry - Friends)


Sejamos francos, Friends se desenvolveu quase que inteiramente ao redor das idas e vindas do relacionamento entre Rachel e Ross, mas a verdade é que eles não eram nem o segundo melhor casal da adorada sitcom (esse era formado por Phoebe e Mike).
A honraria de casal definitivo da série coube a Mônica e Chandler e surgiu quase ao acaso quando Mon, bêbada e deprimida por ter sido confundida com a mãe de Ross, acaba caindo na cama com Chandler, que estava lá para apoiá-la.
Os dois amigos acabaram descobrindo que além do afeto entre pessoas que se conheciam desde a adolescência, ainda tinham uma excelente química sexual, partilhavam sensos de humor alinhados e tinham personalidades distintas o suficiente para não se entediarem um com o outro sem jamais entrarem nas folhetinescas idas e vindas de Ross e Rachel.

1 - Pam e Jim (Jenna Fisher e John Krasinski - The Office)


Quando entramos pela primeira vez na Dunder Mifflin logo fica claro que a cumplicidade entre Jim Halpert e Pam Beesly é mais do que apenas camaradagem entre colegas de escritório. Por muito tempo parece que apenas as brincadeiras e o flerte com Pam mantém Jim voltando à empresa de papel dia após dia. Os desencontros amorosos entre os dois ao longo das primeiras temporadas, com Pam noiva e Jim transferindo-se para outra cidade, e depois começando um namoro com outra colega fez parecer que o mote da relação dos dois seria o "vai-não vai" de tantos outros programas, mas na terceira temporada os dois se transformam em um casal (Quem não ficou com o coração leve quando ele interrompeu a entrevista dela para convidá-la pra jantar?).
Felizmente, a fagulha de cumplicidade que havia entre os dois desde o primeiro episódio jamais se apagou enquanto eles foram do flerte ao namoro, ao noivado, ao casamento e à criação de uma família, garantindo aos dois o posto mais alto nesse pódio.

Um comentário: