Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Uma Festa Há Muito Esperada...


Em uma casa em Oxford vivia um professor...
Não se tratava, porém, de qualquer professor. Um desses chatos que simplesmente vão de casa pra escola e da escola pra casa e entre uma coisa e outra enchem a lousa com palavras chatas e os ouvidos dos alunos com palestras sonolentas. Não senhor. Esse professor nasceu na extinta República do Estado Livre de Orange, hoje África do Sul, e aos três anos de idade se mudou para a Inglaterra com a mãe e o irmão, onde naturalizou-se britânico. Ele cursou a faculdade de letras em Exeter, e esteve no fronte de combate na Primeira Guerra Mundial. Ele era John Ronald Reuel Tolkien, e isso, acima de tudo, significa Arda.
Mais do que isso, significa O Hobbit. Significa O Silmarillion, significa Contos Inacabados e A História da Terra Média e significa O Senhor dos Anéis...
A Semana Tolkien começou a ser observada pela Tolkien Society em 1978, e segundo a entidade ela é celebrada na semana de setembro que abarca o dia 22.
Segundo nos contou o pai da literatura de fantasia moderna foi em um 22 de setembro, no ano de 2890 da Terceira Era que nasceu Bilbo Bolseiro, personagem central de O Hobbit, e também no mesmo dia 22 de setembro, mas de 2968, nasceu seu primo, Frodo Bolseiro, que seria o protagonista de O Senhor dos Anéis.
A versão 2012, que começou ontem, em particular é especial pois celebra o septuagésimo quinto aniversário da publicação de O Hobbit (que terá a primeira parte da trilogia que adapta o livro ao cinema lançada no próximo mês de dezembro), originalmente publicado em 21 de setembro de 1937.
A Semana Tolkien, no hemisfério norte costuma ser lembrada com seminários, promoções em livrarias e até com maratonas de O Senhor dos Anéis de Peter Jackson.
Aliás, Peter Jackson avisou pelas redes sociais que nessa Semana Tolkien vai presentear os fãs do filólogo mais maneiro da História da humanidade com um novo trailer de O Hobbit, além de mais um ou outro mimo, então vale a pena ficar de olho no Youtube e outros canais de vídeos pra dar aquela espiada no que vem por aí.
Também fica a dica pro pessoal que se amarra nas aventuras passadas no "Mundo Secundário" de J. R. R. pra, quem sabe reler sua obra favorita, conhecer uma nova, ou simplesmente assistir à trilogia original, quem sabe nas versões estendidas que estão nas lojas e valem, muito, a conferida. Além disso, serve de aquecimento pra O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, que estréia em 14 de dezembro. Fique com o primeiro trailer e não se arrepie com a canção dos anões:

Nenhum comentário:

Postar um comentário