Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PES 13 X FIFA 13



Como faço todos os anos, assim que as versões demo de Pro Evolution Soccer e FIFA Soccer são liberadas pra download na PSN, eu corro pro video game em busca das demonstrações. Ontem, acho que mais de um mês depois do lançamento da versão demo do Pro Evolution a EA Games liberou a prévia jogável da versão mais recente da sua série de futebol.
Com as duas versões de demonstração dos games devidamente jogadas, dá pra perceber que a Konami está em uma violenta área de conforto com Pro Evolution, e parece ter desistido de tentar melhorar o game de qualquer forma após a desastrada versão 2011 do jogo, que tentou, sem sucesso, adicionar um quê de simulador à série.
A versão demo do Pro Evolution Soccer 2013 continua sendo um game divertido, as licenças oficiais da UEFA Champions League e da Libertadores da América sempre empolgam, afinal de contas, e nesse ano há ainda a possibilidade de disputar o Campeonato Brasileiro de futebol licenciadinho, com seus vinte clubes iguais que nem na vida real, mas sem as arbitragens medonhas ou a CBF roubando atletas dos clubes pra amistosos caça niqueis da Seleção do Mano Menezes, mais um ponto a favor da série da Konami.
A questão é que a empresa japonesa segue investindo em licenças mas sem mexer na jogabilidade, que se gerou uma legião de fãs fidelíssimos, também afasta outros tantos players do jogo.
A movimentação dos atletas em campo segue esquisita. Os jogadores digitais se movem como robôs alimentados com urânio enriquecido, correndo durinhos em velocidades absurdas pelo campo todo. Embora os atletas mais famosos tenham feições digitalizadas excelentes, a imensa maioria dos jogadores têm rostos absolutamente genéricos, todos mais ou menos iguais.
Mas o grande defeito segue sendo a incapacidade das defesas do game de gerar um desafio ao player. Qualquer pressão à zaga adversária gera chutões e passes errados dos beques digitais, e os goleiros são um capítulo à parte, todos eles parecem jogadores de várzea diante de profissionais, com reflexos e movimentação extremamente deficientes. Pra piorar, ainda existem chutes de determinadas áreas do campo que o goleiro sempre deixa entrar.
O FIFA, que desde 2005 tem sido aprimorado na questão de jogabilidade segue melhorando ano a ano. A versão final da edição 2012 do game era quase perfeita em termos de jogabilidade, tinha bons gráficos, movimentação convincente, e a primeira versão do engine de sistema de impacto, que tornava os jogadores mais "substanciosos" no campo, gerando encontrões e choques frequentes durante as partidas. Esse elemento conferia mais realismo ao jogo, e tornava a habilidade de escapar dos marcadores mais importante, mas ainda era um recurso novo, e por vezes gerava situações esquisitas nas partidas, como atletas caindo uns por cima dos outros, ou o hit dos fãs de PES no Youtube onde a versão digital do centroavante Andy Carrol parecia tascar um beijo cinematográfico no goleiro adversário após um impacto entre os jogadores os deixar enrolados um no outro.
Na versão 2013 esse problema parece ter sido sanado com o aperfeiçoamento do engine que gera os impactos, nas várias partidas que joguei em nenhum momento os jogadores ficaram presos uns por cima dos outros, nem enredados de nenhuma forma, mas os choques e encontrões estavam todos lá.
Como em termos de jogabilidade e movimentação FIFA 12 já era um simulador praticamente perfeito, o que deveria ser mexido era justamente refinar o sistema de impacto, e oferecer melhorias aos modos de jogo, como o Carreira, o Live Season e o Be A Pro. O modo carreira ganhou a possibilidade de o player se tornar técnico da sua seleção nacional (Espero que também se possa ser técnico de outras seleções que não a do seu país.), e o Be a Pro promete aumentar a interatividade do jogador com o seu treinador digital, mas tudo isso só vai ser confirmado quando o game for lançado oficialmente no fim desse mês.
De qualquer forma, em termos de jogabilidade, realismo e fidelidade ao esporte bretão, FIFA se mantém superior ao Pro Evolution, e justifica porque de cada dez games de futebol vendidos no mundo, sete são FIFA.
Pro Evolution Soccer é divertido, é legal de jogar com os amigos, mas o simulador da EA segue dando uma surra de relho na arcade da Konami.

Um comentário: