Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Quadrinhos: Hellboy - A Noiva do Demônio e Outras Histórias

Eu adoro Hellboy. A criação de Mike Mignola, o demônio Anung un Rama, invocado por nazistas aliados ao mago Rasputin durante a Segunda Guerra Mundial e criado com afeto e dedicação pelo professor Trevor Bruttenholm para conhecer a importância de ser humano e combater as forças das trevas aparece sempre em ótimas histórias, muitas delas escritas e desenhadas por Mike Mignola em um estilo sintetizado por Alan Moore como "Expressionismo Alemão encontrando Jack Kirby", e é difícil não se afeiçoar ao demônio mais gente boa dos quadrinhos.
Hellboy, ao contrário de outras ótimas séries mais underground lançadas nos EUA e que, quando chegam ao Brasil não encontram continuidade na sua publicação, encontrou na editora Mythos um porto seguro. É difícil a editora ficar um ano sem lançar uma ou duas edições de Hellboy, normalmente encadernados bem caprichados e que embelezam a estante de nerds rançosos como eu (Apesar de o custo, entre 47 e 50 reais assustar um pouco à primeira vista), mantendo os fãs do diabão alimentados das saborosas e divertidíssimas histórias do detetive do sobrenatural e sua cruzada, seja junto ao BPRD (Bureau de pesquisa e defesa sobrenatural na sigla em inglês), seja por conta própria para combater ao mal em todas as suas formas sem jamais perder o bom humor.
Recentemente a editora lançou dois especiais, a Hellboy Edição Histórica Vol. 5 - Máscaras e Monstros, de que falaremos em outra ocasião, e essa A Noiva do Demônio e Outras Histórias, que acompanha o vermelhão quando ele ainda era agente do BPRD e viajava mundo afora procurando por ameaças paranormais.
Nessa edição são seis histórias: Hellboy no México, que envolve vampiros, divindades maia e luchadores, (muito bem) desenhada por Richard Corben; a segunda, Sessão Dupla de Horror é composta de duas missões curtas do Hellboy, a primeira, O Prêmio de Sullivan mostra um homem às voltas com uma casa assassina, e a segunda , A Morada de Sobek, mostra um homem ressuscitando múmias, ambas são ilustradas por Richard Corben, a seguir vem O Longo Sono dos Mortos-Vivos, uma ótima história com vampiros a moda antiga desenhada por Scott Hampton, depois vem a história que dá título à edição: A Noiva do Demônio, novamente com arte de Corben e que mostra Hellboy perdido no fogo cruzado entre uma seita de adoradores de um demônio ancestral e um grupo de cavaleiros templários; depois tem O Legado da Família Whittier, com desenhos do próprio Mignola (Que também escreve todas as histórias da edição), onde um estudioso tenta acessar os famigerados abismos inescrutáveis da noite, e finalmente Buster Oakley Realiza Seu Desejo, desenhada por Kevin Nowlan, onde o herói egresso do Inferno vai à uma fazenda onde se vê face a face com adolescentes satanistas, cientistas loucos alienígenas e vacas fantasmas.
Todas as histórias são carregadas do bom humor típico da série e as já tradicionais referências ao ocultismo, civilizações antigas e contos de H. P. Lovecraft.
Como as histórias são todas bem soltas, sem pesar na cronologia da série, é uma ótima pedida pra leitores novatos que ainda não viram o Hellboy no seu habitat natural, e querem conhecer o personagem, e artigo obrigatório pra quem, como eu, é fã do diabão do bem.

"Pelo jeito ainda restam algumas pessoas que acreditam em vampiros. Ô velho filho duma..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário